Programa de milhas: como acumular pontos e economizar na viagem?

Usar um programa de milhas é muito interessante para quem gosta de viajar. Saiba como funciona e como acumular mais pontos.

Familia indo viajar com milhas acumuladas no programa de milhas e economizaram em sua viagem

colunista Elaine Ortiz

Publicado em: 13 de janeiro de 2022.

Quem ama viajar já deve ter ouvido falar sobre programa de milhas. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas é uma maneira excelente de economizar na compra de passagens aéreas. Vale a pena compreender melhor o que é e como funciona o programa de milhagem.

De acordo com um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, realizado em parceria com a Oxford Economics, o número de viagens em 2022 deve ser maior do que o observado antes da pandemia, em 2019.

O Brasil já tem sentido a retomada do segmento de turismo desde meados de 2021. Em outubro, por exemplo, segundo declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado, os voos domésticos já haviam recuperado 80% dos níveis de passageiros que transportavam antes da pandemia e destinos como Recife já tinham aumentado seu fluxo aéreo em 115%.

Você também faz parte da turma que não vê a hora de fazer as malas e passear (com segurança e mantendo os protocolos de higiene)? Continue a leitura para entender como um programa de milhas pode te ajudar neste projeto.

Programa de milhas: o que é e como funciona?

O programa de milhas nada mais é do que um benefício desenvolvido pelas companhias aéreas em parceria com algumas empresas – sobretudo as de cartão de crédito – para recompensar os clientes.

O cadastro costuma ser gratuito e o cliente pode escolher o que mais gostar e preencher seus dados pelos sites dos programas. Funciona assim: ao se inscrever em um programa de milhas e utilizar o cartão de crédito associado a ele, é possível acumular pontos que podem ser trocados por prêmios diversos, inclusive passagens aéreas. Mas, atenção: normalmente essas milhas têm uma data de validade e, se você não utilizá-las no período estabelecido, elas serão perdidas. Fique de olho!

Como acumular milhas no cartão de crédito?

Como acumular e aumentar as milhas?

Utilizar um cartão de crédito como meio de pagamento de compras do dia a dia é a forma mais comum de acumular milhas. Inclusive, para quem é organizado e controlado financeiramente, vale a pena usar o cartão sempre que possível, para acumular cada vez mais pontos. Geralmente, os cartões atrelados a companhias aéreas são os que mais geram milhas.

Outra dica importante é ficar de olho nos parceiros dos programas de milhagem porque algumas vezes ao longo do ano ocorrem promoções que podem dar até 100% a mais de milhas na hora da transferência.

Afiliar-se a um clube de milhas também é outra maneira de fazer seus pontos crescerem mais rapidamente. No entanto, é necessário pagar uma mensalidade para receber uma porcentagem extra de milhas todos os meses. Precisa fazer as contas e avaliar muito bem se vale a pena para você.

Outra estratégia é ficar sempre de olho nos parceiros dos programas de milhas. Fazer as compras que precisa priorizando essas parcerias pode te ajudar a bombar suas milhas, já que muitos oferecem como prêmio pelo consumo uma quantidade maior de pontos.

Mas o mais importante para quem quer fazer um uso inteligente do programa de milhas é conhecer profundamente a opção que escolheu. Afinal, cada um possui suas próprias regras e conhecendo bem o que você usa, com toda certeza, você fará melhor proveito das oportunidades.

Leia também | Fatura do cartão de crédito: como controlar os gastos?

Melhor programa de milhas

Para saber qual melhor programa de milhas do Brasil é necessário pesquisar com profundidade a respeito deles. Entrar nos sites, entender como funciona cada um, ler dicas em blogs e vídeos de viagens. Porque, de fato, de nada adianta você se cadastrar no “melhor” programa de milhas, se não souber usá-lo a seu favor.

Em 2020, por exemplo, mais de 150 milhões de pessoas estavam cadastradas em programas de bonificação, como dos cartões e das companhias aéreas, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).

