O que é o empréstimo com garantia? Conheça tipos e vantagens

Saiba tudo sobre empréstimo com garantia: o que é, como funciona, tipos, principais vantagens e como solicitar o seu.

conversando notebook contato


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 26 de outubro de 2022

O empréstimo com garantia é uma das modalidades de crédito que oferecem as menores taxas de juros do mercado, justamente porque o contratante empenha um bem (casa, carro ou até mesmo o próprio salário) como garantia de quitação da dívida.  

Com o bem atrelado ao empréstimo fica mais seguro para a instituição financeira conceder o crédito, fazendo com que os juros sejam menores que os aplicados em empréstimos pessoais, por exemplo. 

O empréstimo como garantia traz diversas modalidades e vantagens, mas também cuidados a se tomar.   

Assista | Serasa Responde: Empréstimo com garantia - Serasa Ensina 

O que é empréstimo como garantia e quem pode solicitar

A diferença do empréstimo com garantia para outras modalidades está no fato de ofertar quantias elevadas, com prazo maior para pagamento e taxas de juros mais baixas, em geral. 

Assista | Empréstimo com antecipação do FGTS - Serasa Ensina 

Cada instituição financeira tem regras próprias sobre quem pode solicitar o empréstimo com garantia e quais as condições dos bens (ano do automóvel, por exemplo, se é aceita moto ou não, se o bem precisa estar quitado ou se pode ainda estar financiado). Em geral, porém, os documentos necessários para fazer esse tipo de empréstimo são: 

• RG e CPF ou CNH (do casal); 

• se o solicitante for solteiro, certidão de nascimento; 

• se for casado, certidão de casamento (se for casamento em comunhão universal ou total de bens, deverá ser apresentada certidão de registro do pacto antenupcial (devidamente averbada no cartório de imóveis); 

• se separado/divorciado ou viúvo, certidão de casamento com averbação da atual situação; 

• comprovante de residência atualizado (mês vigente/água, luz ou telefone fixo). 

• comprovante de renda como holerites (contracheques) recentes (a empresa pode pedir mais ou menos extratos bancários). 

• documentos do imóvel (matrícula do imóvel, capa de IPTU, declaração negativa de débitos) e documentos do carro ou da moto (CRV ou DUT Documento em nome do proprietário, modelo do carro, ano de fabricação, entre outros). 

Seis vantagens do empréstimo com garantia

Taxa de juros menor que as oferecidas em outras modalidades de empréstimo. 

• Contratação simples e prática

• Probabilidade de o cliente ser aprovado na análise de crédito maior, já que existe um bem que garante o pagamento da dívida. 

• Fato de poder continuar utilizando o bem colocado como garantia do empréstimo: o consumidor continua morando na sua casa, continua dirigindo seu carro. 

• O dinheiro liberado não precisa ser utilizado para adquirir algo específico, como acontece com financiamentos, por exemplo. Isso significa que, se um cliente desejar um empréstimo com garantia para trocar dívidas altas por apenas uma com juros menores, essa linha de crédito é uma boa alternativa. 

• O valor liberado é proporcional ao bem colocado como garantia. No geral, as instituições financeiras liberam até metade do valor do bem disponibilizado como garantia. 

Cuidados a serem tomados

O maior cuidado que um cliente deve ter ao contratar este tipo de crédito é calcular direitinho se a parcela cabe no orçamento. Afinal, se atrasar o pagamento ou deixar de pagar o empréstimo em algum momento a instituição financeira poderá protestar o nome do devedor e solicitar que o contrato seja executado, resultando na perda do bem.  

Leia também | Empréstimo com garantia de veículo. 10 fatos! 

Modalidades de empréstimo com garantia

São quatro os tipos de bens que podem ser transferidos em confiança às instituições financeiras: 

Empréstimo com garantia de automóvel ou moto  

O empréstimo com garantia de veículo, também chamado de refinanciamento de carro ou refinanciamento de veículo (já que motos também são aceitas), é um dos mais populares. Isso porque: 

• muitos brasileiros são proprietários de veículos; 

• o veículo pode continuar sendo utilizado, mesmo alienado à instituição financeira; 

• o carro ou a moto não precisam ser novos para ser usados como garantia (algumas instituições aceitam carros com 15 anos de uso). 

Leia também | Empréstimo com garantia de veículo rápido e 100% online 

Empréstimo com garantia de imóvel  

Quem possui casa própria pode solicitar empréstimo com imóvel de garantia. Até mesmo se a propriedade estiver financiada ela poderá ser utilizada para esse fim, desde que até 60% do valor do bem já esteja quitado.  

Como as regras mudam de instituição para instituição, é preciso ler todas as informações antes de assinar qualquer contrato e entender bem antes de disponibilizar o imóvel como garantia numa operação de empréstimo.  

Leia também | Conheça o empréstimo com garantia de imóvel 

Empréstimo com antecipação do FGTS 

A diferença desse empréstimo é que a modalidade não exige um bem físico que garanta o pagamento das parcelas. A garantia é o próprio FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do trabalhador. Ele é chamado também apenas de “empréstimo FGTS”, crédito que permite ao trabalhador antecipar até sete anos do Saque-Aniversário. Por isso também é conhecido como empréstimo com antecipação de FGTS.  

Pelo Serasa Crédito é possível encontrar ofertas de empréstimo com antecipação do FGTS com uma das melhores taxas do mercado, a partir de 1,49%. Que tal fazer uma simulação?  

Leia também | Como fazer empréstimo FGTS com o Banco Pan? 

empréstimo com garantia de veículo 

empréstimo com garantia de imóvel  

empréstimo com antecipação do FGTS 

Como contratar empréstimo com garantia

O Serasa Crédito pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para cada bolso, mantendo parceria com diversas instituições financeiras que oferecem modalidades de empréstimo. É simples e prático fazer a simulação e contratação de empréstimo: 

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e gratuito.Elaine  

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

4. Confira e compare opções 

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Escolha o cartão e finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o melhor cartão para você. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito