Por que meu crédito foi negado?

Entenda os principais motivos para o pedido de crédito não ser aprovado

Cada banco ou financeira tem as próprias regras para aprovar ou recusar um pedido de crédito - cartão, empréstimo ou financiamento. Mas alguns pontos são comuns a maioria das empresas e ajudam a entender porque seu pedido de crédito foi negado.


Não estar com o nome limpo

Um dos critérios para aprovar ou recusar um pedido de crédito é a situação do CPF. Ter o nome limpo facilita a aprovação do pedido. Mas nem sempre estar inadimplente ou com restrições significa ter o pedido de crédito negado. Saiba como conseguir crédito para negativado


Informar dados incorretos ou desatualizados

Histórico de pagamento

Os seus hábitos dizem muito sobre como você vai se comportar no futuro. Ter um bom histórico de pagamento, ou seja, pagar as contas em dia, facilita a aprovação do crédito. E ainda ajuda a reduzir os juros que bancos e financeiras cobram em empréstimos e financiamentos.

Por outro lado, atrasar contas e se endividar pode fazer com que seu pedido de crédito seja negado. Isso não quer dizer que se você atrasou uma conta uma vez na vida nunca vai conseguir crédito. Mas se você deixa muitas contas sem pagar ou frequentemente paga após o vencimento, pode ter dificuldade para ser aprovado.


Capacidade de pagamento

Você tem o nome limpo, paga as contas em dia e informou os dados corretos, e seu pedido foi negado? O motivo pode ser a capacidade de pagamento em relação ao valor que você pediu.

Para ter um pedido aprovado é necessário demonstrar que você vai conseguir pagar. Ou seja que o crédito vai caber no seu bolso. As parcelas do empréstimo devem ficar em torno de 15% do que você ganha por mês. Isso aumenta a sua chance de aprovação. Se você possui dívidas que comprometem mais do que 30% da renda mensal, é possível que seu pedido seja negado.

Sistema de Informações de Crédito

Bancos e financeiras precisam registrar e deve consultar o Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central. Ele reúne dados sobre:

Todos os meses, as instituições financeiras precisam informar o Banco Central sobre todas as operações de crédito que elas realizam. São armazenados os dados sobre qualquer crédito de mais de R$ 200.

Esse banco de dados é diferente das consultas feitas aos birôs de crédito, como a Serasa. O SCR também é um fator de decisão para bancos e financeiras para recusar um pedido de crédito. Ele apresenta o saldo devedor de clientes e se os pagamentos estão em dia ou atrasados.


Economia do país