Empréstimo débito em conta: o que é e como funciona?

Saiba o que é e como funciona o empréstimo débito em conta e descubra se vale a pena solicitar esse tipo de crédito.

Homem conseguindo um empréstimo de débito em sua conta

Publicado em: 01 de setembro de 2022.

Sabe quando você tem um boleto de consumo, como conta de água por exemplo, e o coloca para ser pago todos os meses de forma automática, descontando diretamente da sua conta corrente? O empréstimo débito em conta funciona da mesma forma.

Quer entender melhor como funciona essa modalidade de crédito e se vale a pena contratar? Então, é só continuar a leitura.


O que é empréstimo débito em conta?

Essa é uma modalidade de crédito pessoal que se diferencia pela forma de pagamento: ela ocorre automaticamente, por meio de débito automático em conta corrente, e não por meio de parcelas via boleto.

Isso significa que mês a mês, até o fim do contrato, será retirado da conta corrente o valor correspondente à parcela da dívida no dia combinado para o vencimento.

E mais: o valor será descontado mesmo se você estiver no negativo e precisar entrar no cheque especial, caso o contrato autorize.

Leia também | O que é taxa de juros rotativo

Como funciona o empréstimo com débito em conta corrente para assalariado?

O funcionamento desse tipo de empréstimo segue a mesma lógica do crédito pessoal. A diferença realmente é a forma de cobrança da parcela, que é automática.

Por exemplo, se você tomar um empréstimo com débito na conta de R$ 2 mil reais para ser pago em oito parcelas de R$ 250, com vencimento todo dia 14, todos os meses, nesse dia determinado, o valor da parcela será retirado da sua conta sem você precisar autorizar novamente esse débito.

Alguns cuidados devem ser tomados. Principalmente no que se refere ao pagamento quando se está no vermelho. Entrar no cheque especial e ficar dias sem cobrir esse limite pode trazer uma dívida enorme.

Por outro lado, o desconto automático da parcela evita o esquecimento, o que ajuda você a não pagar juros em cima do seu empréstimo. Apenas cuidado para não entrar no cheque especial e pagar juros da mesma forma. Antes de pedir empréstimo, faça as contas e comprometa somente o que pode pagar.

Essa modalidade de crédito pessoal costuma estar disponível para um público grande e as regras variam de instituição para instituição. No geral, pode fazer empréstimo débito em conta quem possui emprego CLT, autônomos, aposentados do INSS, funcionários públicos, militares.

Leia também | Como parcelar boleto no cartão de crédito

 


Qual a diferença de empréstimo pessoal débito em conta, empréstimo consignado e empréstimo com débito em conta de luz?

Muitas pessoas acreditam que empréstimo com débito em conta para aposentados, por exemplo, é o mesmo que empréstimo consignado.

A confusão ocorre porque as duas modalidades de crédito descontam as parcelas de forma automática. No entanto, o consignado retira o valor da parcela do empréstimo diretamente do salário ou benefício, enquanto o empréstimo pessoal com débito em conta retira o pagamento da conta corrente.

O crédito consignado tem também regras específicas e mais vantagens em termos de taxas de juros e de comprometimento de renda do que o empréstimo com débito em conta. Aproveite para conhecer melhor como funciona o crédito consignado.  

O empréstimo debitado na conta de luz é completamente diferente. O empréstimo é cobrado na conta de consumo de energia. Assim, é preciso pagar o boleto de forma ativa (a não ser quando a conta de luz já está no débito automático).

Os valores liberados no empréstimo com débito em conta de luz não costumam ser altos, o limite é aproximadamente duas vezes o valor médio que você está acostumado a utilizar. E o grande benefício é que ele acaba sendo um empréstimo débito em conta para negativado também.

Nessa modalidade, o valor da parcela do empréstimo será somado ao valor do consumo de energia. Então, se algo acontecer e sua conta de luz aumentar muito, naquele mês você poderá ter dificuldades para pagar o empréstimo junto com a conta, e aí terá de arcar com os juros. Entenda melhor como funciona e como contratar empréstimo na conta de luz.

Como fazer empréstimo com débito em conta?

Quem tem interesse em contratar empréstimo com débito em conta, deve procurar a instituição de sua preferência e solicitar o crédito. De preferência aquela com a qual você já tem relacionamento. 

Você também pode fazer uma pesquisa direcionando para o estado em que você mora. Assim, caso resida em Minas Gerais, pode pesquisar na internet “empréstimo débito em conta para negativado MG”. Da mesma forma, se morar no Rio de Janeiro, busque “empréstimo débito em conta para negativado RJ”. Assim fica mais fácil encontrar as instituições que oferecem esse tipo de crédito na sua região.

O importante é conhecer as opções e tomar sempre cuidado com as ofertas que chegam até você espontaneamente. Uma boa ideia é verificar no Banco Central sempre as instituições autorizadas a oferecer empréstimo para evitar cair em golpes e fraudes. Também vale pesquisar em ferramentas como “Reclame Aqui” e descobrir a credibilidade dessas empresas.

Caso seu banco não ofereça esse tipo de crédito, existem alternativas de empréstimo barato tão vantajosas e práticas quanto o empréstimo com débito em conta: empréstimo com garantia de veículo ou imóvel, o próprio empréstimo consignado, empréstimo com antecipação de FGTS, entre outras.

Para ter mais segurança na contratação do seu empréstimo e a facilidade de pesquisar oportunidades e comparar taxas de uma só vez, utilize o Serasa Crédito. Confira!

Além do empréstimo débito em conta: como pesquisar outras ofertas?

Se você quiser conhecer e comparar outras opções de crédito, acesse o Serasa Crédito, plataforma que simula, pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para você. Tudo de forma online, rápida e segura.

Além de ser muito prático fazer a simulação do seu empréstimo, você ainda consegue contratar de forma 100% online. Veja como é simples e rápido:


  1. 1. Acesse o Serasa Crédito
  2. Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

 

  1. 2. Complete o seu perfil
  2. Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

 

  1. 3. Preencha as informações do empréstimo que deseja
  2. Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel.

 

  1. 4. Confira e compare opções
  2. Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.

 

Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão somadas ao valor do empréstimo.

 

  1. 5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação
  2. Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?

 

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito?

 

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo pessoal com débito em conta, aproveite para conhecer o simulador de crédito da Serasa. Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa! Até a próxima!