O que observar ao fazer uma simulação de crédito?

Ao fazer simulação de crédito, é preciso dar atenção a alguns detalhes para escolher a melhor opção. Entenda.

Ao buscar crédito no mercado, o consumidor pode se deparar com diversas opções oferecidas por diferentes empresas. Para escolher a melhor alternativa, fazer uma simulação de crédito é o primeiro passo.

Essa atitude permite avaliar as melhores ofertas e escolher a ideal para o seu perfil. Mas, para que isso aconteça, é importante observar as informações corretas, que levam às melhores decisões. Neste conteúdo, vamos explicar com mais detalhes o que você deve avaliar. Continue a leitura!

estátua com um joystick observando uma simulação

Antes de mais nada: quando devo solicitar crédito?

Não é segredo para ninguém: muitos brasileiros vivem com o orçamento apertado e nem sempre o dinheiro do salário é suficiente para pagar as despesas mensais ou lidar com alguma emergência financeira, como consertar o carro, fazer um reparo em casa, custear um tratamento de saúde, entre outras situações.

Em casos assim, solicitar um empréstimo pode ser uma boa solução, desde que a decisão seja tomada com cuidado. Mesmo em situações de urgência, é preciso fazer uma análise das condições oferecidas por cada empresa e, sempre que possível, comparar crédito em mais de um lugar.

Além de ajudar o consumidor a encontrar um empréstimo mais saudável, que realmente se encaixe no seu orçamento, a simulação de crédito é mais uma etapa que ajuda o solicitante a não contratar empréstimos por impulso.

Isso porque, sem um planejamento financeiro e sem avaliar a real necessidade de recorrer a linhas de crédito, muitos consumidores acabam contratando esse tipo de recurso por impulso, o que também pode gerar sérios problemas financeiros no futuro.

simulação de crédito

Como fazer uma simulação de crédito?

É possível fazer uma simulação de crédito com a instituição financeira, mas, nesse caso, o interessado deverá entrar em contato com cada instituição para identificar, sozinho, qual oferece o melhor negócio – o que pode ser bastante demorado.

Uma opção para quem deseja fazer uma simulação de crédito mais rápida prática é acessar o Serasa Crédito. Com base no seu perfil e necessidades, a plataforma da Serasa encontra, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo e cartões de crédito disponíveis para você, sem que você precise entrar em contato com nenhuma instituição financeira.

Usar esse serviço é bem simples. Você pode acessar o site do Serasa Crédito ou, se preferir, baixar o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.

Ao completar o seu cadastro e entrar na plataforma, é só informar o valor do empréstimo desejado e o número de parcelas em que deseja fazer o pagamento.

Pronto: com base nas suas informações, o Serasa recomendará as ofertas disponíveis para o seu perfil e todos os detalhes sobre cada uma delas. Aí, é só escolher a opção mais interessante para o seu orçamento.

O que você deve analisar ao fazer uma simulação de crédito?

Como já explicamos, a simulação de crédito é uma etapa muito importante para quem deseja contratar empréstimos e até modalidades como financiamentos e cartões de crédito com a garantia de que encontrou as melhores condições disponíveis no mercado.

Mas, ao simular opções, o que você deve levar em consideração para fazer uma boa escolha e não prejudicar o orçamento? A seguir, listamos alguns pontos importantes:

Situação financeira

Antes de contratar um empréstimo, é preciso colocar suas contas na ponta do lápis para entender qual é a sua situação financeira. Assim, fica mais fácil entender quanto de dinheiro você terá disponível por mês para quitar as parcelas do acordo e, principalmente, se esse é um bom momento para contratar crédito.

Valor das parcelas

Depois de entender melhor a sua situação financeira, você vai conseguir saber qual é o valor das parcelas que poderá pagar por mês. Com esse número em mente, você evita contratar crédito em condições que não poderá pagar no futuro.

A orientação dos especialistas é nunca comprometer mais do que 30% da receita mensal líquida (ou seja, o valor que cai na sua conta todo mês) com pagamento de dívidas. Então, lembre-se de considerar as prestações que você já tem para não fugir da margem recomendada.

Prazo para pagamento

Ansiosos para quitar o crédito contratado rapidamente, muitos consumidores preferem fazer empréstimos em poucas parcelas, mas acabam se esquecendo de considerar que imprevistos podem surgir no caminho e prejudicar o pagamento do acordo.

Para evitar esse tipo de situação, tente contratar empréstimos com prazos para pagamento maiores e parcelas mais baixas. Aí, sempre que surgir uma folguinha no orçamento, você poderá adiantar prestações e conseguir desconto nos juros.

Taxas de juros

Contratar empréstimo na instituição financeira que você já tem conta realmente pode ser mais prático. Mas sabia que você pode acabar pagando mais por isso?

Para encontrar as melhores condições, é fundamental comparar ofertas, já que os juros e os prazos de pagamento podem variar muito de uma empresa para outra. Lembre-se de avaliar este ponto e comparar as taxas oferecidas em mais de uma instituição financeira antes de fechar qualquer contrato.

Além das taxas de juros, é necessário avaliar o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo para saber qual instituição financeira está oferecendo o melhor o acordo, pois nem sempre o empréstimo com juros menores será o mais vantajoso.

Para quem não sabe, o CET é o percentual que considera juros, encargos, tributos e custo de operação do empréstimo ou financiamento, e também pode variar de empresa para empresa. Na prática, é este valor que será somado às parcelas do crédito e pode fazer com que o seu empréstimo saia caro ou barato. Fique de olho!

Ao fazer uma simulação de crédito no Serasa Crédito, você já fica sabendo de tudo isso antes de contratar: todas as recomendações da plataforma já aparecem na tela com o valor de empréstimo liberado, número de parcelas, valor das parcelas, taxas de juros e CET. Assim, fica muito mais fácil contratar a melhor opção para você.

Como fazer uma simulação de crédito no Serasa Crédito?

Veja como é fácil:
  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

  2. Complete o seu perfil

    Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

  3. Preencha as informações do empréstimo que deseja

    Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre seu imóvel ou automóvel.

  4. Confira e compare opções

    Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.
    Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que, de fato, serão somadas ao valor do empréstimo.

  5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação

    Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos.

Quais são as vantagens de fazer uma simulação de crédito no Serasa Crédito?

Recentemente, a Serasa realizou um estudo sobre o comportamento dos brasileiros em relação ao crédito. O levantamento mostrou que, no último ano, cerca de 40% dos consumidores que buscaram crédito no mercado tiveram o pedido negado pela instituição financeira. Após a negativa, 28% desistiram de procurar crédito e deixaram de realizar seus planos.

Essa informação revela uma das principais vantagens do Serasa Crédito: a possibilidade de comparar ofertas de crédito disponíveis em várias instituições financeiras de uma só vez.

Assim, se uma empresa não tiver uma opção aprovada para o seu perfil, outras podem ter ofertas para você.

Isso porque no Serasa Crédito você pode utilizar um simulador. Com base nas suas informações pessoais e necessidades, ele mapeia todas as ofertas disponíveis no mercado para recomendar as melhores alternativas disponíveis.

Na prática, isso aumenta as suas chances de encontrar melhores taxas e condições realmente alinhadas ao seu orçamento e possibilidades de pagamento.

Mas as vantagens de fazer uma simulação de crédito no Serasa Crédito não param por aí. Na plataforma, você pode:

  • Comparar diferentes ofertas, valores e prazos de pagamento para decidir qual é a melhor opção para o seu bolso;

  • Saber, antes de fechar o pedido de empréstimo, qual será o valor das parcelas para programar o seu orçamento;

  • Ter uma noção das taxas médias de juros que serão aplicadas em seu empréstimo antes mesmo de fechar negócio;

  • Utilizar um simulador rápido, que pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar, inclusive pelo celular;

  • Comparar diferentes possibilidades quantas vezes quiser e sem pagar nada por isso;

  • Encontrar novas instituições financeiras, que você nem consideraria pesquisar fora da plataforma, e que podem ter boas ofertas para você.

Agora que você já sabe como fazer uma simulação de crédito, acesse o Serasa Crédito agora mesmo e confira as ofertas disponíveis para você! No Serasa Crédito, você pode fazer simulações quantas vezes quiser, sem pagar nada.

Simulação de Crédito