A importância da adimplência e os seus benefícios
A importância da adimplência e os seus benefíciosData de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 3 de novembro de 2023
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
No dia 1º de novembro de 2023, foi sancionado pelo presidente da República o Projeto de Lei nº 4172, que altera a Lei nº 10.260 de 2001 (Lei do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES) e dá outras providências.
A alteração é muito significativa para quem tem dívidas do FIES e representa uma espécie de programa “Desenrola do FIES”, estimulando o pagamento de dívidas contraídas para cursar o ensino superior.
Desde 7 de novembro de 2023, estudantes e formados com dívidas com o FIES já podem renegociar os débitos com condições especiais na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Criado pelo Governo Federal em 2004, o FIES é um programa de financiamento estudantil para auxiliar universitários de baixa renda a pagar as mensalidades (total ou parcial) de alunos em instituições particulares de ensino superior. A dívida é quitada pelo estudante após um prazo de carência.
O Fundo Garantidor do FIES é abastecido tanto pelo Governo Federal como pelas instituições de ensino. Segundo o Ministério da Educação, existe 1,2 milhão de contratos inadimplentes no país, com saldo devedor total que chega a R$54 bilhões.
O Projeto de Lei sancionado cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do FIES celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023.
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
O estudante beneficiário que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:
Desde 7 de novembro de 2023, estudantes e ex-estudantes com dívidas no FIES já podem negociar os débitos. Confira o passo a passo.
Acesse http://sifesweb.caixa.gov.br e faça login na aplicação.
Acesse o menu “Contrato FIES>Renegociação>Renegociação 2023”.
Serão apresentadas as opções de renegociação para o seu contrato.
Selecione o tipo de renegociação desejada e confirme o prazo.
Serão apresentados os dados cadastrais. Confirme os dados em tela ou atualize se necessário.
O sistema apresentará o Termo de Adesão e, após a confirmação, será possível emitir o boleto de entrada para impressão.
Baixe o aplicativo na loja do sistema operacional do seu celular. Se for Android, acesse a Play Store; se for IOS, acesse a Apple Store.
Abra o app e faça login.
Selecione a opção Renegociação 2023.
Serão apresentadas as opções de renegociação para o seu contrato.
Selecione o tipo de renegociação desejada e confirme o prazo.
Serão apresentados os dados cadastrais, confirme os dados em tela ou atualize se necessário.
O sistema apresentará o Termo de Adesão após e, após a confirmação, será possível emitir o boleto de entrada para impressão. Atenção: a opção de renegociação em 150 parcelas para contratos com fiador estará disponível apenas pelo SIFESWEB.
Compareça a qualquer Agência CAIXA e solicite fazer a Renegociação FIES 2023, com a documentação pessoal.
O funcionário da CAIXA vai verificar se seu contrato está apto para renegociação, dará as orientações pertinentes e fará a renegociação conforme a opção desejada.
Assine o Termo de Adesão e receba o boleto para pagamento.
Acesse o app do BB, opção “Solução de dívidas”.
Depois, clique em “Renegociação FIES”.
Selecione “Renegociar parcelas”.
Será possível analisar e simular as condições de parcelamento antes de fazer a opção, assinar eletronicamente o termo e efetuar o pagamento do boleto de entrada.
Compareça a qualquer agência do Banco do Brasil e solicite fazer a Renegociação FIES 2023, com a documentação pessoal.
Os estudantes interessados em fazer a opção de parcelamento em até 150 meses, cujo contrato tem fiador(es), poderão aderir à renegociação somente nas agências, acompanhado do(s) fiador(es).
E por falar em renegociação de dívidas, a Serasa organiza todos os anos o Feirão Serasa Limpa Nome. Em 2023 o evento vai de 30 de outubro a 30 de novembro e funciona 24 horas nos canais oficiais da empresa e presencialmente, em algumas regiões do Brasil.
Os consumidores poderão participar do mutirão promovido pela Serasa de diversas formas:
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 202410 minutos de leitura