Mas, neste mesmo ano, muito por conta da pandemia e da paralisação das viagens, os brasileiros perderam 43,6 bilhões de milhas porque não as utilizaram antes da data de vencimento, de acordo com dados do Banco Central.

Existiam alternativas para não perder os pontos como, por exemplo, ter programado viagens futuras, utilizado como crédito combustível, trocar as milhas por produtos para casa, como eletrodoméstico, eletroeletrônico ou até mesmo doar os pontos para ajudar entidades sociais.

Para eleger o melhor programa de pontos para viajar, você pode considerar alguns critérios importantes, como: validade das milhas, flexibilidade no resgate; cotação das milhas (preço das passagens); variedade de destinos. Existem outros, mas estes são os principais.

Se você quer descobrir qual o melhor programa de fidelidade para passagens aéreas, abaixo listamos algumas. Confira:

Leia também | Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

1. Smiles

O Smiles, da companhia aérea Gol, é um dos programas de milha mais conhecidos no Brasil. Isso ocorre porque o programa conta com o maior número de parcerias e destinos Internacionais entre os concorrentes.

Além disso, o Smiles também permite aos usuários trocar os pontos acumulados por diversos itens e serviços em parceiros como Magalu, Postos Shell e vários outros.

O cartão Gol Smiles é o cartão próprio do programa e, como citamos anteriormente, utilizar este tipo de cartão é uma boa forma de dar um turbo no acúmulo dos pontos.

2. TudoAzul

TudoAzul é o programa de milhas da companhia aérea Azul. O programa também disponibiliza seu próprio cartão de crédito, o Azul Itaucard Visa Internacional, que te ajuda a acumular ainda mais milhas em suas compras.

3. LATAM Pass

Lembra do Multiplus? Agora ele é o novo programa de milhas da LATAM. O LATAM Pass é considerado o 4° maior programa de fidelidade do mundo. Ele é bem completo e oferece diversos benefícios além das passagens aéreas, como trocar milhas por combustível nos postos Ipiranga ou adquirir produtos para casa com inúmeros parceiros

Usar programa de milhagem vale a pena?

Sem dúvidas, utilizar os programas de milhagem vale a pena, sobretudo para quem já usa no dia a dia o cartão de crédito. Por que escolher um cartão que não te ajuda a acumular pontos? É um benefício muito interessante associado ao cartão. Mesmo se você não gosta de viajar, com os pontos acumulados você pode adquirir diversos produtos.

Por isso, ao procurar o cartão ideal para você, é importante considerar também os programas de milhas como um diferencial e encontrar o cartão que melhor te atende e mais vantagens te entregam.

Você pode utilizar o Serasa Crédito, serviço de crédito da Serasa, para ajudar nessa busca. Trata-se de uma plataforma na qual você encontra ofertas de empréstimo e cartão de crédito com base no seu perfil financeiro e necessidades.

No caso do cartão de crédito, é só acessar o Serasa Crédito e aguardar alguns minutos que a plataforma irá pesquisar, comparar e recomendar as melhores opções de cartão para você. Depois, é só escolher o que preferir, o que melhor te atende, o que oferece programa de milhas, e solicitar na hora.

Veja como é fácil e rápido utilizar o Serasa Crédito e conseguir o melhor cartão com programa de milhas:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Não se esqueça de informar todos os dados solicitados. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.

3. Faça uma simulação

Selecione a opção “Solicitar cartão”. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerá o limite disponível, informações sobre anuidade e conveniência. Para conhecer mais sobre cada opção, basta clicar em “Detalhes da oferta”.

5. Escolha o seu cartão de crédito e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

Muito simples, né? Agora que você já sabe tudo sobre programa de milhas e aprendeu a utilizar o Serasa Crédito para encontrar o melhor cartão para você, continue acompanhando nossos conteúdos de educação financeira no blog da Serasa.