Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Melhor Mes Para Lance Consorcio

Qual o melhor mês para dar lance em consórcio?

Entenda se existe uma época do ano na qual é mais fácil conseguir a contemplação no consórcio por meio de lances.

Publicado em: 31 de maio de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Pinos de polegar em um calendário

Qual é o melhor mês para dar lance em consórcio? Quem já participou de algum tipo de consórcio ou está cogitando entrar em um para adquirir algum bem, como carro, moto, casa, eletrodomésticos, móveis, serviços, ou até para quitar dívidas já deve ter feito pergunta semelhante. 

Neste artigo, entenda se existe ou não um melhor mês para dar lance em consórcios e quais as estratégias para determinar o momento ideal de dar um lance e aumentar as chances de contemplação. 

Assista | Tipos de crédito: Qual é o ideal para você?

O que é consórcio

O consórcio opera como um sistema de cooperação entre um grupo de pessoas que têm um objetivo comum: a aquisição de determinado bem (geralmente imóvel ou veículo). Para isso, os participantes do consórcio contribuem mensalmente com um valor estipulado, formando um fundo comum.

A cada mês, por meio de um sorteio ou sistema de lance, um ou mais participantes são contemplados com a carta de crédito, que permite a compra do bem desejado. 

Essa dinâmica proporciona aos consorciados a oportunidade de conquistar o objetivo de maneira programada, sem a necessidade de recorrer a empréstimos bancários.

No entanto, antes de aderir a um consórcio, é fundamental pesar os prós e contras, conhecer os cuidados necessários e analisar cuidadosamente seu momento financeiro para fazer a melhor escolha de crédito para a compra do bem desejado.

O que é lance de consórcio

O lance de consórcio é uma oferta de pagamento antecipado feita pelo consorciado, com objetivo de acelerar a obtenção da carta de crédito.

Funciona assim: nas assembleias mensais do consórcio, os membros têm a oportunidade de ofertar um valor maior que as parcelas mensais para adquirir a carta de crédito antes do sorteio. Esse valor adicional oferecido é chamado de lance de consórcio, ou simplesmente lance.

O lance pode ser uma maneira eficaz de ser contemplado antes do sorteio, o que pode ser útil para quem tem pressa em adquirir o bem. No entanto, ele não é garantia de contemplação. 

A quantidade de membros contemplados por meio de lances em uma assembleia depende dos valores ofertados e das regras do grupo, que variam de acordo com a administradora do consórcio.

Portanto, é importante compreender bem as políticas de lance do grupo e estar preparado para competir de forma estratégica para alcançar os objetivos financeiros.

Leia também | Quais as diferenças entre consórcio e financiamento?

Tipos de lance de consórcio

Os principais tipos de lances de consórcio são:

Lance fixo: os consorciados podem oferecer um valor fixo como lance a cada assembleia. O valor mínimo do lance fixo é determinado pela administradora do consórcio e varia de grupo para grupo.

Lance livre: nesse caso, os consorciados podem ofertar um valor superior ao lance fixo, desde que tenham disponibilidade financeira para isso. O consorciado que ofertar o maior lance livre será contemplado.

Lance embutido: é o tipo de lance que permite complementar o valor do lance com a própria carta de crédito. Geralmente, as administradoras permitem que o lance embutido chegue a até 30% do valor da carta. 

Afinal, qual é o melhor mês para dar lance em consórcio?

  • A resposta para essa pergunta é: depende. Isso mesmo! O melhor mês para dar lance em consórcios é algo totalmente variável. Depende de fatores como: 

  • -        quantidade de participantes no grupo do consórcio;
  • -        estado financeiro do grupo;
  • -        quantidade de ofertas no mês; 
  • -        média de ofertas;
  • -        outros fatores.


No entanto, é possível sim identificar padrões e algumas épocas do ano nas quais as ofertas de lance aumentam ou diminuem. 

Com uma boa análise do comportamento histórico do seu grupo de consórcio, é possível traçar estratégias e definir o momento ideal para dar lances e aumentar as chances de contemplação. 

Como saber qual é o melhor mês para dar lance em consórcio?

Confira algumas dicas e estratégias que podem auxiliar a determinar o momento ideal para dar lances e chegar mais perto da sonhada contemplação. 

  1. Observe a sazonalidade

    Em alguns momentos do ano, a concorrência para o lance é muito maior.  Por exemplo, os meses de final de ano (novembro e dezembro) costumam ser mais concorridos, já que é a época em que muitas pessoas contam com aporte do 13º salário e de outros benefícios financeiros. 

    Janeiro e fevereiro são tradicionalmente meses nos quais as pessoas dão menos lances, devido às contas de começo de ano. Ou seja, podem ser os melhores meses para dar lance em consórcio por conta da menor concorrência.

    Julho e agosto, época de férias escolares, muitas pessoas podem comprometer parte da renda com viagens, passeios e atividades de lazer. Portanto, podem ser bons meses para dar lance, seguindo a mesma lógica de menor concorrência.

     

  2. Estude o histórico da assembleia do seu grupo em específico 

    É fundamental estudar o comportamento típico do seu grupo de consórcio e tentar identificar quais são os meses com mais lances e os com menos.  

    Dessa análise, é possível tirar insights importantes para compreender qual é o melhor mês para dar lance em consórcio.

     

  3. Verifique a categoria e as regras do consórcio para lances

    É importante verificar as regras específicas do grupo de consórcio e da administradora. Algumas administradoras têm regras rígidas para lances, enquanto outras são mais flexíveis.

    Afinal, caso não saiba como funcionam as regras da administradora, toda sua análise para encontrar o melhor mês para dar lance em consórcio pode não valer de nada.

     

  4. Analise a concorrência interna para achar o valor ideal de lance

    O participante do consórcio deve estar ciente da concorrência em seu grupo, tendo conhecimento sobre os valores que os outros participantes costumam ofertar. 

    Isso porque, caso lances altos sejam frequentes, pode ser necessário competir com valores maiores, para aumentar as chances de ser contemplado. 

    Fazer essa análise é tão importante quanto descobrir qual é o melhor mês para dar lance em consórcio. 

Como dar um lance em consórcio com segurança

Confira algumas considerações para conseguir dar lance em segurança: 

  1. Disponibilidade financeira: o interessado deve avaliar a quantia que pode oferecer como lance sem comprometer as finanças pessoais. É importante não prejudicar o orçamento, pois ofertar um lance maior que a capacidade de pagamento pode criar dificuldades financeiras.

     

  2. Objetivos de antecipação: considere os objetivos pessoais. Se o indivíduo deseja receber a carta de crédito o mais rápido possível, pode ofertar um lance mais alto. Se não tiver pressa, pode começar com lances menores.

    Leia também | Contratar consórcio aumenta o Score?

Conheça o Serasa Crédito

Além do consórcio existem diversas outras formas de crédito.

No Serasa Crédito você simula ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor. Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou baixe o app (Android e na iOS)
  • ●     Faça login. Se ainda não possuir um cadastro, crie o seu grátis na hora;
  • ●     Selecione o serviço desejado (cartão de crédito ou empréstimo) e preencha as informações solicitadas para completar seu perfil de crédito;
  • ●     Compare as opções disponíveis para você e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido para finalizar a contratação*.


 *A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados