Guia Serasa para empréstimo pessoal descomplicado
Guia Serasa para empréstimo pessoal descomplicadoData de publicação 23 de setembro de 202514 minutos de leitura
Atualizado em: 17 de setembro de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Antes de contratar qualquer tipo de seguro, é importante entender o que é sinistro. Dentro da linguagem das seguradoras, um sinistro é a ocorrência de um evento previsto na apólice do plano de proteção.
Por exemplo: se uma casa tiver seguro residencial para cobertura de incêndio, um episódio desta natureza será chamado de sinistro. Ou seja, é a ocorrência do sinistro que irá gerar a necessidade de usar o seguro e receber a indenização correspondente.
A cobertura varia de acordo com a apólice. Por isso, é importante ler atentamente as condições gerais para entender os eventos cobertos. Confira a seguir quais os principais tipos de sinistro e como acionar a companhia de seguros quando necessário
Um sinistro se refere a um evento ou ocorrência que está previsto na apólice de seguro e que ocasiona danos, perdas ou prejuízos ao bem ou à pessoa segurada – em qualquer tipo de proteção. De acordo com a cartilha da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), “um sinistro representa a ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro”.
Apesar da expressão transmitir um significado negativo, o sinistro não trata apenas de eventos grande gravidade. Se um veículo tiver a lataria riscada por queda de granizo, por exemplo, isso também será considerado um sinistro se estiver coberto pelo seguro.
Vale lembrar que, para a lei de trânsito, a palavra sinistro também é sinônimo de acidente (tenha ou não cobertura de seguro privado). Em 2023, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) substitui o termo “acidentes de trânsito” por “sinistros de trânsito”.
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O sinistro pode ser classificado em:
Esse termo é usado em de várias categorias. Para cada uma, o sinistro irá representar eventos diferentes. Os tipos mais comuns de sinistros são:
É responsabilidade do segurado comunicar a ocorrência de um sinistro à seguradora, logo que ele tiver conhecimento do evento. O processo de sinistro pode variar entre as seguradoras, mas, de modo geral, segue as seguintes etapas:
O segurado deve informar à seguradora o que ocorreu, o mais rápido possível. Isso pode ser feito por telefone, aplicativo ou site da seguradora.
A seguradora registra as informações iniciais e abre formalmente o processo de sinistro.
O segurado fornece documentos que comprovem o sinistro, como boletins de ocorrência, fotos, laudos médicos, entre outros. A etapa de documentação pode ocorrer durante a comunicação do sinistro, a depender da seguradora e do meio de comunicação.
A seguradora analisa a documentação. Se necessário, ela pode enviar um técnico ou perito para avaliar os danos de forma mais precisa.
Com base na análise realizada, a seguradora decide se o sinistro será coberto pela apólice.
Se aprovado, a seguradora calcula o valor da indenização conforme as condições da apólice.
A seguradora efetua o pagamento da indenização ou autoriza os reparos necessários. Depois desta etapa, o processo de sinistro é encerrado.
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Ao enfrentar um sinistro é importante agir de forma rápida, organizada e, se possível, calma. Os passos recomendados são:
Priorize a segurança: em caso de acidente ou emergência, priorize sua segurança e das pessoas envolvidas. Se necessário, chame o serviço de emergência.
Documente o ocorrido: tire fotos e faça vídeos dos danos. Anote informações relevantes, como data, hora e local.
Chame as autoridades: em caso de acidente de trânsito, roubo ou outros crimes, acione a polícia e registre um boletim de ocorrência.
Notifique a seguradora: informe à seguradora sobre o sinistro o mais rápido possível, dentro de 24 a 48 horas.
Colete informações: em caso de acidentes com terceiros, peça os dados de contato e do seguro das outras partes envolvidas.
Preserve evidências: não descarte itens danificados e nem faça reparos antes da avaliação da seguradora, a menos que seja necessário.
Reúna documentos: junte todos os documentos relevantes para apresentar à seguradora, como apólice de seguro, registros médicos, notas fiscais, entre outros.
Acompanhe o processo do sinistro: mantenha contato regular com a seguradora e forneça qualquer informação adicional que solicitarem.
Considere ter assistência profissional: em casos complexos, pode ser útil consultar um advogado especialista em seguros.
Cada tipo de sinistro irá exigir diferentes comprovantes. Normalmente, a lista de documentos necessários é solicitada pela seguradora após a abertura do sinistro, e eles podem ser enviados de forma online.
Se for um sinistro de acidente veicular, por exemplo, considere em geral os seguintes documentos:
A Serasa oferece diversos seguros e assistências. A assistência para automóveis, por exemplo, tem suporte 24 horas para reboque após sinistros. Já a proteção para residência cobre desde eventos como danos por raio até desentupimento da tubulação. Conheça todas as opções e escolha a mais acessível para o seu bolso.
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