Cartão consignado: entenda o que é e as principais vantagens

: O cartão consignado é exclusivo para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, conforme convênio da empresa. Neste artigo vamos explicar como funciona e suas vantagens.


Autor: Ketlin Petry

Publicado em 18 de outubro de 2022 

O cartão consignado foi elaborado especialmente para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Ele tem taxas de juros menores que dos demais cartões e o valor mínimo já vem descontado direto na folha salarial. Há também outras vantagens. 

Para entender melhor como funciona o cartão de crédito consignado e suas principais vantagens, continue com a gente. Boa leitura!

O que é o cartão consignado

O cartão consignado é muito parecido com um cartão de crédito comum. A principal diferença é que não é voltado para todo o público, e sim para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

Algumas instituições financeiras também oferecem esse tipo de crédito a colaboradores de empresas privadas que dispõem do convênio de consignação.

Outro ponto comum entre os cartões consignados e os tradicionais é que ambos têm limite de compras e os gastos são cobrados em uma fatura mensal, com a data de vencimento escolhida pelo cliente.

Assista: Cartão de Crédito Consignado - Serasa Ensina

Além disso, como a parcela do empréstimo consignado é descontada da conta de recebimento do benefício/salário, o valor mínimo da fatura do cartão também é descontada do benefício, reduzindo assim a probabilidade de inadimplência.

Qual é o limite do cartão de crédito consignado?

Com o cartão consignado é possível comprar de forma parcelada e sacar dinheiro nos caixas automáticos. O limite é liberado de acordo com a renda do titular e outros fatores. É muito parecido com os cartões de créditos convencionais, que também são emitidos após análise de crédito. 

O limite de crédito consignado equivale a 5% da renda líquida multiplicado por 25 a 27. Para ter maior precisão dos valores liberados para o seu limite, é necessário entrar em contato com a empresa emissora do cartão.

É possível ter um cartão consignado estando negativado?

Sim! Mesmo tendo alguma dívida negativada é possível contratar seu cartão, com chance maior de aprovação que dos cartões comuns. Não há consulta ao CPF em birôs de crédito, como a Serasa, diferentemente dos cartões de crédito convencionais. 

A agilidade e fácil aprovação de crédito fazem com que o cartão consignado seja procurado por aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

Confira outras vantagens do cartão de crédito consignado.

Vantagens do cartão de crédito consignado

●     Sem anuidade: não há cobrança de taxas de anuidade.

 ●     Sem consulta aos birôs de crédito: assim, aumenta a chance de aprovação do cartão mesmo com dívida negativada.

●     Prazo estendido para quitar as parcelas: a dívida do cartão de crédito consignado pode ser parcelada em até 72 meses, enquanto aposentados e pensionistas do INSS têm o prazo máximo de 84 meses.

●     Saque usando o limite do cartão: é possível sacar até 90% do limite do cartão.

●     Saque na Rede Banco 24 Horas: ao realizar saques à vista nos caixas da Rede Banco 24 Horas, o valor será cobrado na fatura.

●     Cartão internacional: é possível desbloquear essa função para fazer compras internacionais.

●     Menores taxas de juros: a taxa máxima de juros do cartão consignado para beneficiários do INSS fixada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) é próxima a 3% ao mês; por outro lado, o teto de juros do crédito rotativo de cartões tradicionais era 28,2% ao mês em setembro de 2021, conforme dados divulgados pelo Banco Central.

Como aproveitar as vantagens do cartão consignado

As ofertas de cartões consignados variam de acordo com a instituição financeira. Para aproveitar as vantagens dessa modalidade de crédito, é importante pesquisar e comparar propostas de diferentes empresas de cartão.

Existem ferramentas que facilitam essa etapa para você, como o Serasa Crédito.

Encontre seu cartão no Serasa Crédito

Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Caso haja ofertas para o seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Importante: não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para o seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Assim, veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e gratuito.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

3. Faça uma simulação

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

5. Escolha o cartão e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o melhor cartão para você. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.