O que é e como funciona o crédito estudantil Bradesco?

Saiba tudo sobre o crédito estudantil Bradesco: como funciona, quais as regras, para quem é destinado e como contratar.

Estudante através do crédito estudantil


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 28 de fevereiro de 2023

O crédito estudantil Bradesco – ou Crédito Universitário Bradesco, como também é conhecido – é uma linha de empréstimo destinada exclusivamente a estudantes universitários de faculdades brasileiras conveniadas ao banco.  

Quer saber tudo sobre esse financiamento estudantil? Continue a leitura! 

O que é o crédito estudantil Bradesco?

É uma alternativa para estudantes de algumas universidades particulares que querem concluir os estudos com mais tranquilidade e maior prazo para pagamento das mensalidades do curso. 

Financiar os estudos com instituições privadas tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Isso porque infelizmente o acesso às universidades públicas ainda é restrito a uma pequena parcela da população e pagar as mensalidades das particulares não é possível para todo mundo.  

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos alunos da graduação no Brasil estudam em instituições particulares de ensino. Dos 8,6 milhões de estudantes registrados, mais de 6,5 milhões estão na rede particular. E mais: 45% dos alunos das particulares recebem bolsa ou fizeram financiamento.  

Além do crédito estudantil privado, existe também o financiamento público, como o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), do Ministério da Educação. No entanto, essa linha de crédito pública tem se limitado nos últimos anos. Para se ter ideia, em 2014 chegou a financiar mais de 733 mil vagas. Em 2021, apenas 93 mil financiamentos foram concedidos, segundo o Inpe.  

É por isso também que o crédito estudantil privado tem ganhado cada vez mais força no Brasil.  

Como funciona o crédito estudantil Bradesco?

A dinâmica do crédito estudantil Bradesco é a seguinte: o banco empresta até 100% do valor do semestre ao estudante, após uma análise de crédito, pagando à vista o valor à universidade. Nos 12 meses seguintes, o estudante paga as parcelas desse crédito ao banco com débito direto na conta corrente. 

Na prática, o universitário ganha tempo e suaviza as prestações do curso, já que tem 12 meses para pagar o valor referente a 6 meses de curso. E mais: o vencimento da primeira parcela ocorre somente 30 dias após a contratação do crédito.  

Claro, existem juros embutidos nas parcelas do financiamento, por isso é importante fazer as contas cuidadosamente antes de contratar o crédito. 

Como contratar o crédito estudantil Bradesco?

O crédito estudantil Bradesco está disponível somente para estudantes de instituições conveniadas. Assim, é preciso verificar se a universidade tem convênio com o Bradesco. Caso contrário, será necessário escolher outro financiamento estudantil ou mudar de universidade.  

No próprio site do Bradesco é possível verificar todas as instituições conveniadas e fazer uma simulação para descobrir a taxa de juros aplicada. Isso porque os juros variam de acordo com o convênio estabelecido entre o banco e a universidade.  

Para contratar, após verificar se sua instituição é conveniada e fazer uma simulação, basta se dirigir até a agência Bradesco na qual você possui conta, portando uma declaração de aptidão que deve ser emitida pela instituição de ensino. 

Lembrando que para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal. E que para todos os casos é obrigatório ter um avalista para o financiamento.  

Assista | Análise de crédito: o que é e como funciona? - Serasa Ensina

Afinal, crédito estudantil Bradesco vale a pena?

Quando um estudante universitário não consegue financiar os estudos por conta própria ou com auxílio da família e não é aprovado em programas de crédito estudantil do governo, como o Fies, vale a pena recorrer ao financiamento privado.  

É importante simular em vários bancos para encontrar aquele que oferece as melhores condições, e não contratar o primeiro crédito aprovado.  

Outra opção é verificar se a própria universidade tem programas próprios de financiamento dos cursos ou oferece bolsas de estudos.  

De qualquer forma, o importante é conseguir concluir os estudos para, no exercício da profissão, pagar o crédito utilizado. É fundamental sempre pagar as parcelas em dia, para não iniciar a vida profissional já completamente endividado.  

Outras dúvidas sobre o crédito estudantil Bradesco

Confira as principais dúvidas sobre o crédito universitário do Bradesco:

Como funciona o fluxo de pagamento do crédito estudantil Bradesco? 

Sempre que iniciar um período do curso, é possível fazer um novo financiamento – veja o exemplo: 

Contratei o crédito em janeiro para pagar o 1º semestre. 

  • Pague a primeira parcela do empréstimo em fevereiro e quite a última no primeiro mês do ano seguinte. 

Preciso de mais crédito para financiar o 2º semestre 

  • Basta manter em dia o pagamento da primeira solicitação que o Bradesco avalia um novo crédito. Você só começa a pagar depois que quitar todo o empréstimo anterior. 

  1.  O crédito universitário pode ser contratado na conta-poupança? 

Não. Para contratar esse crédito, é preciso ter conta corrente. 


  1. É possível financiar também o pagamento da matrícula? 

Sim. Desde que a matrícula pertença ao semestre que será financiado com o crédito. 

  1. É permitido usar o crédito universitário para pagar matérias quando se é reprovado (DPs)? 

Não. O crédito deve ser usado somente para financiar o pagamento das mensalidades do semestre financiado no crédito universitário. 

  1. Dá para antecipar o pagamento das parcelas? 

Sim, é possível antecipar o valor total do contrato ou quantas parcelas o estudante quiser. A antecipação pode ser feita pelo Internet Banking. Basta acessar a conta, clicar em Empréstimos > Pagamentos > Antecipação de Pagamentos e selecionar o contrato. Depois, escolher a opção de liquidação (contrato, parcela ou amortizar o saldo) e confirmar. Se preferir, vá até a agência. 


  1. Estou no 5º semestre. Posso contratar o financiamento universitário? 

Sim, você pode contratar o financiamento no início do semestre que está cursando. 

 

Como quitar o financiamento estudantil Bradesco após a formatura?  

Após concluir o curso, é possível escolher entre continuar pagando as parcelas do crédito estudantil no fluxo já estabelecido com o banco ou quitar a dívida por meio de uma nova linha de crédito que ofereça juros menores.  

 

Para saber se essa é ou não uma opção vantajosa, é preciso simular no mercado para comparar e ver se há boas ofertas. 

Você pode fazer isso pelo Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita. 

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você: 

1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

4. Confira e compare opções 

Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

Leia também | Crédito estudantil privado: veja porque você deve pagar as suas dívidas! 

 

Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!