Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Negociar Dividas Fies

Como negociar dívidas do FIES com desconto

Projeto de Lei permite que estudantes inadimplentes negociem dívidas do FIES. É uma espécie de “Desenrola” do FIES, com descontos que podem chegar a 99%.

Publicado em: 3 de novembro de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

homem com o logo do fies aberto no celular

No dia 1º de novembro de 2023, foi sancionado pelo presidente da República o Projeto de Lei nº 4172, que altera a Lei nº 10.260 de 2001 (Lei do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES) e dá outras providências.

A alteração é muito significativa para quem tem dívidas do FIES e representa uma espécie de programa “Desenrola do FIES”, estimulando o pagamento de dívidas contraídas para cursar o ensino superior.

Desde 7 de novembro de 2023, estudantes e formados com dívidas com o FIES já podem renegociar os débitos com condições especiais na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

O que é o FIES

Criado pelo Governo Federal em 2004, o FIES é um programa de financiamento estudantil para auxiliar universitários de baixa renda a pagar as mensalidades (total ou parcial) de alunos em instituições particulares de ensino superior. A dívida é quitada pelo estudante após um prazo de carência. 

O Fundo Garantidor do FIES é abastecido tanto pelo Governo Federal como pelas instituições de ensino. Segundo o Ministério da Educação, existe 1,2 milhão de contratos inadimplentes no país, com saldo devedor total que chega a R$54 bilhões.

Período da dívida

O Projeto de Lei sancionado cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do FIES celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023.

Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%. 

À vista ou parcelado

O estudante beneficiário que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:  

  • ●     Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento). Ficam mantidas as demais condições do contrato (condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato). 

  • ●     Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 


  • ●     Estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior: desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

Negociações de dívidas FIES na Caixa e no Banco do Brasil

Desde 7 de novembro de 2023, estudantes e ex-estudantes com dívidas no FIES já podem negociar os débitos. Confira o passo a passo.

Pela Caixa Econômica Federal

Pelo SIFESWEB via navegador de internet

  1. Acesse http://sifesweb.caixa.gov.br e faça login na aplicação.

  2. Acesse o menu “Contrato FIES>Renegociação>Renegociação 2023”.

  3. Serão apresentadas as opções de renegociação para o seu contrato.

  4. Selecione o tipo de renegociação desejada e confirme o prazo.

  5. Serão apresentados os dados cadastrais. Confirme os dados em tela ou atualize se necessário.

  6. O sistema apresentará o Termo de Adesão e, após a confirmação, será possível emitir o boleto de entrada para impressão.

Pelo app FIES CAIXA

  1. Baixe o aplicativo na loja do sistema operacional do seu celular. Se for Android, acesse a Play Store; se for IOS, acesse a Apple Store.

  2. Abra o app e faça login.

  3. Selecione a opção Renegociação 2023.

  4. Serão apresentadas as opções de renegociação para o seu contrato.

  5. Selecione o tipo de renegociação desejada e confirme o prazo.

  6. Serão apresentados os dados cadastrais, confirme os dados em tela ou atualize se necessário.

  7. O sistema apresentará o Termo de Adesão após e, após a confirmação, será possível emitir o boleto de entrada para impressão. Atenção: a opção de renegociação em 150 parcelas para contratos com fiador estará disponível apenas pelo SIFESWEB.

Agência CAIXA

  1. Compareça a qualquer Agência CAIXA e solicite fazer a Renegociação FIES 2023, com a documentação pessoal.

  2. O funcionário da CAIXA vai verificar se seu contrato está apto para renegociação, dará as orientações pertinentes e fará a renegociação conforme a opção desejada.

  3. Assine o Termo de Adesão e receba o boleto para pagamento.

Pelo Banco do Brasil

Pelo app Banco do Brasil

  1. Acesse o app do BB, opção “Solução de dívidas”.

  2. Depois, clique em “Renegociação FIES”.

  3. Selecione “Renegociar parcelas”.

  4. Será possível analisar e simular as condições de parcelamento antes de fazer a opção, assinar eletronicamente o termo e efetuar o pagamento do boleto de entrada. 

Agência Banco do Brasil

  1. Compareça a qualquer agência do Banco do Brasil e solicite fazer a Renegociação FIES 2023, com a documentação pessoal.

Os estudantes interessados em fazer a opção de parcelamento em até 150 meses, cujo contrato tem fiador(es), poderão aderir à renegociação somente nas agências, acompanhado do(s) fiador(es). 

Feirão Serasa Limpa Nome: oportunidade para renegociar outras dívidas

E por falar em renegociação de dívidas, a Serasa organiza todos os anos o Feirão Serasa Limpa Nome. Em 2023 o evento vai de 30 de outubro a 30 de novembro e funciona 24 horas nos canais oficiais da empresa e presencialmente, em algumas regiões do Brasil.

Os consumidores poderão participar do mutirão promovido pela Serasa de diversas formas:

  • ●     em tendas e postos de atendimento físicos em 5 cidades brasileiras (Campinas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo);
  • ●     em uma das mais de 6.000 agências dos Correios espalhadas pelo país;
  • ●     sem sair de casa, de forma 100% online no site ou aplicativo da Serasa.

Confira as principais vantagens de negociar no Feirão Serasa Limpa Nome.

  • ●     Mais de 500 empresas participantes, um recorde da história do Feirão Limpa Nome. 
  • ●     Entre as novas parcerias, estão empresas do ramo de energia elétrica, como Enel SP, Light (RJ), Neoenergia e outras. É uma excelente oportunidade para negociar dívidas e contas de luz atrasadas. 
  • ●     Os descontos podem chegar a 99%. 
  • ●     Opções de parcelamento que podem chegar a até 72 vezes.  
  • ●     Possibilidade de pagamento por boleto ou Pix (opção que, em caso de dívida negativada, tira a restrição na hora – sujeito à disponibilidade da empresa parceira). 
  • ●     Atendimento presencial nas tendas do Feirão Limpa Nome em Campinas (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Moradores de outras localidades podem consultar e negociar as ofertas em uma das mais de 6.000 agências dos Correios espalhadas pelo país. 
  • ●     Empresas participantes do Programa Desenrola Brasil ofertarão os mesmos descontos no Feirão Serasa Limpa Nome 2023 para pagamento à vista. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.21 de 5

Artigos relacionados