Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Melhor Consorcio De Carros

Como saber qual o melhor consórcio de carros?

Descubra o que considerar na hora de escolher o melhor consórcio de carros.

Publicado em: 21 de agosto de 2023

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Homem entrando no carro segurando smartphone

Entre tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual o melhor consórcio de carros? Este artigo explica o que é preciso considerar na hora de fazer essa escolha, além de apresentar 6 opções de consórcios.

Assista | A Relação do Brasileiro com o Automóvel - Entrevista com Callebe Mendes

O que é e como funciona o consórcio

Antes de buscar o melhor consórcio de carros para seu perfil, é preciso ter claro o que é um consórcio.

Consórcio é um modelo de compra em que um grupo de pessoas se une para adquirir algum bem ou serviço (geralmente carro, moto ou casa). Para tanto, esses consumidores formam um fundo coletivo.

Todos os meses, cada integrante do grupo de consórcio paga uma mensalidade, que é uma parte do valor total da carta de crédito firmada em contrato mais uma quantia destinada ao fundo de reserva.

Nesse processo, existem duas possibilidades de os integrantes do grupo de consórcio serem contemplados com o valor da carta de crédito todos os meses: sorteio ou lance.

Assim, se uma pessoa for sorteada no grupo do consórcio ou der um lance “campeão”, ou seja, mais alto que o oferecido pelos outros integrantes, terá direito de utilizar a carta de crédito para comprar o bem.

Após essa compra, é necessário e seguir pagando as parcelas do consórcio normalmente, até que todos os integrantes do grupo tenham sido contemplados.

No Brasil, em 2022, em um cenário de alta nos juros, a procura por consórcio para a aquisição de bens aumentou consideravelmente.

De acordo com a Associação Brasileira de Consórcios (Abac), mais de 1,8 milhão de novas cotas foram comercializadas somente no primeiro semestre de 2022. O número é 12,1% a mais que o registrado no mesmo período de 2021 e o melhor resultado do setor nos últimos 10 anos.

Leia também | Marcas de carros populares: 7 opções e 10 carros para conhecer

Como saber qual o melhor consórcio de carros?

Eleger um consórcio como o melhor é algo particular. Afinal, o que é relevante e bom para uma pessoa pode não ser para outra.

Por exemplo, alguns consumidores podem estar em busca do consórcio de carro mais barato, outros do consórcio de carro mais seguro ou mais conhecido no mercado, outros do consórcio com menor prazo para acabar.

Assim, mais que dizer quais são os melhores consórcios de carros, o ideal é saber os critérios principais para escolher o consórcio. 

10 dicas para encontrar o melhor consórcio de carros

  1. Verifique sua situação financeira

    Para aumentar as chances de escolher o melhor consórcio de carros, o primeiro passo é compreender sua capacidade financeira.

    Verifique como estão as finanças, quanto já está comprometido mensalmente com contas e outras dívidas.

    O recomendável é comprometer no máximo 30% da renda com o consórcio. Isso se já não houver outros empréstimos em andamento.

    Avalie e faça cortes se necessário, para não entrar em um consórcio e precisar desistir no meio do caminho.


  2. Pague dívidas antes de entrar em um consórcio

    Não é recomendável começar o pagamento de um consórcio para quem já tem dívidas altas. O ideal é se comprometer com o grupo quando estiver sem dívidas ou contas atrasadas.

    Antes de aderir a um consórcio de carro, pode até valer a pena contratar alguma linha de crédito para colocar as finanças em dia e somente depois de deixar “a casa em ordem” assumir o compromisso do consórcio.

    Com o Serasa Crédito é possível simular, comparar e contratar crédito pela internet. Faça uma simulação agora mesmo!


  3. Conheça as opções de consórcio disponíveis

    São muitas as empresas que oferecem consórcio de carro. Procure conhecer algumas delas e pesquisar a opinião dos clientes. Assim, fica mais fácil avaliar e escolher o melhor consórcio de carros para seu perfil.


  4. Faça simulações de consórcios

    O consórcio é um compromisso de longo prazo. Por isso, é fundamental fazer simulações para compreender quais serão os gastos com ele e avaliar se a parcela realmente cabe no orçamento de forma confortável.


  5. Compare os custos dos consórcios

    Muitas pessoas têm interesse em consórcio porque é uma forma de adquirir um bem de valor elevado sem necessariamente precisar pagar juros.

    Isso não quer dizer, porém, que não existam outros custos embutidos na parcela do consórcio. Eles existem e variam dependendo da empresa.

    Os principais custos dos consórcios são taxa de administração, fundo de reserva, seguro, taxa de adesão, reajustes, multas e juros em caso de atraso no pagamento da parcela.

    Para encontrar o melhor custo-benefício, compare as opções antes de escolher o consórcio.


  6. Verifique a regularidade do consórcio junto ao Banco Central

    No Brasil, o consórcio é regulamentado pelo Banco Central (BC). Dessa forma, é recomendável verificar no órgão as principais informações sobre as administradoras autorizadas a realizar o consórcio no mercado. Se a empresa não aparecer na lista do BC, é melhor não fechar contrato com ela.


  7. Pesquise a reputação das empresas na internet

    Uma pesquisa rápida na internet pode revelar informações preciosas sobre as empresas que oferecem consórcio de carros.

    Saiba o que os consumidores falam sobre elas em sites de avaliação como Reclame Aqui, entre outros. Investigando a reputação da administradora que oferece consórcio de carros, fica mais fácil fazer um bom negócio.


  8. Tire dúvidas sobre as regras para lances

    Além do sorteio mensal, que pode contemplar um integrante do consórcio com a carta de crédito, é possível fazer lances para tentar “antecipar a sorte”.

    Cada empresa de consórcio de carros tem suas próprias regras para o lance, por isso antes de assinar o contrato verifique como funcionam os lances. 


  9. Analise o comportamento do grupo

    Quem entra em um grupo de consórcio já formado tem o privilégio de conseguir avaliar o histórico de lances e o comportamento dos membros. Isso ajuda a estimar quanto é necessário dar de lance para aumentar as chances de ser contemplado.


  10. Leia o contrato antes de assinar

    Não entre em um consórcio de carros sem analisar em detalhes todas as cláusulas do contrato.

    Tire todas as dúvidas e só assine quando tiver certeza de que descobriu qual o melhor consórcio de carros para você.

    Leia também | Impostos de carro: veja quais são e como é possível comprar com isenção

Conheça o Serasa Crédito

O Serasa Crédito é um serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●      Compare opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.33 de 5

Artigos relacionados