A Black Friday cresce a cada ano que passa. A data já é uma das mais aguardadas pelo varejo brasileiro e o sucesso não é à toa. Conseguir aquele item que você sempre sonhou com um baita desconto é uma oportunidade extremamente sedutora. Assim como alguns consumidores aguardam meses por essa data, outros demonstram desconfiança. O fato é: dá para fazer ótimos negócios na Black Friday, mas é preciso ficar muito atento para não ser passado para trás! Para aproveitar este ano com a consciência tranquila, confira as dicas abaixo que preparamos especialmente para você.

Para começo de conversa, é importante você entender um pouco mais sobre a Black Friday.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e acontece na sexta-feira após o dia de Ação de Graças americano. Se tornou uma data especial, pois as grandes lojas dão descontos imperdíveis para os consumidores comprarem os presentes de Natal.

Aqui no Brasil é um pouco diferente. Nosso evento, acontece, principalmente, em e-commerces (lojas online). Geralmente, os principais produtos com descontos são:

  • Livros
  • Eletrodomésticos
  • Computadores
  • Câmera e drones
  • Eletrônicos
  • Smartphones

Para aproveitar a data da melhor forma, o principal segredo é se planejar com antecedência. Confira 5 dicas para tomar a melhor decisão e não se prejudicar na hora das compras:

Faça uma lista de desejos

Promoção de Black Friday é o que não falta nessa época, mas nem toda compra nos convém. Se você sair comprando tudo que ver pela frente, pode acabar se enrolando e gastar mais do que precisa. Para não correr esse risco, faça uma lista de todos os itens que você quer comprar. O liquidificador quebrou? Coloca na lista. Viu aquela TV lindona e está sonhando com ela desde então? Coloca na lista. Está pensando em dar um upgrade no seu computador? Coloca na lista.

A Black Friday é uma ótima chance de comprar aquela coisa que você sempre tinha vontade, mas achava caro. Para aproveitar, liste tudo aquilo que você precisa, ou deseja, comprar, separe por prioridade para você, ou até para presentear no fim de ano.

Monitore os preços

Depois que você já sabe o que quer comprar, é importante começar a monitorar os preços dos seus itens de desejo. Para garantir que os descontos são reais mesmo e não “metade do dobro”, é essencial que você saiba os preços originais do que quer comprar.

Atenção na compra online

Essa dica é para você não ter surpresas depois de fazer a compra. Se certifique que a loja é segura, conhecida e confira as avaliações das outras pessoas que já usaram o site. Com esses três passos, você já consegue evitar fraudes.

Fique atento: Após a compra, a loja precisa enviar o seu produto, e ao recebê-lo, se certifique que ele funciona bem e atende as expectativas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso ao contrário, você pode questionar a loja e devolver o produto em até 7 dias.

Dica bônus: O Procon tem uma lista de sites que você deve evitar na Black Friday! Antes de se jogar nas compras online, confira a lista.

Fique atento com ofertas relâmpago

Essas ofertas são difíceis de pegar, é preciso ficar atento aos anúncios. Para isso, baixe os aplicativos das lojas e ative a notificação, vai ajudar a ficar ligado e não perder oportunidade.

Além de ficar ligado nas ofertas, fique ligado se o preço tem uma diferença significativa para não sair comprando “gato por lebre”. É sempre bom desconfiar de ofertas muito absurdas. Confira nossos passos de segurança para compras online.

Segue que é sucesso!

Black Friday Serasa Antifraude: Dicas para não cair em cilada

5 dicas para se proteger de um boleto falso

10 dicas para evitar fraudes nas compras online

Planejamento

Já separou um dinheirinho para essa data? Então começa a fazer as contas, meu anjo. Ter uma grana já separada para destinar para as compras vai evitar dores de cabeça nos próximos meses. Grande parte das lojas online ofertam maiores descontos para quem paga com cartão de crédito. Se ainda não tem o seu, acesse o Serasa eCred. Ainda dá tempo de pedir um cartão para aproveitar os descontos.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e familiares que estão ansiosos para aproveitar a Black Friday! Quer aprender mais dicas de educação financeira? Visite nosso canal no YouTube e conheça nosso podcast.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora