Simulador empréstimo Caixa: conheça este serviço da Serasa

Veja como descobrir se vale a pena o empréstimo com FGTS e entenda quando essa modalidade de crédito é vantajosa.
Homem entrando no site da caixa e conferindo o valor do seu FGTS para ver se não caiu em algum golpe


Atualizado em: 28 de março de 2022.

A pandemia da Covid-19 colocou muitos brasileiros numa situação financeira complicada. Com isso, aumentou, e muito, a busca por crédito. Assim, contar com um simulador emprestimo Caixa auxilia a tomada de decisão.

Empréstimo com antecipação FGTS

Uma das formas de empréstimo preferida pelos clientes que buscam crédito na Caixa Econômica Federal é o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho. Este fundo tem o objetivo de auxiliar o trabalhador que é demitido sem justa causa, mas também pode ser usado para fazer empréstimo consignado.

Isso é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal que, desde 2020, possibilita aos trabalhadores com carteira assinada antecipem o FGTS nessa modalidade de crédito pessoal.

Como se trata de um empréstimo com baixa taxa de juro, é essencial disseminar essa informação, principalmente num momento onde tantas pessoas estão precisando de dinheiro para recuperar o poder de compra.

Acontece que a pandemia trouxe diversos impactos para o bolso do brasileiro, de diferentes formas, não apenas relacionados a finanças, mas que acabam se estendendo a outros aspectos da vida.

Com relação ao aspecto financeiro, uma pesquisa feita pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, intitulada O Bolso dos Brasileiros 2021, trouxe que 38% das pessoas tiveram uma diminuição na renda.

Mais da metade dos entrevistados declararam que tiveram impactos emocionais negativos por conta da situação financeira. E diante desse cenário, o grupo mais afetado negativamente foi o das classes C, D e E, especialmente as mulheres.

Então, se você está neste cenário de inadimplência e entende que a tomada de crédito consciente é a melhor saída, este texto vai te ajudar a entender mais sobre o FGTS e te apresentar o simulador de empréstimo Caixa para entender se faz sentido para você. Boa leitura!

Como funciona empréstimo com FGTS?

Antes de mais nada, é importante você saber mais sobre o empréstimo FGTS. Para utilizar essa forma de empréstimo consignado, é necessário seguir as regras estabelecidas pela Lei 13.313/2016:

● O limite máximo do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário que o trabalhador recebe;
● O valor dos juros não pode ultrapassar 3,5% ao mês;
● Parcelamento em até 48 vezes;
● O valor máximo para empréstimo consignado usando o FGTS não pode ser maior que 10% do saldo disponível, mais os 40% da multa rescisória, em caso de demissão por justa causa.

Como solicitar?

A tomada de crédito poderá ser feita diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, uma vez que, de todas as instituições financeiras, a Caixa é a única autorizada pelo Banco Central a disponibilizar o empréstimo com antecipação do FGTS.

A Caixa é o único banco que aderiu a essa modalidade de consignável, pois ela possui um sistema que gerencia o fundo. Assim, quando o consumidor solicita o empréstimo, a Caixa sabe exatamente quanto o cliente tem e quais os riscos da operação.

É vantajoso solicitar empréstimo com antecipação do FGTS?

Se comparado com outros tipos de empréstimo pessoal, a antecipação do FGTS tem juros menores. Porém, em comparação com outras modalidades de consignado, a média de juros é 0,5% maior que as demais.

O empréstimo consignado é uma opção muito utilizada por aposentados e pensionistas, profissionais com carteira assinada e funcionários públicos, pois o desconto do valor da parcela é feito diretamente na folha de pagamento. Além disso, o consignado tem juros menores em relação às demais linhas de crédito, limite pré-estabelecido.

Então, se você precisa de um empréstimo para quitar algo mais caro, como os juros do consignado são menores, é uma boa alternativa usar essa opção. Mas se você quer adquirir um bem ou usar o dinheiro do empréstimo para projetos futuros, vale a pena considerar outros consignados convencionais.

Vale lembrar também que estar dentro das condições citadas acima, não significa que já irá automaticamente conseguir o dinheiro.

Mesmo nessa modalidade, quando você pedir um empréstimo, irá passar por uma análise de crédito. Isso é para saber se você está negativado ou não.

Simulador de empréstimo Caixa

Mas a dica de ouro deste texto é: não faça nenhum empréstimo sem antes conhecer o Serasa Crédito.

É muito importante que, antes de qualquer decisão por uma instituição financeira, você faça uma simulação que te mostra algumas informações como:

  • Custo Efetivo Total (CET) que te apresenta o valor total a pagar pelo empréstimo

  • Prazos de pagamento

  • Número de parcelas

  • E outras informações, como taxas e seguros.

Fazendo uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito, você consegue ter todas essas informações de forma gratuita e até comparar as taxas em mais de um banco.

5 passos para simular empréstimo Caixa pelo Crédito

No Crédito, você pode fazer uma simulação de empréstimo de maneira simples. É só inserir os dados e esperar que a Serasa te apresente as opções oferecidas pelas instituições financeiras parceiras.

Ou seja, é uma forma muito simples, fácil de usar e gratuita que te poupa tempo tempo fazendo pesquisas em várias empresas. Veja como funciona:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa e informe seu CPF e senha. Caso não tenha o cadastro, é só fazer na hora mesmo.

2. Complete o seu perfil

É importante ter seu perfil sempre atualizado. É baseado nos dados que você informar que o Serasa Crédito vai conseguir encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Preencha as informações do empréstimo que deseja

Agora, é só informar o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas quer pagá-lo.

4. Confira e compare opções

Depois de inserir as informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você. Você vai conseguir visualizar as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca.

A partir daí é com você. Avalie todas as informações com calma, como o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET.

5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação

Pronto. Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante.

Viu só como é simples e muito interessante? Agora que você já sabe como funciona o simulador de empréstimo Caixa, e também se pode ou não antecipar o seu FGTS, acesse o Serasa Crédito e descubra se esta é a melhor opção para a sua realidade. Boa sorte!