Entrar

O que é e como ativar verificação em duas etapas?

Você sabe o que é, para que serve e como ativar a verificação em duas etapas nas suas contas na internet? Descubra tudo a respeito!

colunista elaine ortiz
Publicado em: 29 de junho de 2022.

A verificação em duas etapas é um mecanismo que surgiu para aumentar a proteção dos seus dados na internet. Afinal, hoje em dia, com o uso massivo da tecnologia, o risco de invasão de perfis e roubo de informações pessoais é real e algo que acontece mais frequentemente do que a gente imagina.

Quer aprender como ativar este recurso e se proteger de criminosos virtuais? Continue a leitura! Vamos explicar tudo sobre o assunto para você.

A importância da segurança digital

Os números relacionados a golpes aplicados por meio de aplicativos, no Brasil e no mundo, são assustadores. De acordo com estimativas do laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas desse tipo de ação criminosa ao longo de 2021.

Esses golpes têm o objetivo de fisgar o usuário para obter informações confidenciais. Eles geralmente oferecem falsas promoções, brindes ou até uma solicitação de atualização de aplicativos. E, assim, quando o usuário clica nesses links, ele tem seu perfil imediatamente clonado e é aí que os problemas começam.

O WhatsApp é um dos aplicativos preferidos dos criminosos. Tanto que uma pesquisa de 2022 da plataforma Reclame Aqui revelou que a maioria das pessoas que caíram em golpes diz que foi enganada por meio de mensagens recebidas pelo WhatsApp e teve a conta do aplicativo clonada (22,1%).

E mais: 76,4% dos consumidores que foram vítimas de golpes não conseguiram reaver o prejuízo, e somente 24,7% registraram boletins de ocorrência. O pior é que, entre as consequências dos golpes, 30,1% passaram dados pessoais e bancários, 20,4% tiveram os CPFs e os nomes usados em compras de terceiros não autorizadas, e 49,5% fizeram transferências financeiras para os golpistas.

Leia também | Segurança digital: o que é e como criar uma senha forte

Verificação em duas etapas: o que é e para que serve?

Sem dúvida, é um baita problema ser vítima desse tipo de ação. É por este motivo, para minimizar as chances de ter suas contas clonadas, que surgiu a verificação em duas etapas. O recurso, como diz seu próprio nome, faz uma dupla checagem sempre que você (ou alguém) tenta acessar sua conta no WhatsApp, por exemplo, no Google, no Facebook.

Assim, se alguém conseguir sua senha e tentar acessar um dos seus perfis de outro dispositivo, será perguntado uma espécie de segunda senha nesta dupla autenticação, que nada mais é do que um código de verificação que é enviado para seu telefone ou e-mail.

Geralmente o processo de ativação é bastante simples, mas cada App tem seu próprio caminho. Mais adiante, vamos explicar como ativar a verificação em duas etapas no Google, WhatsApp, Instagram e Facebook.

Importante saber que, uma vez ativada, sempre que a conta é acessada em um novo dispositivo, a verificação será efetuada. Lembre-se: com a verificação em duas etapas, também conhecida como autenticação de dois fatores, você adiciona uma camada a mais de segurança à sua conta para o caso de a senha ser roubada.

Assista | Como aumentar a segurança do seu celular - Serasa Ensina

Como ativar verificação em duas etapas?

Cada app ou site disponibiliza essa opção. Geralmente, para habilitá-la é necessário acessar “Configurações” e ir até “Segurança”. Dependendo do sistema, os passos para ativar a opção podem ser um pouco diferentes.

É preciso localizar a opção “Verificação em duas etapas” ou “em dois fatores”, que estará disponível nas configurações de segurança. Aí, basta seguir os passos indicados na tela e oferecer dados atualizados.

No caso de solicitação de senhas por SMS, certifique-se de estar cadastrado um número de celular ativo. O mesmo vale para e-mails e outros formatos, já que eles serão utilizados para receber o código de validação para possibilitar logar na conta.

