Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!
Que o Cheque Especial é a linha de crédito menos recomendada para o uso, isso a maioria das pessoas já sabe. Mas mesmo assim, podemos ser pegos desprevenidos por imprevisto e acabar usando-o. Calma, não se desespere, podemos ajudar você a sair desse momento.
Que é o Cheque Especial?
Ele é um valor liberado pelo banco para o cliente que fica com a conta corrente no negativo. Ou seja, para quem não tem saldo suficiente para pagar uma conta, um boleto, fazer saques ou compensar um cheque. Em vez de bloquear a conta que fica no vermelho, o banco concede um limite a mais para cobrir essas despesas.
Como saber se estou no cheque?
Os bancos são obrigados a avisar os clientes quando eles entrarem no cheque especial. Como há juros – e não são baixos -, você também deve ser informado que esse tipo de crédito é para emergências.
Existem bancos que oferecem um período de uso do cheque sem a cobrança de juros. Mas, depois desse tempo, começam a ser cobrados os juros sobre o valor que ficou em aberto na conta.
Quais são taxas de juros do cheque especial?
Após o eventual período sem juros, é cobrado por dia um percentual da taxa total por mês. Confira os juros dos principais bancos abaixo:
- Banco Original: 11,99% ao mês.
- Banco do Brasil: 12,03% ao mês;
- Bradesco: 12,27% ao mês;
- Caixa Econômica Federal: 12,41% ao mês;
- Itaú: 12,43% ao mês;
- Santander: 14,77% ao mês;
Para saber dos demais bancos acesse o site do Banco Central.
Segue que é sucesso!
Cheque especial: Como funciona?
Como trocar dívida cara por barata e diminuir os juros?
Como sair da dívida se a renda é baixa?
Como fazer esta conta?
Para saber o quanto é cobrado de juros por dia e o quanto você vai pagar por usar o cheque especial é preciso fazer uma conta um pouco complicada.
Um ponto importante que você deve saber é que o cheque especial utiliza juros compostos. Não dá para você simplesmente dividir os juros mensal por 30 dias para saber o valor.
Cálculo dos juros compostos:
Taxa diária = [(Taxa mensal + 1)1:30] -1)
Para saber o quanto vai pagar no final do mês, a maioria dos bancos disponibilizam o valor no aplicativo, ou site. Caso o seu não faça isso, basta entrar em contato com o banco que eles podem dar essa informação.
Como sair dessa situação?
Procure um crédito mais barato!
Se está ficando no vermelho com frequência e não consegue sair dessa situação, saiba que precisa mudar alguns hábitos. O primeiro passo é organizar as finanças e saber onde pode cortar e economizar para sobrar dinheiro. Se você chegou ao cheque especial, é porque ultrapassou os seus gastos, então precisa economizar para voltar a ficar no azul.
A segunda opção é procurar é procurar um crédito mais baratas, como o crédito pessoal. No Serasa eCred, você consegue comparar diversas ofertas de crédito, com juros a partir de 1,99% ao mês.
Bom, agora você sabe como calcular os juros do Cheque Especial e como sair dessa situação. 🙂