Consultar o CNPJ pelo CPF: É possível fazer?

Há uma situação na qual é possível consultar o CNPJ pelo CPF. Saiba como fazer a pesquisa e a quais informações você tem acesso.

homem vendo documentos


Autor: Fernanda Araujo

Publicado em 22 de novembro de 2022

Há diferentes situações para consultar o CNPJ de uma empresa. Às vezes a intenção é consultar a idoneidade do prestador de serviço, outras vezes é saber quem são os sócios. Há ainda a situação na qual o próprio microempreendedor quer lembrar o CNPJ. Mas se você tem apenas o CPF de uma pessoa e quer saber dados sobre a empresa dela, nem sempre poderá pesquisar o CNPJ pelo CPF.  

Antes de explicar as três situações, é importante entender o que é o CNPJ e por que ele se torna tão importante na hora de fechar um negócio. O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é como se fosse o CPF das empresas. É um documento básico de identificação que toda empresa precisa ter antes de exercer suas atividades comerciais. 

O cadastro é gerido pela Receita Federal, pois as empresas devem prestar contas das atividades financeiras e pagar impostos como contribuintes. A Receita é o órgão regulador e fiscalizador da atividade econômica. Se uma empresa não presta as contas na declaração do imposto de renda anual, ela passará a operar de forma irregular.  

Assista | como consultar CNPJ

Por que o CNPJ é importante?

Primeiro, é com esse número de identificação que a empresa é reconhecida pelo Estado. Ao ser registrada na Receita Federal, ela pode emitir nota fiscal e receber pelos serviços prestados. Além disso, ela também passa a ter responsabilidades de empregador e pode contratar seus funcionários e pagar salários. Há ainda a obrigação de fazer a declaração do imposto de renda e as contribuições legais. 

Por ter todas essas informações vinculadas ao número do CNPJ, se você consultar a situação da empresa nos birôs de crédito, você pode saber se ela tem uma vida financeira saudável ou não. Caso a empresa esteja em processo de falência ou em condição de devedora, a consulta possibilita ao contratante adicionar cláusulas de segurança no contrato ou mesmo optar por outra prestadora de serviço. 

Afinal, é possível consultar o CNPJ pelo CPF?

Sim e não. Há uma situação na qual é possível consultar o CNPJ pelo CPF. É quando a empresa está enquadrada como microempresa individual. Além do CPF também é preciso ter a data de nascimento do empreendedor. A consulta pode ser feita via Portal do Empreendedor, em que serão solicitadas as informações para a emissão do comprovante chamado Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).  

O documento vai exibir o número do CNPJ e qual o status da empresa junto à Receita. É importante entender que a prestação de serviço é voltada para o próprio microempreendedor, para que ele possa emitir o comprovante de CNPJ ativo facilmente e para acessar o CNPJ caso tenho esquecido.  

O documento não indicará a situação financeira, dívidas, execuções judiciais nem nenhuma outra circunstância que possa ajudar o consumidor a decidir contratar ou não a empresa. O CCMEI informa os seguintes dados da empresa: data de abertura, nome fantasia, capital social, situação cadastral, endereço comercial, período de enquadramento como MEI, forma de atuação, ocupação principal, atividade principal (CNAE). 

Leia também | Como consultar o CNPJ de empresa: passo a passo 

Como faço para consultar um CNPJ?

Nos demais casos, de empresas simples, sociedade limitada e outras, por medida de segurança não é possível consultar a situação de uma empresa apenas com o CPF do proprietário. Há um caminho possível, e nesses casos é importante pesquisar o nome fantasia ou razão social da empresa e buscar o CNPJ.  

Com essas informações, a consulta pode ser feita pelo site da Redesim, no qual você deve estar logado pelo cadastro gov.br. E então poderá selecionar a opção “Consultas Pessoa Jurídica”, depois “Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento”, digitar o título, preencher a situação cadastral e UF e clicar em “pesquisar”. A Redesim exibe os dados da instituição verificada, como CNPJ, situação cadastral, atividades, quadro societário e capital. 

Se você tem o CNPJ da empresa e quer mais informações, a Serasa oferece uma solução para você. É o Você Consulta Empresa. Lá você consegue, em apenas uma consulta, conferir se a empresa tem: 

dívidas (negativação); 

cheques sem fundos; 

protestos; 

ações judiciais; 

participação em falências. 

Para utilizar o Serasa Você Consulta, siga os passos abaixo: 

Acesse o site do Serasa Você Consulta

Coloque o número do CNPJ que você quer consultar. 

Informe seus dados (nome, CPF, idade, e-mail e telefone). 

Inclua o cartão de crédito para o pagamento do serviço. 

Feito! 

Importante: você precisa cadastrar um e-mail que utilize, pois o relatório do CNPJ que você consultou será enviado para a conta de e-mail informada. O serviço Serasa Você Consulta custa R$ 35 por pesquisa, e a única forma de pagamento é o cartão de crédito

Monitore a movimentação do seu CNPJ

Agora que você já sabe como consultar a situação do CNPJ, saiba que é possível manter o monitoramento sobre os dados da sua empresa. Para ficar no controle da vida financeira empresarial, é importante acompanhar tudo o que acontece com o seu CPF e CNPJ.  

Você pode fazer isso com o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa que permite o monitoramento 24 horas por dia de tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais. 

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que: 

• seu CPF e CNPJ for consultado; 

• seu Serasa Score variar; 

• seus dados vazarem na Dark Web.