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O que é sinistro: entenda este conceito

Conhecer o conceito de sinistro e como lidar quando ele ocorre é fundamental para se beneficiar dos seguros.

Atualizado em: 17 de setembro de 2025

Categoria CréditoTempo de leitura: 7 minutos

Texto de: Time Serasa

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Antes de contratar qualquer tipo de seguro, é importante entender o que é sinistro. Dentro da linguagem das seguradoras, um sinistro é a ocorrência de um evento previsto na apólice do plano de proteção. 

Por exemplo: se uma casa tiver seguro residencial para cobertura de incêndio, um episódio desta natureza será chamado de sinistro. Ou seja, é a ocorrência do sinistro que irá gerar a necessidade de usar o seguro e receber a indenização correspondente. 

A cobertura varia de acordo com a apólice. Por isso, é importante ler atentamente as condições gerais para entender os eventos cobertos. Confira a seguir quais os principais tipos de sinistro e como acionar a companhia de seguros quando necessário

Assista | Seguro prestamista: o que é e como funciona

O que é um sinistro?

Um sinistro se refere a um evento ou ocorrência que está previsto na apólice de seguro e que ocasiona danos, perdas ou prejuízos ao bem ou à pessoa segurada – em qualquer tipo de proteção. De acordo com a cartilha da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), “um sinistro representa a ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro”. 

Apesar da expressão transmitir um significado negativo, o sinistro não trata apenas de eventos grande gravidade. Se um veículo tiver a lataria riscada por queda de granizo, por exemplo, isso também será considerado um sinistro se estiver coberto pelo seguro.   

Vale lembrar que, para a lei de trânsito, a palavra sinistro também é sinônimo de acidente (tenha ou não cobertura de seguro privado). Em 2023, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) substitui o termo “acidentes de trânsito” por “sinistros de trânsito”. 

Leia também | Como escolher seguro auto sem medo

Qual a diferença entre um sinistro parcial e um sinistro integral?

O sinistro pode ser classificado em:  

  • ● Parcial: quando o dano é menor e o bem pode ser reparado. Nestes casos, a seguradora geralmente arca apenas com uma parte do valor do bem ou do reparo. O valor máximo costuma estar determinado na apólice.  
  • ● Integral/total: ocorre quando o dano é muito grande e o bem não pode ser recuperado – um exemplo é a perda total do carro depois de um acidente grave. Neste caso, a seguradora arca com o valor total da indenização.

Quais são os tipos de sinistros?

Esse termo é usado em de várias categorias. Para cada uma, o sinistro irá representar eventos diferentes. Os tipos mais comuns de sinistros são:

Seguro de vida

  • ● Morte natural ou acidental. 
  • ● Acidente que causa invalidez (permanente ou parcial).  
  • ● Doenças graves como câncer ou acidente vascular cerebral (AVC).

Seguro residencial

  • ● Problemas por fenômenos naturais, como vendaval, enchentes, chuva forte ou raio.  
  • ● Danos causados por incêndio, explosão, problemas elétricos ou de encanamento. 
  • ● Outros incidentes imprevisíveis, como danos por água ou impacto de veículos. 
  • ● Roubos, furtos e arrombamentos.

Seguro veicular

  • ● Acidentes de trânsito (colisão, capotamento, atropelamento).  
  • ● Roubo ou furto do automóvel. 
  • ● Danos causados por terceiros. 
  • ● Desastres naturais, como granizo ou enxurrada.

Seguro de viagem

  • ● Perda ou extravio de bagagem. 
  • ● Atraso do voo.  
  • ● Cancelamento da viagem. 
  • ● Despesas médicas e hospitalares. 
  • ● Assistência odontológica. 
  • ● Morte acidental.

Como acionar a seguradora e abrir o sinistro?

É responsabilidade do segurado comunicar a ocorrência de um sinistro à seguradora, logo que ele tiver conhecimento do evento. O processo de sinistro pode variar entre as seguradoras, mas, de modo geral, segue as seguintes etapas: 

  • ● Comunicação do sinistro 

O segurado deve informar à seguradora o que ocorreu, o mais rápido possível. Isso pode ser feito por telefone, aplicativo ou site da seguradora. 

  • ● Registro e abertura do processo 

A seguradora registra as informações iniciais e abre formalmente o processo de sinistro. 

  • ● Envio de documentação 

O segurado fornece documentos que comprovem o sinistro, como boletins de ocorrência, fotos, laudos médicos, entre outros. A etapa de documentação pode ocorrer durante a comunicação do sinistro, a depender da seguradora e do meio de comunicação. 

  • ● Análise e avaliação 

A seguradora analisa a documentação. Se necessário, ela pode enviar um técnico ou perito para avaliar os danos de forma mais precisa. 

  • ● Decisão sobre a cobertura 

Com base na análise realizada, a seguradora decide se o sinistro será coberto pela apólice. 

  • ● Cálculo da indenização 

Se aprovado, a seguradora calcula o valor da indenização conforme as condições da apólice. 

  • ● Pagamento ou reparo 

A seguradora efetua o pagamento da indenização ou autoriza os reparos necessários. Depois desta etapa, o processo de sinistro é encerrado. 

Leia também | Como pagar seguro atrasado

Passo a passo: o que fazer ao enfrentar um sinistro

Ao enfrentar um sinistro é importante agir de forma rápida, organizada e, se possível, calma. Os passos recomendados são:

  1. Priorize a segurança: em caso de acidente ou emergência, priorize sua segurança e das pessoas envolvidas. Se necessário, chame o serviço de emergência.

  2. Documente o ocorrido: tire fotos e faça vídeos dos danos. Anote informações relevantes, como data, hora e local. 

  3. Chame as autoridades: em caso de acidente de trânsito, roubo ou outros crimes, acione a polícia e registre um boletim de ocorrência. 

  4. Notifique a seguradora: informe à seguradora sobre o sinistro o mais rápido possível, dentro de 24 a 48 horas.

  5. Colete informações: em caso de acidentes com terceiros, peça os dados de contato e do seguro das outras partes envolvidas.

  6. Preserve evidências: não descarte itens danificados e nem faça reparos antes da avaliação da seguradora, a menos que seja necessário.

  7. Reúna documentos: junte todos os documentos relevantes para apresentar à seguradora, como apólice de seguro, registros médicos, notas fiscais, entre outros. 

  8. Acompanhe o processo do sinistro: mantenha contato regular com a seguradora e forneça qualquer informação adicional que solicitarem.

  9. Considere ter assistência profissional: em casos complexos, pode ser útil consultar um advogado especialista em seguros.

Quais os documentos necessários em caso de sinistro?

Cada tipo de sinistro irá exigir diferentes comprovantes. Normalmente, a lista de documentos necessários é solicitada pela seguradora após a abertura do sinistro, e eles podem ser enviados de forma online. 

Se for um sinistro de acidente veicular, por exemplo, considere em geral os seguintes documentos: 

  • ● Documento de identificação. 
  • ● Documento do carro e carteira de habilitação
  • ● Boletim de ocorrência. 
  • ● Prontuário médico (se houve atendimento).

Assistências e seguros Serasa: suporte eficiente em casos de sinistro

A Serasa oferece diversos seguros e assistências. A assistência para automóveis, por exemplo, tem suporte 24 horas para reboque após sinistros. Já a proteção para residência cobre desde eventos como danos por raio até desentupimento da tubulação. Conheça todas as opções e escolha a mais acessível para o seu bolso.

Perguntas frequentes sobre o que é sinistro

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