Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. O Que E Anuidade

O que é anuidade do cartão de crédito

Saiba tudo sobre anuidade do cartão de crédito: o que é, quando é cobrada, se vale a pena pagar por essa tarifa.

Publicado em: 27 de setembro de 2023

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Homem idoso de close-up paga contas com cartão de crédito

Entender o que é anuidade é muito importante para quem utiliza ou quer utilizar o cartão de crédito como meio de pagamento no dia a dia.

Primeiro porque a tarifa, por mais que possa parecer baixa para algumas pessoas, principalmente quando é diluída (parcelada) nas faturas do ano, ainda assim é um gasto que impacta o orçamento mensal.

Além disso, muitas pessoas escolhem ter mais que um cartão de crédito. Um estudo da Serasa de 2022 revelou que quase metade dos consumidores brasileiros (47%) tinha quatro cartões de crédito ou mais nesse ano.

Assim, pagar anuidade para todos eles pode representar um gasto muito elevado nas finanças.

Neste artigo, saiba tudo sobre anuidade do cartão de crédito e descubra o que levar em conta ao analisar se vale a pena ou não aderir a um cartão com a tarifa.

Assista| 5 benefícios do cartão de crédito

O que é anuidade do cartão de crédito e para que serve

Anuidade é uma tarifa cobrada pelas instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito. Na prática, é um valor que o consumidor paga para ter direito de usar o cartão.

Ela é cobrada diretamente na fatura do cartão e, ainda que tenha esse nome “anuidade”, ela pode ser na verdade uma mensalidade, já que várias operadoras de cartão permitem parcelar a taxa ao longo do ano.

Geralmente a anuidade serve para contribuir com os custos operacionais da instituição financeira. Afinal, o cartão é um serviço de crédito prestado por essas instituições e elas têm gastos diversos para operar.

Leia também | Como funciona o limite do cartão de crédito

Mas é legal cobrar anuidade de cartão de crédito?

Sim, cobrar anuidade nos cartões de crédito é uma operação permitida pelo Banco Central (BC).

Segundo o BC, “admite-se a cobrança de tarifa pela prestação de serviços diferenciados a pessoas físicas, desde que expostas ao cliente ou ao usuário as condições de utilização e de pagamento”.

Assim, a anuidade pode ser cobrada desde que a instituição financeira avise o cliente sobre o valor e o descreva em contrato.

Além disso, o BC também deixa claro que “o valor da anuidade do cartão básico deve ser menor do que o valor da anuidade do cartão diferenciado”.

Para deixar claro, cartão básico é aquele utilizado para pagamentos de bens e serviços. O cartão de crédito diferenciado é aquele que, além de permitir pagamentos de bens e serviços, está associado a programas de benefício ou recompensas.

Leia também | Cartão de crédito sem anuidade: 6 opções para solicitar

O valor da anuidade do cartão é igual para todos os cartões?

Não existe uma tabela que define o valor que as instituições devem cobrar de anuidade do cartão.

Isso significa que esse preço muda de banco para banco. É por isso que, antes de contratar um cartão, é importante ter conhecimento do valor da anuidade, para que seja possível comparar e escolher o que mais tem a ver com o perfil do consumidor.

Quando é cobrada a anuidade?

A anuidade é cobrada de forma automática na fatura do cartão de crédito a partir do primeiro uso do cartão. Ou seja, assim que o desbloqueio é feito pelo consumidor.

Mas todo cartão tem anuidade?

Não. Existem diversas opções de cartão de crédito sem cobrança de anuidade. Nos últimos anos, com o avanço tecnológico e surgimento de bancos digitais, a oferta de cartões sem tarifa aumentou consideravelmente.

Em alguns casos, as instituições financeiras podem fazer promoções com isenção temporária ou até vitalícia da anuidade do cartão. Podem também colocar algumas condições, como:

  • ●    abrir conta na instituição;
  • ●    manter um gasto em algum valor mínimo para zerar a tarifa;
  • ●    entre outras condições definidas pela instituição. 


É por isso que a anuidade de um mesmo cartão pode ser diferente para cada consumidor, dependendo de como ele usa o serviço do banco de maneira geral.

Leia também | Como pagar a fatura do cartão de crédito?

Como saber se o cartão tem anuidade?

As instituições financeiras são obrigadas a informar o consumidor no momento da contratação que o cartão de crédito escolhido tem anuidade.

É também preciso deixar clara a forma de pagamento da anuidade, se à vista, na primeira fatura do cartão, ou parcelada (e em quantas parcelas).

Afinal, vale a pena pagar anuidade de cartão de crédito?

A resposta para essa questão é: depende da forma de utilização do cartão pelo consumidor.

Isso porque a anuidade está relacionada também aos benefícios atrelados ao cartão de crédito.

Assim, geralmente, quanto mais vantagens um cartão oferecer, maior será o valor da anuidade. Ao contrário, quanto menos vantagens um cartão oferecer, menor será a tarifa cobrada por sua utilização.

Assim, para saber se vale a pena ou não pagar anuidade de cartão o consumidor deve fazer uma análise de seu perfil, de seu interesse e refletir sobre seu objetivo com o cartão.

Se for somente para fazer pagamentos, por exemplo, um cartão sem anuidade pode ser uma boa opção.

Se o foco for, além das compras do dia a dia, ter acesso a vantagens como programas de pontos, milhas, descontos em lojas específicas, entre outras, pode ser que compense pagar anuidade.

É possível negociar anuidade do cartão de crédito?

Quem utiliza um cartão de crédito que cobra anuidade pode tentar negociar o valor da tarifa entrando em contato com a central de atendimento. Mas atenção: não existe nenhuma garantia que a taxa será reduzida, zerada, negociada. Essa decisão é tomada pela instituição.

Como a Serasa pode auxiliar quem busca um cartão de crédito?

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.

 

*A análise de crédito é feita pelas empresas parceiras, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados