Bets: evite comprometer sua saúde financeira
Bets: evite comprometer sua saúde financeiraData de publicação 3 de outubro de 202421 minutos de leitura
Publicado em: 21 de fevereiro de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Em 2024, o maior programa de bolsas de estudos da história da educação brasileira, o ProUni, completa 20 anos. Mais de dois milhões de brasileiros tiveram acesso ao Ensino Superior privado ao longo desse período. O programa, que começou distribuindo 117.000 bolsas em 2004, hoje concede 250.000 a cada ano. Entenda como funciona o ProUni.
Leia também | Como economizar na faculdade: 10 dicas práticas
ProUni é sigla para Programa Universidade para Todos e oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes de baixa renda sem diploma de nível superior.
As bolsas, financiadas pelo Ministério da Educação, são de dois tipos:
O que define o tipo de bolsa é a renda familiar do candidato: quanto menor a renda, maior a chance de obter a bolsa integral. No caso da bolsa parcial, se o estudante não tiver condições de assumir as parcelas, ele pode se candidatar também ao FIES para financiar o restante da mensalidade.
Além dos estudantes, o ProUni ampliou o público-alvo recentemente. Desde 2022, professores de escola pública também podem concorrer às bolsas disponibilizadas pelo ProUni, mesmo que já tenham concluído uma graduação. Para esses casos, a renda bruta familiar não é considerada como requisito. Porém, as opções são restritas: eles só podem se candidatar para cursos de Licenciatura, Normal Superior e Pedagogia, que se destinam à formação do magistério da Educação Básica.
Leia também | Como funciona o FIES e quem tem direito
Leia também | FIES, dívida perdoada: como funciona a renegociação
A distribuição das bolsas do ProUni é feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O próprio desempenho do aluno deve confirmar o benefício ou não. Os requisitos mínimos são alcançar 450 pontos nas notas das cinco provas do exame e não zerar a prova de redação.
A disputa por uma bolsa do ProUni não é geral. A concorrência se dá apenas entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não).
As notas de corte de cada vaga (no mesmo curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência) começam a ser divulgadas ainda durante o período de inscrições do ProUni. Isso permite que o candidato avalie suas chances e escolha outra opção entre as vagas disponíveis. É possível modificar as escolhas quantas vezes quiser até a data de encerramento das inscrições.
Leia também | Como conseguir desconto na faculdade
Além de atingir a pontuação exigida no Enem, o candidato também deve cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar para confirmar a bolsa de estudos. São eles:
O ProUni também reserva parte das vagas às cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Quem concorrer nessa modalidade disputa as vagas somente com outras pessoas de mesmo perfil. No caso, o sistema selecionará os que alcançarem as melhores notas entre eles.
Além disso, só pode participar do programa quem nunca concluiu um curso no Ensino Superior, com exceção dos professores da rede pública.
Leia também | Financiamento de faculdade: como funciona e como solicitar
As inscrições ao ProUni devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do programa. É necessário que o candidato insira o número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem e preencha as informações solicitadas. Em seguida, é possível escolher até duas opções de curso, instituição e turno, entre as disponíveis no sistema. Todo esse procedimento é gratuito.
Quem for selecionado precisa apresentar uma série de documentos à faculdade escolhida. Por exemplo:
Os selecionados também devem renovar a bolsa ProUni ao fim de cada semestre, de forma a atestar se a situação econômica continua sendo a declarada no momento da matrícula.
Não há mistério para entender como funciona ProUni. Depois de conseguir a bolsa, o importante é focar nos estudos e aproveitar a oportunidade. No dia a dia, o aplicativo da Serasa ajuda na organização e no planejamento financeiro.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!
Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:
Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.
Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.
Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.
Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.
Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.
Data de publicação 3 de outubro de 202421 minutos de leitura
Data de publicação 3 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 30 de setembro de 20247 minutos de leitura