Isso é importante pois, caso queira trocar o dispositivo no futuro, a confirmação será enviada para os contatos cadastrados. Caso o usuário não tenha mais acesso, é possível que a conta não possa ser recuperada.

Como funciona a verificação em duas etapas Google?

No suporte do Google, é detalhado como ativar a verificação em duas etapas no Android, no computador e no Iphone e Ipad. Confira todas as opções disponíveis! Para dispositivos Android funciona assim:

1. Acesse sua conta Google

Para ativar a verificação de segurança em duas etapas, primeiro é necessário acessar a sua conta Google. Há diversos caminhos para acessar essa opção no Android. O primeiro seria em Configurações > Google.

No entanto, qualquer outro aplicativo da Google concede as mesmas opções. No Gmail, por exemplo, você deve clicar no ícone da sua foto no lado superior direito no app, e acessar Gerenciar sua Conta do Google.

2. Segurança

Na tela de gerenciamento, role para a direita até encontrar a opção “Segurança”. Clicando ali, diversas opções serão mostradas. Você irá selecionar, então, Como fazer login no Google > Verificação em duas etapas.

3. Verificação em duas etapas

A tela de verificação será aberta, explicando detalhes sobre a ação. Leia com atenção o que o Google recomenda. Indo até o final da página, você encontrará o botão Primeiros Passos. Em seguida, será solicitado para fazer login novamente.

O Google identifica qual é o smartphone que está sendo usado. Então, caso sua conta esteja logada em mais de um dispositivo, clique no aparelho de sua preferência. Depois, é só selecionar Continuar.
A seguir, será solicitado o seu número principal de telefone. Feito isso, o Google vai solicitar uma opção de backup (o número informado anteriormente será salvo como padrão).

Serão oferecidas duas opções para enviar o código: Mensagem de Texto (SMS), ou Chamada telefônica. Escolha a opção que preferir e clique em Enviar. No caso de SMS, uma mensagem de texto vai mostrar o código que precisa ser informado. Esse código confirma e finaliza o processo. Uma tela informando que a verificação em duas etapas está ativa vai aparecer e também será enviado e-mail e notificações para o dispositivo.

Dica do Google: Se você não quiser passar por uma segunda etapa de verificação sempre que fizer login no seu computador ou smartphone, marque a caixa ao lado de “Não perguntar novamente neste computador”. Mas marque essa caixa apenas em dispositivos que você usa regularmente e não compartilha com outras pessoas.

Verificação em duas etapas WhatsApp: como fazer?

Ativar a proteção em duas etapas no WhatsApp é muito simples. Confira:

1. Entre no WhatsApp e clique nas três bolinhas que ficam na parte superior direita do aplicativo.
2. Vá em ‘Configurações’ e depois em ‘Conta’. A terceira opção é ‘Confirmação em duas etapas’, clique ali.
3. Vai abrir uma nova tela e você só precisa clicar em ‘Ativar’.

O WhatsApp então vai pedir para que você defina um PIN de seis dígitos e adicione um e-mail para contato. É necessário apenas preencher as informações e pronto! Sua conta estará protegida.

Verificação em duas etapas Instagram: passo a passo

O processo de habilitar a segurança extra no Instagram também é de fácil execução. Confira:

1. Vá até o seu perfil clicando em sua foto (primeira opção na parte inferior direita);
2. Clique nas três barras do lado superior direito do app;
3. Clique em Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores;
4. Escolha seu método de segurança (WhatsApp, Aplicativo de autenticação ou SMS);
5. No SMS, por exemplo, um código de seis números será enviado para seu telefone. Basta inseri-lo e pronto, a autenticação de dois fatores no Instagram está ativada, e o app enviará um código de login por SMS para seu número sempre que você (ou alguém) tentar acessar seu perfil por meio de um dispositivo não reconhecido.

Depois disso, o Instagram irá fornecer uma lista de 5 códigos para que, caso esteja longe do seu smartphone e precise entrar na rede social, ou o tenha perdido, você possa colocá-los – mas cada um só pode ser usado uma vez.

