Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Consorcio Aumenta Score

Contratar consórcio aumenta o Score?

Entenda quais comportamentos financeiros fazem a pontuação de crédito da Serasa aumentar e elevar as chances de crédito.

Publicado em: 29 de fevereiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Foto da mulher empreendedora jovem que trabalha com laptop no escritório

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que reflete a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia pelos próximos meses. A quantidade de pontos muda conforme o histórico e o momento financeiro da pessoa. Muitas pessoas se questionam se contratar consórcio aumenta o Score, e é isso que este artigo vai explicar.

Assista | Como aumentar o Serasa Score

Contratar consórcio aumenta o Serasa Score?

O cálculo do Serasa Score é dinâmico e leva alguns fatores em consideração, entre eles o compromisso com crédito, que reflete o pagamento em dia dos compromissos financeiros. Com isso, apesar de não ser algo garantido, a contratação de um consórcio no médio prazo tende a aumentar a pontuação de crédito.

Isso porque essa contratação gera prestações que devem ser pagas mensalmente – seja um consórcio de automóvel, seja de eletrodomésticos ou qualquer outro tipo de consórcio. Essas mensalidades vão formando parte do histórico de pagamentos do consumidor, e ao longo do tempo a regularidade dos pagamentos em dia favorece o Serasa Score.

Esses dados vão constar no Cadastro Positivo, que leva em conta os pagamentos em dia e ajuda a calcular a pontuação de crédito. Quanto mais informações positivas houver sobre pagamentos, maior a chance de o Score aumentar.

Essa lógica só vale se as prestações forem pagas em dia, claro. Histórico de boletos pagos com atraso têm efeito contrário: podem reduzir a pontuação.

Leia também | Como funciona um consórcio de carros

É preciso ter Score alto para fazer consórcio?

Ter um Score alto sempre ajuda, mas nem sempre vai ser fator determinante. Afinal, a administradora do consórcio é que definirá as regras de participação, os critérios de aprovação e outros requisitos. Tudo constará em contrata. É importante saber que um consórcio é diferente de um financiamento.

O modelo de compra do consórcio é uma espécie de poupança: um fundo coletivo é formado, e cada integrante deposita nele uma quantia mensal, antes de ter acesso ao bem. Ao longo dos meses, a possibilidade de ser contemplado com esse bem ocorre por meio de sorteio ou lance.

Nessa primeira fase do processo, o consumidor não receberá nada em troca, então não haverá uma dívida ainda. Mesmo assim, exigir ou não um Score alto varia conforme a política interna da empresa que administra o consórcio.

O Score é consultado na hora do consórcio?

Boa parte das administradoras consulta o Serasa Score no momento da contemplação. No caso do consórcio de um automóvel, por exemplo, é quando o cliente recebe uma carta de crédito para comprar o carro e se compromete a continuar pagando as mensalidades do consórcio.

É nessa fase que a administradora precisa avaliar os riscos de inadimplência ao contemplar aquele cliente com uma carta de crédito.

Leia também | Como funciona a contemplação do consórcio

Que tipo de pagamento mais aumenta o Score?

O pagamento em dia de faturas de compromisso de crédito é o que mais tem chance de impactar positivamente o Serasa Score. A pontuação tem influência do Cadastro Positivo, que recebe informações de contas como empréstimos, financiamentos, compras a prazo e contas de consumo, como luz e telefone.

Por isso, usar cartão de crédito (e pagar as faturas sempre em dia), por exemplo, pode fazer o Score aumentar, por gerar mais dados de histórico.

O que mais aumenta o Score?

Não tem fórmula mágica para ter um Serasa Score alto. Uma pontuação que indique ao mercado que o consumidor é um bom pagador é construída ao longo de meses e anos, com constância de bons hábitos e responsabilidade financeira.

Conheça as principais ações que têm potencial de aumentar a pontuação:

• Pagar as contas em dia

O compromisso com crédito tem um peso de 55% no cálculo. Por isso, quem paga em dia prestações e faturas do cartão já tem uma boa base para consolidar um bom Score.

O importante é nunca esquecer o pagamento: um dia de atraso já fica registrado no histórico. Quem tem dificuldade em lembrar do dia de pagamento pode contar com o Minhas Contas, funcionalidade gratuita do app da Serasa, que emite alertas sobre o vencimento.

• Renegociar dívidas

Nome negativado e Score alto não são compatíveis: o mercado não sente confiança em liberar crédito para um consumidor que está devendo para um credor. O registro de dívidas e pendências tem peso de 33% no cálculo do Score.

Para sair do cadastro de inadimplência, aproveite oportunidades de negociação como o Serasa Limpa Nome, que tem ofertas para negociar dívidas com até 90% de desconto.

• Pedir crédito com consciência

Os pedidos de crédito, parcelamentos e empréstimos ficam registrados junto às informações do CPF, e novos contratos de crédito indica comprometimento de renda, o que pode impactar a pontuação. Por isso é importante buscar crédito com consciência e cautela. Manter uma relação saudável com o mercado de crédito é a chave para uma boa pontuação.

• Manter os dados na Serasa atualizados

O cálculo do Score também leva em conta o tempo de relacionamento entre cliente e mercado de crédito. É algo construído ao longo dos anos. Uma forma de zelar por esse relacionamento é manter sempre os dados pessoas atualizados no site da Serasa.

• Ativar a Conexão Bancária

A Conexão Bancária é uma funcionalidade da versão 3.0 do Serasa Score. Ao ativá-la, existe a possibilidade de a pontuação aumentar, se os dados financeiros do usuário forem relevantes.

Com a ativação, o sistema da Serasa tem acesso a dados de conta bancária, como extrato, movimentações e serviços contratados. É uma maneira de avaliar o perfil do cliente de forma ainda mais justa e assertiva. É importante ressaltar que a liberação dessa funcionalidade nunca fará o Score diminuir.

Como consultar o Serasa Score?

Conhecer a própria pontuação é um direito do consumidor e pode ser feito de forma rápida e gratuita. Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados