Empréstimo pessoal: como funciona, onde conseguir e dicas para...
Empréstimo pessoal: como funciona, onde conseguir e dicas para ser aprovadoData de publicação 19 de dezembro de 202510 minutos de leitura
Atualizado em: 17 de dezembro de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 12 minutosTexto de: Time Serasa
A mesa farta na noite de Natal, com comes e bebes à vontade, faz parte das tradições brasileiras. Mas o excesso não deve (nem precisa) comprometer as finanças – até porque a ceia é apenas um dos gastos extras dessa época e é importante lembrar que logo vão aparecer as contas típicas de ano novo.
A ceia de Natal de 2025 está particularmente mais cara. De acordo com uma pesquisa da VR, que comparou notas fiscais de compras de 2024 e 2025, o preço de alguns itens natalinos subiu mais do que a inflação. O bacalhau, por exemplo, está 85% mais caro; enquanto o lombo suíno aumentou 18% em comparação ao ano passado.
Por isso, neste Natal a sugestão é escolher opções mais acessíveis para o jantar, sem abrir mão do sabor e do capricho, que fazem esse encontro tão especial.
O Natal em família não precisa ter pratos complexos ou encomendados em restaurantes. Receitas simples e que podem ser preparadas em casa também conseguem proporcionar uma noite de alegria, celebrações e mesa cheia.
Para não passar dos limites, é importante ficar de olho em algumas estratégias na hora de definir o cardápio e fazer as compras.
Seja realista e condizente com a situação financeira da família para definir quanto gastar com a ceia.
Evite o excesso, que costuma ser comum nessa época. Exagerar na comida e na bebida pode representar prejuízo e desperdício.
Faça as compras com uma lista e de forma antecipada, já que os itens da ceia costumam encarecer muito nas proximidades do Natal.
Organize para que cada convidado traga um prato ou uma bebida.
Leia também | 10 dicas para economizar no Natal
Uma ceia de Natal caprichada não é apenas aquela que tem ingredientes caros na mesa. Ao imprimir alguns cuidados no dia 24 de dezembro, é possível gastar menos e criar um encontro ainda mais especial e inesquecível para os convidados.
No mundo apressado de hoje, uma receita caseira que exige dedicação tem mais valor que uma comida cara comprada pronta. Receba seus convidados com pães, patês e até biscoitos feitos em casa.
Uma ceia especial começa com a decoração. Arrume o ambiente, separe a melhor louça, acenda velas e crie uma iluminação aconchegante.
Aproveite o calor e aposte em um cardápio com menos carne assada e embutidos e mais saladas e frutas da estação. Fica elegante, leve e reduz os gastos.
Leia também | É verdade que o Bolsa Família vai ter abono natalino?
A escolha dos pratos e dos ingredientes é a chave para conseguir economizar na ceia de Natal 2025.
Para o jantar, é possível apostar em receitas rápidas e práticas e que utilizam apenas ingredientes mais em conta e acessíveis para todos os bolsos. Alguns exemplos:
Em vez do peru ou o chester, que são tradicionais mas podem ser caros, considere escolher cortes de pernil suíno ou até de frango. Uma boa dica é temperá-los com alho, cebola, limão, ervas frescas (como alecrim e tomilho) e deixar marinar por algumas horas. Depois, asse lentamente para obter uma carne macia e saborosa.
O salpicão é um clássico no Natal e usa ingredientes do dia a dia. E o principal: é muito fácil e rápido de fazer. Basta misturar frango desfiado, cebola, cenoura ralada, milho, ervilha, batata palha e um molho à base de maionese caseira ou iogurte natural.
Para entrar no clima de Natal, uma ideia é apostar no arroz à grega, que acrescenta cenoura picada, uva passa, milho, pimentão e salsinha. E isso não impede que a versão mais clássica, o arroz branco sem acompanhamentos, também seja servida em uma travessa separada.
Os ingredientes são simples e acessíveis: farinha de mandioca e complementos a gosto, como cenoura ralada, cebola, alho e ovos cozidos picados. Se o orçamento permitir, ainda dá para acrescentar uma pequena quantidade de bacon. Agrada e rende bastante.
A brusqueta é um aperitivo simples e elegante que também pode integrar a mesa como forma de entradinhas. Não há mistério na preparação: basta fatiar pães e cobrir com tomate e temperos. Os itens utilizados dependem apenas da criatividade.
O doce não pode faltar na noite de celebrações, mesmo quando a família decide por ter uma ceia de Natal gastando pouco. E assim como o cardápio principal, também é possível economizar (e caprichar) na sobremesa sem comprometer o orçamento.
Um clássico nessa época do ano. Além de tradicional, é também uma opção econômica, já que aproveita os pães que tiverem sobrado. Mergulhe os pedaços de pão em uma mistura de leite e açúcar, depois passe em ovo batido e leve para fritar. Finalize polvilhando açúcar e canela.
Assim como a rabanada, também usa poucos ingredientes (leite condensado, leite e ovos) para garantir aquele docinho para a família depois do jantar.
Essa é uma opção divertida que certamente irá despertar a memória afetiva de muita gente. Para deixar com cara de festa, aposte no clássico: gelatina de diferentes cores cortadas em cubos e cobertas por uma mistura de creme de leite, leite condensado e gelatina incolor.
O mousse de chocolate é uma receita bem simples e pode ser feita só com três ingredientes: creme de leite, chocolate e claras de ovos. Simples e fácil de fazer.
Para beber, também é possível escolher opções mais econômicas (e algumas vezes até mais saudáveis) que as tradicionais:
A água saborizada é uma opção charmosa, saudável e econômica. Acrescente à jarra de água fatias de limão e laranja e ramos de hortelã ou frutas vermelhas congeladas, como morangos, por exemplo.
O chá gelado é perfeito para o verão e pode substituir o refrigerante. Um exemplo é o chá preto com limão e um toque de mel. Chá de hibisco ou de capim-limão com frutas também podem ser boas alternativas.
As batidinhas são uma opção prática e barata para drinques, já que exigem ingredientes acessíveis, como leite condensado, sucos e um pouco de cachaça ou vodca. A batida de coco, que costuma fazer bastante sucesso, pode ser feita só com leite de coco, leite condensado e cachaça, por exemplo.
Os ingredientes clássicos de Natal costumam custar caro – e dificilmente estariam na compra mensal do brasileiro. Entretanto, é possível fazer substituições estratégicas sem quebrar o clima natalino, escolhendo opções mais acessíveis. Confira:
| Evite | Troque por |
|---|---|
| Peru e chester | Frango com ervas |
| Bacalhau | Peixe branco, como tilápia ou merluza |
| Castanhas | Semente de abóbora (secas em casa) |
| Cerejas frescas importadas | Uvas da época |
| Damasco seco | Manga ou pêssego |
| Frutas em calda enlatadas | Frutas frescas da estação |
| Nozes caramelizadas | Amendoim praliné |
| Vinho | Ponche com frutas e vinho misturado com água |
Para não desperdiçar dinheiro nem comida, é importante ficar atento às porções. Confira uma sugestão de quantidade para os ingredientes básicos de uma ceia para 10 pessoas, seguindo as orientações divulgadas pelo portal Panelinha.
Se a ceia do dia 24 e o almoço do dia 25 forem na mesma casa, é importante pensar em uma ceia que possa ser reaproveitada no dia seguinte, poupando tempo e dinheiro. Confira algumas dicas:
Ninguém precisa bancar a ceia sozinho. Não tenha receio de propor que a ceia seja colaborativa: cada convidado ou cada família se responsabiliza em levar um prato. O anfitrião pode ser a pessoa que vai organizar a divisão e oferecer a casa para a celebração.
Fim de ano é sempre uma época de aumento de gastos, e em alguns casos é melhor pedir um crédito planejado do que entrar no vermelho. Se precisar de um extra, a Serasa ajuda a encontrar as opções de crédito com maiores chances de aprovação para o seu CPF.
● Pronto! Agora é só aguardar a resposta para finalizar a contratação.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Simule quantas vezes quiser de graça e sem afetar o seu Serasa Score.
Data de publicação 19 de dezembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 11 de dezembro de 202515 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 20258 minutos de leitura