Cartão de crédito para negativado aprovado na hora: vale a pena?

Saiba como funciona o cartão de crédito para negativado aprovado na hora e os cuidados que devem ser tomados

lupa no cartao de credito

Atualizado em: 23 de agosto de 2023

Encontrar um cartão de crédito  para negativado aprovado na hora é possível. Mas quem está em situação de inadimplência  deve redobrar a atenção na hora de fazer essa escolha.   

Neste conteúdo, além de explicar sobre a modalidade, vamos mostrar os cuidados necessários ao contratar um cartão quando se está com restrições de crédito.  

Cartão de crédito para negativado aprovado na hora: cilada ou vantagem?

Antes de falarmos sobre cartão de crédito para negativados, é importante reforçar sobre o crédito responsável: direito básico do Consumidor. Isso significa que, antes de contratar qualquer tipo de crédito, as informações sobre os custos do serviço ou produto, tais como, taxas de juros, existência de multas por atraso, valor discriminado das prestações etc., devem ser transparentes, constando de “de forma clara e resumida do próprio contrato, da fatura ou de instrumento apartado, de fácil acesso ao consumidor”, de acordo com o Artigo 54-B do Código de Defesa do Consumidor. 

Se você está com uma negativação, saiba que isso está longe de ser incomum. Atualmente, no Brasil, o número de pessoas negativadas é bem alto: dados do Mapa da Inadimplência da Serasa de junho revelam que mais de 70milhões de brasileiros estão com o nome restrito. 

Sem dúvida, quem está nessa situação quer colocar as contas em dia, reorganizar a vida financeira e parar de pagar juros a cada vez que fica no vermelho ou utiliza o limite da conta bancária. No caso do cartão de crédito, temos ainda um outro agravante: caso o pagamento da fatura não ocorra em sua totalidade e até a exata data de vencimento, os juros do rotativo podem ser avassaladores.   

Leia também | Cartão de crédito com o nome negativado 

Será que o cartão de crédito ajuda a pessoa endividada?

Sim. O cartão também pode ser um aliado quando se está com dívidas (repetimos, desde que a fatura seja paga em sua totalidade e até a data de vencimento). Afinal, o consumidor “ganha” até 45 dias para pagar por uma compra realizada hoje.   

Então, em um momento de reestruturação financeira, se a pessoa endividada fizer uma planilha com todas as suas contas, conseguirá visualizar o quanto pode utilizar no cartão. Assim, poderá trabalhar com esse prazo a seu favor, priorizando as dívidas que precisam ser pagas no período e pagando a fatura do cartão na data certa.   

Além disso, o consumidor com dívidas precisa ter um controle ainda maior e comprar somente o necessário. Nada de comprar por impulso ou adquirir itens que não são de primeira necessidade.   

Outro ponto importante que deve ser evitado são as famosas “parcelinhas”, ou seja, dividir em muitas vezes a compra de um produto. É de pouquinho em pouquinho que perdemos o controle e, quando vemos, quase toda a renda mensal já está comprometida com a fatura do cartão.   

Leia também | Compras por impulso: como evitar esse hábito? 

Algumas opções de cartões de crédito para negativados

Muitas vezes, quando as instituições financeiras liberam um cartão para uma pessoa que está negativada, podem acabar fazendo um contrato não muito vantajoso para ela, aplicando juros mais altos como forma de “compensar” o risco que correm ao conceder crédito para uma pessoa que já está com dívidas. 

Além disso, o limite de crédito disponibilizado também costuma ser baixo (o que não é exatamente ruim quando se está endividado). Depois, conforme o cartão vai sendo usado e pago em dia, a própria emissora costuma aumentar o limite. 

Uma das opções de cartão de crédito para negativado é o cartão pré-pago, que pode ser um instrumento muito importante para ajudar a controlar os gastos. Isso porque, para utilizá-lo, é necessário “carregar” antecipadamente o cartão com o valor pretendido. 

Outra opção para negativado é o cartão de crédito consignado, que desconta o valor da fatura diretamente da folha de pagamento. Leia atentamente sobre as condições e taxas. 

Leia também | Cartão de crédito para negativado exige cautela 


Crédito responsável: direito básico do consumidor

Antes de contratar qualquer tipo de crédito, os consumidores têm o direito de receber informações claras e transparentes sobre os custos associados ao serviço ou produto. Isso inclui detalhes como taxas de juros, multas por atraso, valor das parcelas e qualquer outra informação relevante. Conheça outros direitos:


  1. Acesso às informações: as informações sobre crédito devem estar disponíveis de forma clara e resumida, acessíveis ao consumidor. Isso permite compreender facilmente os termos do contrato ou do serviço.


  2. Legislação de proteção ao consumidor: o artigo 54-B do Código de Defesa do Consumidor estabelece as diretrizes para a transparência nas informações de crédito, assegurando esse direito fundamental.


  3. Responsabilidade do consumidor: o crédito responsável não se limita à transparência das informações. Os consumidores também têm a responsabilidade de:

    ●    avaliar sua capacidade de pagamento antes de contratar um empréstimo ou adquirir um produto ou serviço a crédito;

    ●    definir um orçamento realista;

    ●    estar preparados para cumprir com os compromissos financeiros assumidos.


  4. Direito de arrependimento: o Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento em compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone ou internet), permitindo ao consumidor desistir do contrato em um prazo determinado, sem a necessidade de justificar sua decisão.


O crédito responsável é fundamental para que os consumidores possam tomar decisões financeiras informadas, evitar surpresas desagradáveis e manter a saúde financeira equilibrada.

A Serasa tem a ferramenta ideal para recomeçar a vida financeira

Para auxiliar em todos os momentos de vida do consumidor, a Serasa oferece um ecossistema completo, seguro e digital voltado à melhoria da saúde financeira da população.  

Em um só lugar você consulta suas informações e pode: negociar dívidas com desconto, acompanhar a pontuação de crédito, solicitar empréstimo e cartão de crédito além de organizar, pagar e visualizar todas as contas: 

Serasa Score: consulte sua pontuação de crédito 

Serasa Limpa Nome: negocie suas dívidas com desconto 

Serasa Crédito: solicite crédito ou abra sua conta digital 

Carteira Digital: centralize e pague suas contas com segurança 

Serasa Premium: conheça os planos e monitore seus dados pessoais