Consórcio de veículo: entenda como funciona

Quer economizar e não tem pressa para trocar de carro? O consórcio pode ser a melhor opção.

Close up de dois homens apertando as mãos no escritório.

Atualizado em: 24 de julho de 2023

Autora: Fernanda Araujo


O sonho de muitas pessoas é comprar um carro ou moto, mas poucos têm condições de pagar à vista e muitos recorrem a um financiamento. No entanto, existe outra modalidade de crédito que pode ajudar a realizar esse sonho, sem juros. O consórcio de veículo pode ser uma solução para você.

Leia também | Pesquisa mostra a relação do brasileiro com o automóvel

O que é consórcio

É uma modalidade de crédito na qual pessoas se juntam para cada uma pagar uma parte do bem, como um financiamento em grupo. Ele funciona ao contrário do financiamento normal, em que você pega o dinheiro emprestado e depois paga com juros.

No consórcio, você paga ao banco antes de comprar o bem e depois tem o dinheiro para poder quitar à vista. Ao longo das parcelas do consórcio, existe a possibilidade de ser contemplado em um sorteio e receber o bem antes do fim das parcelas. Nesse caso, é preciso continuar pagando as parcelas após a contemplação.

Há vários tipos de consórcio:

  • ●      consórcio de veículos;
  • ●      consórcio de imóveis;
  • ●      consórcio de serviços (usado para adquirir desde viagens até cirurgia plástica);
  • ●      consórcio de produtos (como eletrodomésticos ou até cosméticos).


Leia também | Vale a pena ter um carro?

Consórcio: entenda os termos

Essa modalidade tem termos bem específicos, como “lance” e “contemplação”, que podem gerar dúvidas. É importante dominar esse vocabulário antes de contratar um consórcio. Confira o significado dos principais termos:

  • ●      Grupo de consórcio: conjunto de pessoas físicas ou jurídicas que se unem para comprar um bem ou serviço. São os administradores dos consórcios, como os bancos, que fazem a gestão dos grupos.
  • ●      Contemplação: ocorre quando o consorciado recebe o crédito para comprar o bem desejado, o que pode acontecer por meio de sorteio ou de lance.
  • ●      Carta de crédito: documento ou título financeiro entregue ao consorciado quando ele é contemplado em um consórcio. Com a carta de crédito será possível adquirir o produto.
  • ●      Lance: forma de adiantar a contemplação, sem precisar ser sorteado. Os lances são adiantamentos de parcelas futuras, ou até mesmo o pagamento integral do consórcio. Os lances mais altos são os contemplados com a carta de crédito.

Como funciona um consórcio de veículo

Como vimos anteriormente, vários tipos de bens podem ser adquiridos por meio de consórcio, mas no Brasil essa modalidade é usada principalmente para veículos. As pessoas que desejam comprar um carro ou moto contribuem com uma parcela mensal para criar uma espécie de poupança conjunta.

Todos os meses ocorre um sorteio, no qual uma pessoa do grupo é selecionada para receber a carta de crédito. Ou seja, ela recebe o dinheiro para efetuar a compra do veículo. Quem não quiser esperar até o final do consórcio para receber o valor pode dar lances, como um leilão. Quem der o maior valor leva a carta de crédito.

Ao fazer um consórcio de carro, na hora de definir as parcelas, o cliente escolhe o tipo de veículo que quer comprar e paga no consórcio o valor de tabela do bem. Os consórcios mais comuns são os administrados pelos bancos. O consumidor paga e eles cuidam de tudo.

Leia também | Consórcio contemplado: carta de crédito em mãos

Qual a vantagem de fazer um consórcio?

Existem benefícios atraentes nessa modalidade, confira:

  • ●      Não tem taxa de juros, apenas uma taxa administrativa pelo contrato do consórcio.
  • ●       É o consumidor que escolhe o valor das parcelas e em quanto tempo quer pagar.
  • ●      Existem chances de ser sorteado a partir do primeiro mês.
  • ●      Prazo longo de pagamento. Um consórcio de carro pode durar até 72 meses, em média. Quem desistir do processo antes de ser sorteado pode resgatar boa parte do dinheiro pago.


Leia também | Posso financiar carro com nome negativado?

As principais dúvidas sobre consórcio

Ainda não tem certeza se vale a pena fazer um consórcio? Tire outras dúvidas: 

Como é feito o pagamento do consórcio?

No contrato definem-se o valor e a quantidade das parcelas. Depois, a pessoa receberá os boletos em casa ou por e-mail. Basta pagar no aplicativo do banco ou caixa eletrônico.

Tem juros no consórcio?

Não, e essa é uma das grandes vantagens da modalidade. Diferentemente de um financiamento, em que uma instituição empresta dinheiro, no consórcio é como se a pessoa estivesse fazendo uma poupança para si mesma.

As parcelas do consórcio de veículo podem sofrer ajuste?

Sim. Se o veículo escolhido mudar de preço na tabela, o valor do consórcio poderá ter algum reajuste.

O que acontece se eu não pagar a parcela do consórcio?

Os consorciados que não estiverem com as parcelas em dia são impedidos pela administradora de participar dos sorteios mensais e estão sujeitos a juros e multas.

Depois que eu sou sorteado, continuo pagando?

Sim, precisará pagar o restante do consórcio até quitar todo o montante.

O dinheiro cai na minha conta?

Não. O valor é recebido por carta de crédito, usada na hora da compra do veículo.

Quanto eu perco se desistir de um consórcio?

Se ao longo do contrato você não puder mais pagar as parcelas, há formas de receber de volta o dinheiro já investido, mas isso não ocorre imediatamente. Além disso, o valor recebido não será integral: há uma multa compensatória para os casos de desistência.

Qual a desvantagem do consórcio?

Não é possível prever quando poderá retirar o veículo, e isso pode demorar bastante. Pode ocorrer de a pessoa pagar o consórcio inteiro sem ser contemplada, por não ter sido sorteada antes. Então, para quem estiver com pressa, o ideal é buscar outras alternativas de crédito.

Assista | O que é melhor: empréstimo ou financiamento?


Se estiver com pressa, avalie empréstimo ou financiamento

Quem não puder esperar ser sorteado para ter um veículo e não puder pagá-lo à vista deve avaliar outras possibilidades de crédito. No caso dos financiamentos, a instituição libera o crédito para o pagamento de um bem específico, normalmente de alto valor, como automóvel ou casa. 

Outra opção é pedir um empréstimo pessoal, fazer o pagamento do veículo à vista e pagar as parcelas ao longo de meses para o banco ou instituição financeira. Para solicitar um empréstimo, não é preciso justificar a finalidade do uso do valor.

É preciso avaliar qual dessas formas de crédito oferece as melhores condições, comparando os juros aplicados em cada caso. Muitas vezes, os financiamentos têm taxas menores. Para saber quais ofertas de empréstimos estão disponíveis para o seu CPF, consulte o Serasa Crédito.

Na plataforma da Serasa, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como fazer a pesquisa:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.