Iti cartão de crédito: prós e contras do cartão digital do Itaú

O Iti cartão de crédito é o produto do banco Itaú sem anuidade e 100% digital. Saiba tudo sobre o cartão, prós e contras, como solicitar e se vale a pena.
Celular na tela do aplicativo iti itaú para ilustrar o artigo da Serasa Crédito que fala sobre seus prós e contras

colunista elaine ortiz
Publicado em: 28 de junho de 2022.

Você já ouviu falar do Iti cartão de crédito? Trata-se do cartão sem anuidade e 100% digital do banco Itaú. Ou melhor, da fintech do banco Itaú, chamada Iti. Isso mesmo! Um dos maiores bancos do Brasil decidiu criar em 2019 um braço digital diante da chegada e crescimento dos bancos que operam dessa forma. A ideia é também oferecer produtos baseados em tecnologia e apresentar soluções financeiras menos burocráticas e gratuitas para seus usuários.

Afinal, o número de usuários de banco digitais não para de aumentar. Segundo estudo do Global Digital Banking, houve um crescimento de 73% no número de brasileiros com conta exclusivamente neste formato entre 2018 e 2020 – hoje, 44% da população brasileira já utiliza serviços financeiros com este tipo de tecnologia; em 2018 o percentual era de 25,4%. O resultado coloca o Brasil como o terceiro país que mais tem clientes digitais, atrás somente da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes.

Natural o Itaú querer entrar neste segmento, não é mesmo? Assim como o Bradesco lançou o banco digital Digio, que também oferece cartões para os clientes digitais. É por isso que neste conteúdo vamos apresentar tudo sobre o Iti cartão de crédito. Quer conhecer melhor? Continue a leitura.

Iti cartão de crédito: como funciona este cartão?

Como explicamos anteriormente, o cartão de crédito Iti é o cartão do banco digital do Itaú, o Iti. Ele funciona como um cartão comum, com o benefício de não cobrar anuidades, de ser 100% digital e de fácil contratação, já que nem comprovação de renda exige. Além disso, permite que o usuário gerencie seu cartão de maneira simples, por meio do aplicativo, e é aceito em compras internacionais.

Ele pode ser solicitado diretamente pelo site ou pelo aplicativo disponível na loja on-line do seu smartphone (App Store ou GooglePlay) e conta com uma versão digital, que é liberada no momento da aprovação, e com uma física.

Também é possível solicitar um cartão com a função exclusiva para débito, caso você não se enquadre nas exigências do banco para utilizar a versão de crédito. Sendo assim, existem dois tipos de cartão Iti: o Iti Itaú cartão de débito e o Iti cartão de crédito.

Quem solicitar apenas o cartão de débito precisará ter dinheiro na conta digital do banco Iti para usar o cartão. Assim, o saldo é descontado instantaneamente conforme o uso nas compras do dia a dia.

Já o cartão de crédito funciona como um cartão comum: é só utilizá-lo para compras de acordo com seu limite de crédito disponível e pagar a fatura após o fechamento do mês e dentro da data de vencimento.

O cartão de crédito Iti limite, inclusive, ainda não permite alterar o teto de gastos do cartão, nem para cima, nem para baixo. Mas, segundo a fintech, em breve esta função também estará disponível. Por enquanto, o limite que vale é o que foi liberado para cada cliente após a análise de crédito e este valor é variável.

Leia também | Cartão de crédito: afinal, qual o limite ideal?

Cartão Iti Itaú Visa Platinum: como funciona?

O Iti cartão de crédito é emitido exclusivamente na bandeira Visa e na categoria Platinum. É por isso que sempre que se pesquisa sobre cartões Iti a única opção que aparece é justamente “cartão Iti Visa Platinum”. Então, se você gostaria de ter um Iti Mastercard Gold, por exemplo, saiba que essa não é uma possibilidade, este cartão não existe.

Por se tratar de um cartão Visa, o Iti tem os benefícios exclusivos da bandeira já atrelados a ele. Como por exemplo, a possibilidade de participar do programa de fidelidade da bandeira, o “Vai de Visa”. E, por ser da categoria Platinum, ele também possui todas as vantagens de um cartão deste nível.

Leia também | Bandeiras de cartão de crédito: o que são e para que servem?

Afinal, quais os prós e contras do Iti cartão de crédito?

Para saber se o cartão Iti é bom é necessário considerar seus prós e os contras. Confira, abaixo, algumas das principais vantagens e desvantagens do produto digital do Itaú.

Os prós são:

  • Não cobra anuidade;

  • É da bandeira Visa (muito aceito nos estabelecimentos comerciais), da categoria Platinum (intermediária) e internacional;
    – Apto a participar do programa de benefícios da Visa, o “Vai de Visa”;

  • Não solicita comprovação de renda;

  • É 100% digital;

  • Aplicativo intuitivo e com o qual o usuário consegue controlar seus gastos e escolher o dia de vencimento da fatura;

  • Como qualquer cartão, permite que o cliente faça compras on-line e assinaturas de serviços;

  • Oferece pagamento contactless (por aproximação);

  • O cartão físico não conta com números e o virtual é protegido por senha no celular;

  • No app, oferece parcerias, descontos e cashback e o itimania, no qual ao completar missões semanais, o usuário ganha recompensas.

Os contras são:

  • Ainda não permite que o usuário tenha controle do seu limite de crédito, como alguns concorrentes já permitem;

  • É necessário abrir conta corrente para ter acesso ao cartão;

  • Análise lenta, leva até 5 dias úteis para saber se o cliente terá a conta e o cartão;

  • Cobra taxas ou tarifas em alguns serviços com alto custo operacional, como saques, pagamento de contas ou Iti transferência cartão de crédito.

Como encontrar outras opções de cartões de bancos digitais?

Se você já tem certeza que quer contratar um cartão de crédito emitido por um banco digital e não por um banco tradicional, você pode consultar site por site das empresas que conhece, ler tudo a respeito de cada cartão, compará-los “na unha”, preencher as propostas de cada um e então chegar a uma conclusão e fazer sua escolha. Mas este parece um caminho um tanto complicado, não é mesmo? Nada prático!

A boa notícia é que existe uma forma bem objetiva, rápida e transparente de se fazer essa busca. Basta utilizar o Serasa Crédito, o serviço de crédito da Serasa. Trata-se de uma ferramenta na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito de forma on-line e gratuita. Com a plataforma, é possível pesquisar de uma só vez inúmeros cartões de crédito e compará-los rapidamente.

Para fazer a pesquisa é muito fácil. É só acessar o Serasa Crédito e aguardar alguns minutos que a plataforma irá buscar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir e solicitar na hora.

Se algum cartão de banco digital parceiro do Crédito tiver uma oferta para você, ela irá aparecer no fim da sua busca, ao lado de outras opções. Veja como é fácil e rápido:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Leia também | Serasa Crédito: o que é e como usar?

Viu como é fácil, prático, rápido e seguro? E o melhor é que você não precisa perder tempo para simular em diversas operadoras de cartão até encontrar o melhor para você. No Serasa Crédito você encontra diversas empresas como bancos, fintechs e financeiras que concedem opções de cartão de crédito de uma só vez.

Assim, o principal benefício é a praticidade de conferir no mesmo lugar diversas alternativas de cartão de crédito com vantagens, taxas e anuidades diferentes para você comparar. Isso incluindo o cartão de crédito comum, o cartão de crédito consignado e o cartão de crédito pré-pago.

E lembre-se: o uso do Serasa Crédito é gratuito para o consumidor. Ou seja, você pode buscar e comparar on-line as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Assista | Tutorial Serasa Crédito - Serasa Ensina

Agora que você já sabe tudo sobre o Iti cartão de crédito e descobriu como encontrar de forma prática o melhor cartão para você, aproveite para ler mais sobre cartão de crédito sem anuidade. E continue acompanhando os conteúdos do blog da Serasa!