Quando vale a pena fazer um empréstimo com garantia do celular?

Saiba o que é e como funciona o empréstimo com garantia do celular e entenda quando vale a pena contratar esse tipo de crédito.

mulher e homem conversando sobre algo


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 30 de janeiro de 2023

O empréstimo com garantia do celular é uma opção para quem deseja crédito e não possui outros bens para usar como garantia. Quer conhecer melhor como funciona esse tipo de empréstimo e ainda descobrir quando vale a pena contratá-lo? Continue a leitura.  

Leia também | O que é microcrédito? Como funciona?  

O que é o empréstimo com garantia do celular

É uma linha de crédito destinada a quem quer contratar um empréstimo de baixo valor, pagando juros normalmente menores que os aplicados em outras modalidades, como empréstimo pessoal, rotativo do cartão, cheque especial, por exemplo.  

Atende inclusive quem está com restrições no nome. Isso porque quando um bem (no caso o celular) é colocado como garantia do pagamento da dívida, o credor corre menos risco de inadimplência.  

É por isso que o empréstimo com garantia de carro ou de casa, e mais recentemente de celular e até mesmo de salário, é conhecido como uma das linhas de crédito mais saudáveis que existem no mercado. Quem paga em dia as parcelas, continua usufruindo do bem normalmente e só terá algum problema se deixar de pagar o empréstimo.   

Leia também | Empréstimo com garantia de celular: tudo o que você precisa saber 

Como funciona o empréstimo com garantia do celular?

Objetivamente, o empréstimo com garantia do celular funciona assim: ao fazer sua contratação, é instalado no aparelho um aplicativo que permite que o banco bloqueie o celular em caso de falta de pagamento do empréstimo.  

Assim, o telefone só volta a funcionar depois do pagamento da dívida. Este procedimento é autorizado pelo Banco Central e não oferece nenhum risco para os dados do seu aparelho. 

Como o celular é um bem de “baixo valor”, comparado a uma casa ou a um carro, o empréstimo com garantia do aparelho geralmente oferece créditos mais baixos. Os valores costumam variar de R$200 a R$10.000.  

Leia também | Empréstimo com garantia de celular: tudo o que você precisa saber 

Como é feita a avaliação do celular para o empréstimo com garantia?

Normalmente, a avaliação do celular é feita de forma online. O cliente precisa apenas responder a uma série de perguntas para verificar os componentes do aparelho, como bateria, som, câmera, microfone, entre outros itens.  

Além disso, é necessário enviar fotos do aparelho para análise de arranhões ou riscos no telefone. 

Assista | Serasa Responde: Empréstimo com garantia - Serasa Ensina

Quais aparelhos são aceitos como garantia do empréstimo?

Nem todos os aparelhos celulares são aceitos no empréstimo com garantia do celular. Mas a boa notícia é que boa parte deles estão elegíveis. Estima-se que cerca de 80% dos celulares com sistema operacional Android estão liberados para a ação já que eles são mais fáceis de bloquear caso o cliente não pague as prestações do empréstimo. 

Cada instituição financeira possui sua própria lista de aparelhos aceitos. Para ter certeza se o seu faz parte, é preciso consultar diretamente o banco.  

Leia também | Previna-se de fraudes e golpes financeiros 

Quem pode solicitar um empréstimo com garantia do celular?

Para fazer um empréstimo com garantia do celular basta:

  • ser maior de 18 anos; 

  • ter conta corrente em algum banco; 

  • comprovar renda de pelo menos um salário-mínimo; 

  • possuir um celular em bom funcionamento que seja aceito como garantia pela instituição que irá conceder o crédito. 

Afinal, quando vale a pena fazer empréstimo com garantia do celular?

Contratar qualquer modalidade de crédito é uma decisão muito séria, que precisa ser bem analisada. Para saber se vale a pena ou não apostar no empréstimo com garantia de celular, uma boa ideia é avaliar as vantagens e as desvantagens da operação.  

Fizemos uma lista dos prós e contras do empréstimo com garantia do celular. Confira:  

Principais vantagens do empréstimo com garantia de celular:

  • Pouca burocracia, o dinheiro entra rapidamente na sua conta; 

  • Contratação prática, feita pela internet; 

  • É seguro; 

  • Alta taxa de aprovação de crédito, até mesmo para negativados e pessoas com score baixo.  

Principais desvantagens de empréstimo com garantia de celular:

  • Limite de crédito baixo e pode ser insuficiente, dependendo da sua necessidade; 

  • Se não pagar a dívida, seu celular é bloqueado; 

  • Não aceita todos os modelos de celulares;  

  • Taxas são mais altas. 

Contratar um empréstimo com garantia do celular vale a pena quando o Custo Efetivo Total do crédito, que engloba as taxas de juros e todos os encargos envolvidos na operação, não for muito alto. 

É muito válido também quando se está negativado, já que este empréstimo é liberado também para quem está nessa situação. Assim, é possível utilizar o crédito para quitar as dívidas antigas e limpar o nome, por exemplo.  

E, por fim, quem está em busca de crédito com juros mais baixos e aprovação facilitada, sem grandes burocracias, também pode encontrar no empréstimo com garantia do celular um bom aliado.  

O importante é lembrar que, caso atrase o pagamento ou deixe de pagar as parcelas, o celular ficará bloqueado, ok?  

Como contratar um empréstimo com garantia do celular?

Para contratar o empréstimo com garantia de celular é preciso selecionar uma instituição financeira de confiança e fazer a solicitação. Ao fazer a busca por empresas que oferecem este tipo de crédito, é fundamental ter muito cuidado para não cair em golpes. 

Leia também | Golpe do empréstimo: tipos mais comuns e como se prevenir 

Além do empréstimo com garantia do celular: como contratar crédito pela internet?

Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita. 

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF ou CNPJ. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

  2. Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

  4. Confira e compare opções Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

  5. Finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

E agora, já sabe o que é e quando vale a pena fazer um empréstimo com garantia do celular? Esperamos que sim! Então, aproveite para fazer sua simulação agora mesmo. Até a próxima.