Cartão de crédito para negativado exige cautela

Consumidor inadimplente deve ter cuidado antes de buscar um cartão no momento de dificuldade e acabar se endividando ainda mais.

mulher pesquisando sobre cartão de credito

Atualizado em: 23 de agosto de 2023

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas pelos brasileiros. Porém, atrasar o pagamento da fatura leva à cobrança de uma das maiores taxas de juros do mercado. Por isso, quem busca cartão de crédito para negativado precisa ter cuidado e se organizar bem para não se endividar ainda mais. 

Quando uma pessoa está negativada, tem mais dificuldade de acesso ao crédito. Isso acontece porque bancos e financeiras consideram que esse perfil tem maior probabilidade de inadimplência. 

Quando uma pessoa está negativada, tem mais dificuldade de acesso ao crédito. Isso acontece porque bancos e financeiras consideram que esse perfil tem maior probabilidade de inadimplência. 

Assim, conseguir um cartão enquanto se tem dívidas é possível, mas é mais difícil e exige cuidados redobrados. Confira neste artigo esses cuidados e como funciona o cartão de crédito para negativados. 

Assista | Cuidados com o Cartão de crédito para negativados

O que é crédito responsável?

Antes de falarmos sobre cartão de crédito para negativados, é importante reforçar sobre o crédito responsável: direito básico do Consumidor. Isso significa que, antes de contratar qualquer tipo de crédito, as informações sobre os custos do serviço ou produto, tais como, taxas de juros, existência de multas por atraso, valor discriminado das prestações etc., devem ser transparentes, constando de “de forma clara e resumida do próprio contrato, da fatura ou de instrumento apartado, de fácil acesso ao consumidor”, de acordo com o Artigo 54-B do Código de Defesa do Consumidor. 

Conheça o Portal do Crédito Consciente

A Serasa preparou um manual para você aprender a lidar com o crédito de maneira mais saudável e evitar o superendividamento.

Algumas opções de cartões de crédito para negativados

Caso o cartão de crédito ajude a pessoa negativada a organizar a vida financeira, é possível buscar opções no mercado. Lembre-se, porém, que conseguir um cartão geralmente é mais difícil quando se está inadimplente e é preciso ter cautela para que o cartão não aumente o endividamento. Confira algumas opções.

Cartões pré-pagos

Algumas empresas oferecem cartões pré-pagos como alternativa de cartão de crédito para negativado. Funciona de forma parecida ao cartão de débito, mas não é necessário ter conta em banco nem renda comprovada. O consumidor carrega previamente o valor a ser usado e pode usar o cartão em compras online ou contratação de serviços de aplicativos, por exemplo. 

Esse tipo de cartão proporciona maior controle nas contas, pois a compra só é efetuada se há saldo no cartão.

Antes de contratar, é importante avaliar se há cobrança de tarifas de adesão, recarga, manutenção mensal, saque e anuidade. O ideal é evitar que haja gastos adicionais com esse tipo de cartão. 

Cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado não está acessível a todos os perfis de consumidor, mas é uma alternativa oferecida por bancos para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Em alguns casos, trabalhadores com carteira assinada também têm acesso a essa modalidade, de acordo com o convênio da empresa. 

O limite é liberado conforme a renda, e a parcela mínima do cartão é descontada direto da folha de pagamento ou do benefício. Essa opção costuma ter anuidade zero e taxas menores que as dos cartões comuns. 

Cartão de crédito para negativados

Quem está negativado pode conseguir um cartão de crédito mesmo com dívidas, mas a aprovação é mais difícil. A liberação sempre depende da avaliação da instituição financeira, que vai considerar o status do CPF, o histórico de crédito e outros critérios próprios.   

Alguns bancos liberam nesses casos um cartão de entrada, opção com menos benefícios e limite baixo de crédito, a partir da comprovação de renda.   

O melhor caminho sempre será quitar as dívidas antes de contratar uma modalidade de crédito.   


Renda extra para sair da inadimplência

Conseguir crédito para sair da inadimplência pode ser uma dificuldade para muitos, e nem sempre o salário do mês é suficiente para pagar as contas e se organizar. A dificuldade é ainda maior para quem não tem emprego formal no momento, mas com criatividade e organização é possível buscar alternativas que podem auxiliar com o pagamento de suas dívidas. Algumas ideias:  

• fazer marmitas para vender;  

• criar artesanato;  

• ser revendedor de produtos em catálogo;  

• alugar o quarto de hóspedes.  


A internet também pode ser uma aliada para quem quer encontrar meios de ganhar dinheiro:  

• aulas online;  

• venda de e-books; 

• brechó online; 


Leia também | Ideias para ganhar dinheiro em casa  


A Serasa tem a ferramenta ideal para recomeçar a vida financeira

Para auxiliar em todos os momentos de vida do consumidor, a Serasa oferece um ecossistema completo, seguro e digital voltado à melhoria da saúde financeira da população.  

Em um só lugar você consulta suas informações e pode: negociar dívidas com desconto, acompanhar a pontuação de crédito, solicitar empréstimo e cartão de crédito além de organizar, pagar e visualizar todas as contas: 

Serasa Score: consulte sua pontuação de crédito 

Serasa Limpa Nome: negocie suas dívidas com desconto 

Serasa Crédito: solicite crédito ou abra sua conta digital 

Carteira Digital: centralize e pague suas contas com segurança 

Serasa Premium: conheça os planos e monitore seus dados pessoais