Empréstimo para empresa: onde e como conseguir?

Se você está precisando de crédito para impulsionar seu negócio, conheça as opções de empréstimo e como simular
Casal vendo se conseguem fazer a liberação de empréstimo para sua empresa atual

colunista vanessa
Atualizado em: 21 de março de 2022

Quem é empreendedor sabe que há o momento certo para cada passo dentro da empresa. Mesmo em momentos de crise é preciso estar atento e preparado para as possíveis mudanças no cenário econômico, seja com economia ou fazendo um empréstimo para empresa.

Muitas vezes, esse crédito pode ser a chance que o negócio precisa para alçar novos voos, modernizar equipamentos e processos ou conquistar novos mercados. E isso independe do porte, segmento ou atuação do empreendimento.

Para que tudo isso aconteça, você pode recorrer a um empréstimo para ajudar sua empresa a crescer. Para isso, é necessário que o empreendedor seja formalizado e com o CNPJ em dia.

Tipos de CNPJ

Antes de mais nada, vale lembrar que desde que você tenha um CNPJ, já pode solicitar um empréstimo para empresa.

Os principais tipos de CNPJ são:

  1. Sociedade Simples (SS)

  2. Microempreendedor individual (MEI)

  3. Empresa Individual (EI)

  4. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

  5. Sociedade Anônima (SA)

  6. Sociedade Empresária Limitada (LTDA)

  7. Associações Sem Fins Lucrativos.

  8. Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Como funciona o empréstimo para empresa?

Para fazer um empréstimo com CNPJ, fica claro que o empreendedor precisa estar em dia com o registro do CNPJ.

A grande vantagem de se pedir um empréstimo, seja para grandes, pequenas e médias empresas, é a facilidade de liberação e pela instituição financeira ou correspondente bancário.

Além disso, as taxas de juros para empresas são menores do que para pessoas físicas. Porém, antes de aceitar um empréstimo ou financiamento, é necessário conferir no contrato o valor total, incluindo o CET (Custo Efetivo Total). O CET é uma taxa autorizada pelo banco central do brasil e pode variar entre instituições, então pesquise e avalie antes de fechar a proposta.

Entre as vantagens em buscar crédito para empresas estão os juros mais baixos e facilidades para parcelar. Além disso, é possível usar o valor para antecipar recebíveis como nota fiscal e cheque. Assim como o empréstimo pessoal, o empréstimo jurídico pode ser feito de forma 100% digital, além de ser rápido, fácil e seguro.

5 linhas de crédito para empresas

Há diversas instituições que oferecem os mais variados tipos de crédito para empreendedores. Para entender melhor cada um deles, confira a lista abaixo.

1. Empréstimo com garantia

Nesse tipo de empréstimo, o empreendedor precisa deixar algum bem como garantia, normalmente um carro ou um imóvel.

Com isso, a instituição financeira alivia mais na análise de crédito e também na taxa de juro a ser cobrada. Isso porque se entende que, quando você deixa um bem, o risco de inadimplência diminui.

Quanto mais valioso o bem deixado como garantia, maior o valor total que você consegue emprestar. Isso também vale para o score de crédito: quanto maior, mais confiança o banco terá com você.

2. Financiamentos

Aqui, diferente do empréstimo propriamente dito, o valor concedido tem uma finalidade específica e definida em contrato, como a compra de um imóvel, veículo ou equipamentos.

Os termos de uso variam de acordo com o agente financeiro, sendo possível financiar de 80% a 100% do bem e o prazo de pagamento pode chegar a até 60 meses.

3. Crédito para capital de giro

Este é um tipo de crédito útil para atender diversas necessidades do fluxo de caixa das empresas, como o pagamento de colaboradores, fornecedores e aluguel, por exemplo.

Aqui, não é necessário explicar a finalidade do empréstimo no momento da solicitação. Além disso, é possível optar pelo pagamento bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato.

4. Antecipação de recebíveis

Essa linha de crédito permite à empresa receber os lucros de forma antecipada. O processo costuma ser menos burocrático e é utilizado por empresários que ainda não têm capital de giro.

Como esse crédito antecipa os pagamentos, isso também funciona como uma garantia. Ou seja, taxas de juros mais baixas.

5. Microcrédito

Essa modalidade é destinada ao microempreendedor que pretende abrir ou ampliar um negócio. Serve para MEIs (microempreendedores individuais) e até pessoas jurídicas – e informais –, que não têm fácil acesso a empréstimos ou créditos convencionais. O valor máximo aqui é um empréstimo de R$20 mil.

6. Crédito para empresas BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública que oferece financiamento a longo prazo e investimento em todos os tipos de empresas do Brasil. No BNDES, é possível encontrar linhas de crédito específicas para vários tipos de negócio.

Há várias modalidades de financiamento o que torna possível apoiar desde micro e pequenas empresas, passando por empreendedores individuais, e também empresas maiores. A classificação leva em conta diversos fatores, como faturamento, capital de giro, entre outros aspectos das empresas.

É possível fazer empréstimo com nome sujo?

Como acontece no caso do empréstimo pessoal, não são todas as instituições que dão crédito para quem está negativado. Nesse caso, o banco vai avaliar sua situação e movimentação financeira, o quanto você deve, entre outras questões.

  • Para valores mais altos, o MEI pode oferecer imóveis (desde que quitados) como garantia;

  • Outra opção é usar veículos que estejam no nome do titular e o bem não pode ser vendido antes de pagar o valor total do crédito.

Uma dica para conseguir simular a melhor taxa é consultar o Serasa Crédito. Trata-se de uma plataforma digital 100% gratuita onde você consegue fazer quantas simulações quiser em diversos parceiros da Serasa, ou seja, não precisa se preocupar com a segurança.

No vídeo você encontra um passo a passo para fazer a sua simulação de crédito.

Agora que você já conhece o passo a passo para solicitar um empréstimo ou financiamento para sua empresa, acesse o site da Serasa Crédito e consulte seu Score do CNPJ. Assim, você tem mais opções e vantagens com as instituições financeiras para ter o crédito que sua empresa precisa para crescer.