Verificação em duas etapas Facebook: como habilitar?

Para ativar ou gerenciar a autenticação de dois fatores no Facebook, você deve:

1. Clicar na seta para baixo no canto superior direito do Facebook e em Configurações > Segurança e login, para acessar as Configurações de segurança e login da sua conta;
2. Rolar a tela para baixo até Usar autenticação de dois fatores e clicar em Editar;
3. Escolher o método de autenticação que deseja adicionar e seguir as instruções
na tela;
4. Clicar em Ativar depois de ter selecionado e configurado um método de autenticação.

Você pode escolher entre dois métodos de autenticação de dois fatores para usar quando entrar em sua conta do Facebook usando um computador ou dispositivo móvel não reconhecido:

Códigos de SMS no seu celular
• Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros.

É necessário configurar pelo menos uma dessas opções para usar a autenticação de dois fatores e garantir mais segurança aos seus acessos.
Depois de adicionar à sua conta os códigos SMS ou um aplicativo de autenticação de terceiros, também é possível configurar alguns dos métodos opcionais:

• Aprovar a tentativa de login usando um dispositivo que seja reconhecido;
• Usar um de seus códigos de recuperação;
• Tocar em sua chave de segurança em um dispositivo compatível.

Feito isso, toda vez que você acessar sua conta em um dispositivo novo, o Facebook pedirá que você salve ou não o aparelho que está usando. Se for um celular ou computador de sua confiança, é só clicar em Salvar este navegador. Assim, você não precisará inserir um novo código de segurança toda vez que acessar o Facebook pelo mesmo notebook, PC ou smartphone.

Agora que você já sabe como funciona e como fazer verificação em duas etapas em alguns dos principais apps que utiliza no dia a dia, aproveite para descobrir como manter a segurança de dados pessoais na internet. E continue acompanhando os conteúdos do blog da Serasa!

serasaecred.com.br pertence e é operado pela Serasa S. A., uma sociedade anônima sob o CNPJ/MF 62.173.620/0104-95, com domicílio na Rua Dr. Léo de Carvalho, 74 – Sala 1105 – Bairro Velha – Blumenau-SC – CEP 89036-239. A Serasa S.A. não é instituição financeira. Somos um correspondente bancário das instituições: BANCO CBSS S/A – CNPJ: 27.098.060/0001-45, Banco Votorantim S.A. – CNPJ/ME: 59.588.111/0001-03, Banco Pan S.A. – CNPJ: 59.285.411/0001-13, Finamax S./A. – Crédito, financiamento e investimento – CNPJ: 00.411.939/0001-49 e possuímos uma plataforma online (“Serasa eCred”) que facilita o acesso de clientes a produtos e serviços ofertados por instituições financeiras parceiras e credenciadas na plataforma.

Os correspondentes bancários são empresas contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. A atividade de correspondente bancário é regulada pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Prazo de pagamento: varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 3 e 60 meses. Custo Efetivo Total (CET): varia de acordo com a Instituição Financeira escolhida, podendo ser entre 26,76% e 605,85% a.a. Exemplo: Empréstimo de R$5.000,00. Taxa de juros: 3,23% a.m. A pagar em 18 parcelas mensais de R$380,55. Total a pagar: R$6.849,90. IOF incluso: R$134,00. Tarifa: R$0. CET: 52,80% a.a.

O Serasa eCred tem como compromisso a transparência com nossos clientes. Antes de iniciar o preenchimento de uma proposta, serão exibidos de forma clara: a taxa de juros utilizada, tarifas aplicáveis, número de parcelas, impostos (IOF) e o custo efetivo total (CET). Nossa central de atendimento está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre quaisquer dos valores apresentados. Serasa Consumidor informa: o Serasa eCred é uma plataforma de comparação de ofertas de crédito 100% gratuita para consumidores.

Não realizamos nenhum tipo de cobrança para apresentar a você as propostas de crédito dos nossos parceiros. Caso receba alguma cobrança, não faça nenhum depósito ou pagamento, e entre em contato com o nosso time de atendimento.