Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regulariz...
Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regularizar débitosData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 3 de novembro de 2023
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
No dia 1º de novembro de 2023, foi sancionado pelo presidente da República o Projeto de Lei nº 4172, que altera a Lei nº 10.260 de 2001 (Lei do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES) e dá outras providências.
A alteração é muito significativa para quem tem dívidas do FIES e representa uma espécie de programa “Desenrola do FIES”, estimulando o pagamento de dívidas contraídas para cursar o ensino superior.
Desde 7 de novembro de 2023, estudantes e formados com dívidas com o FIES já podem renegociar os débitos com condições especiais na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Criado pelo Governo Federal em 2004, o FIES é um programa de financiamento estudantil para auxiliar universitários de baixa renda a pagar as mensalidades (total ou parcial) de alunos em instituições particulares de ensino superior. A dívida é quitada pelo estudante após um prazo de carência.
O Fundo Garantidor do FIES é abastecido tanto pelo Governo Federal como pelas instituições de ensino. Segundo o Ministério da Educação, existe 1,2 milhão de contratos inadimplentes no país, com saldo devedor total que chega a R$54 bilhões.
O Projeto de Lei sancionado cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do FIES celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023.
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
O estudante beneficiário que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:
Desde 7 de novembro de 2023, estudantes e ex-estudantes com dívidas no FIES já podem negociar os débitos. Confira o passo a passo.
Acesse http://sifesweb.caixa.gov.br e faça login na aplicação.
Acesse o menu “Contrato FIES>Renegociação>Renegociação 2023”.
Serão apresentadas as opções de renegociação para o seu contrato.
Selecione o tipo de renegociação desejada e confirme o prazo.
Serão apresentados os dados cadastrais. Confirme os dados em tela ou atualize se necessário.
O sistema apresentará o Termo de Adesão e, após a confirmação, será possível emitir o boleto de entrada para impressão.
Baixe o aplicativo na loja do sistema operacional do seu celular. Se for Android, acesse a Play Store; se for IOS, acesse a Apple Store.
Abra o app e faça login.
Selecione a opção Renegociação 2023.
Serão apresentadas as opções de renegociação para o seu contrato.
Selecione o tipo de renegociação desejada e confirme o prazo.
Serão apresentados os dados cadastrais, confirme os dados em tela ou atualize se necessário.
O sistema apresentará o Termo de Adesão após e, após a confirmação, será possível emitir o boleto de entrada para impressão. Atenção: a opção de renegociação em 150 parcelas para contratos com fiador estará disponível apenas pelo SIFESWEB.
Compareça a qualquer Agência CAIXA e solicite fazer a Renegociação FIES 2023, com a documentação pessoal.
O funcionário da CAIXA vai verificar se seu contrato está apto para renegociação, dará as orientações pertinentes e fará a renegociação conforme a opção desejada.
Assine o Termo de Adesão e receba o boleto para pagamento.
Acesse o app do BB, opção “Solução de dívidas”.
Depois, clique em “Renegociação FIES”.
Selecione “Renegociar parcelas”.
Será possível analisar e simular as condições de parcelamento antes de fazer a opção, assinar eletronicamente o termo e efetuar o pagamento do boleto de entrada.
Compareça a qualquer agência do Banco do Brasil e solicite fazer a Renegociação FIES 2023, com a documentação pessoal.
Os estudantes interessados em fazer a opção de parcelamento em até 150 meses, cujo contrato tem fiador(es), poderão aderir à renegociação somente nas agências, acompanhado do(s) fiador(es).
E por falar em renegociação de dívidas, a Serasa organiza todos os anos o Feirão Serasa Limpa Nome. Em 2023 o evento vai de 30 de outubro a 30 de novembro e funciona 24 horas nos canais oficiais da empresa e presencialmente, em algumas regiões do Brasil.
Os consumidores poderão participar do mutirão promovido pela Serasa de diversas formas:
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura