Empréstimo FGTS saque-aniversário: o que é e como funciona?

O empréstimo FGTS saque-aniversário é uma das formas mais baratas de se conseguir crédito no mercado. Conheça mais sobre a linha e descubra como solicitar.
Mulher com o celular sobre o colo na página do FGTS para ilustrar o artigo aonde explica como funciona o empréstimo FGTS saque aniversário

colunista elaine ortiz

Publicado em: 12 de abril de 2022.

Você tem dúvidas sobre o que é e como funciona o empréstimo FGTS saque-aniversário? Este texto, então, é para você. Aqui, vamos explicar tudo sobre uma das formas mais baratas de conseguir crédito no mercado. Quer entender melhor? Continue a leitura!

Empréstimo FGTS saque-aniversário: o que é?

Todo trabalhador com carteira assinada no Brasil tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o famoso FGTS. O fundo foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, com o objetivo estrito de proteger o trabalhador com carteira assinada (CLT) demitido sem justa causa.

Assim, todos os meses, o contratante deposita em uma conta vinculada ao contrato de trabalho – aberta em nome de cada trabalhador no início do contrato – o valor correspondente a 8% do salário deste colaborador. Este montante é o que forma o FGTS.

Até 2020 o saque do FGTS só ocorria em situações específicas, como, por exemplo, compra da casa própria, doenças graves, entre outras. Afinal, a ideia do fundo é, juntamente com o seguro-desemprego, proteger o trabalhador que é mandado embora por justa causa, repentinamente. O fundo de garantia, portanto, literalmente existe para garantir que aquela pessoa e sua família tenham recursos financeiros suficientes para sobreviver até que o profissional demitido encontre uma nova recolocação no mercado de trabalho.

Mas depois de muitas décadas funcionando dessa maneira, as regras do FGTS mudaram dois anos atrás. O motivo foi a eclosão da pandemia de coronavírus, que acabou deixando muita gente sem emprego e colocando países do mundo todo em crise econômica. Com a emergência, o Ministério do Trabalho lançou o saque-aniversário.

O saque-aniversário nada mais é do que mais uma forma de permitir que o trabalhador saque o valor que possui no fundo de forma parcial, uma vez ao ano, no mês de seu aniversário, e não mais somente no momento da demissão, aposentadoria ou compra da casa própria.

Ao optar pela retirada do dinheiro em parcelas anuais, o trabalhador perde o direito de sacar a totalidade de sua conta caso seja demitido sem justa causa. Porém, continua recebendo a multa rescisória de 40% paga pelo empregador.

Com o surgimento do saque-aniversário veio também uma nova modalidade de empréstimo: o empréstimo FGTS saque-aniversário.

A linha de crédito possibilita aos trabalhadores com carteira assinada antecipem até 7 anos do Saque-Aniversário FGTS. Abaixo, a gente explica melhor como funciona o crédito, como simular e como contratar. Continue a leitura!

Assista | FGTS: quem tem direito e como pegar empréstimo?

Precisando de dinheiro?

Antecipe o seu FGTS com o Serasa Crédito e o Banco Pan!
Antecipar FGTS

Como funciona o empréstimo FGTS saque-aniversário?

Para contratar um empréstimo FGTS saque-aniversário é necessário que o trabalhador siga as regras estabelecidas pela Lei 13.313/2016. São elas:

  • O limite máximo do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário que o trabalhador recebe;

  • O valor dos juros não pode ultrapassar 3,5% ao mês;

  • Parcelamento em até 48 vezes;

  • O valor máximo para empréstimo usando o FGTS não pode ser maior que 10% do saldo disponível, mais os 40% da multa rescisória, em caso de demissão por justa causa.

Sabendo disso, você já pode entender melhor sobre o funcionamento do empréstimo FGTS saque-aniversário. Como o próprio nome da linha define, esta modalidade de crédito é destinada aos trabalhadores que fizeram adesão à modalidade Saque-Aniversário FGTS.

Assim, o primeiro passo para quem pretende fazer o empréstimo é optar pela sistemática pelo aplicativo do FGTS, pelo aplicativo Caixa Tem, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas próprias agências da Caixa. Caso contrário, não é possível contratar o crédito, já que o empréstimo do FGTS nada mais é do que uma antecipação de até cinco anos do seu saque-aniversário.

O empréstimo FGTS saque-aniversário funciona assim: o valor total mínimo do crédito é de R$ 500,00 e é necessário que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$200,00.

A contratação pode ocorrer de forma 100% online e a taxa de juros do empréstimo na Caixa é de 1,49% ao mês. O trabalhador interessado no empréstimo FGTS precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;

  • Possuir conta corrente ou poupança na Caixa (exceto Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil);

  • Ser optante pelo Saque-Aniversário FGTS e autorizar a Caixa ou outros bancos a consultar informações do seu FGTS;

  • Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;

  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;

  • Estar adimplente com a Caixa ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.

Leia também | Simulador empréstimo Caixa: conheça este serviço da Serasa

Um dos benefícios de se contratar um empréstimo FGTS é a taxa de juros, uma das menores do mercado. Além disso, conta também a favor do crédito a rapidez e a facilidade de contratação, que pode acontecer de forma totalmente online, e ainda o acesso ao recurso que é praticamente imediato (o dinheiro cai na conta do cliente em até um dia útil).

Outros pontos positivos são que o empréstimo com antecipação do FGTS não possui prestação mensal, já que o pagamento da dívida ocorre com o valor do seu Saque-Aniversário FGTS, na data da parcela anual prevista para a modalidade. E também que para contratar este tipo de empréstimo não existe avaliação de risco (ou seja, seu score não é afetado pela busca) e, por isso, pode ser uma ótima opção de empréstimo para negativado.

Como simular empréstimo FGTS saque-aniversário?

Gostou dos benefícios e ficou interessado no empréstimo FGTS saque-aniversário? Quer saber como simular? Vem, que a gente te explica!

Existem alguns caminhos possíveis para quem quer simular o empréstimo FGTS saque-aniversário. Quem é correntista da Caixa consegue fazer pelo Internet Banking ou aplicativo do banco. É só clicar na opção crédito > antecipação saque-aniversário > simular e contratar.

Outra opção é utilizar o aplicativo “Caixa Tem” e clicar no tópico “Empréstimo Saque-Aniversário”. Ou ainda, fazer a simulação pelo aplicativo do FGTS.

Mas outra maneira muito prática de fazer a simulação e contratação do empréstimo FGTS saque-aniversário é utilizando o Serasa Crédito, serviço de crédito da Serasa que pesquisa ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

O mais interessante de fazer essa busca pelo Serasa Crédito é que a plataforma permite que você faça simulações quantas vezes e de graça. Afinal, escolher uma linha de crédito e contratar um empréstimo é algo muito sério. Antes de tomar uma decisão, é preciso avaliar com cuidado quais são as tarifas aplicadas pela instituição financeira e entender se as vantagens propostas realmente fazem sentido para a sua rotina.

Dessa forma, além do empréstimo FGTS saque-aniversário, você pode conhecer também outras opções disponíveis no mercado e comparar as ofertas de forma prática, sem precisar pular de banco em banco e nem sair de casa.

Abaixo, confira o passo a passo para simular e contratar.

Banco Pan empréstimo FGTS saque-aniversário: como contratar?

O Banco Pan é o parceiro da Serasa que ajuda você a conseguir seu empréstimo FGTS saque-aniversário. Assim, todo mundo que buscar por essa modalidade de crédito dentro do Serasa Crédito e decidir finalizar a contratação, fará por intermédio dessa instituição financeira.

Lembre-se que a contratação só pode ocorrer se você for optante do Saque-Aniversário e informar sua decisão no aplicativo do FGTS, Caixa Tem ou ainda pelo site da Caixa.

Confira, abaixo, o passo a passo para solicitar seu empréstimo FGTS saque-aniversário utilizando o Serasa Crédito:

  1. Baixe o app do FGTS na sua loja de aplicativo;

  2. No app, clique em “autorizar bancos a consultarem dados” (o parceiro do Serasa Crédito para este tipo de empréstimo é o Banco Pan, deixe ele autorizado);

  3. Ainda no app do FGTS, clique em empréstimo saque-aniversário;

  4. Depois, acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso!

  5. Na aba de empréstimos, selecione “empréstimo pessoal” e faça sua simulação;

  6. Complete e atualize o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados – isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

  7. Preencha as informações do empréstimo que deseja, informando o valor ideal e em quantas parcelas pretende pagá-lo.

  8. No caso de empréstimo com antecipação com FGTS, se você já autorizou o Banco Pan a consultar seus dados no app do FGTS, a simulação mostrará a oferta disponível para você.

  9. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que, de fato, serão somadas ao valor do empréstimo.

  10. Escolha a melhor opção de empréstimo, clique em solicitar e finalize a contratação.

Leia também | Empréstimo Consignado: como funciona?

Viu como é simples? Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo FGTS saque-aniversário não deixe de fazer sua simulação. E continue acompanhando os conteúdos exclusivos no blog da Serasa sobre finanças e educação financeira.