Perda, roubo ou até documento vencido são condições que fazem você precisar tirar a 2ª via do RG. Está passando por essa situação e não sabe o que fazer? Confira esse texto.

Consulte grátis seu CPF

Não é todo mundo que sabe, mas o RG (Registro Geral), conhecido como Documento de Identidade, tem 10 anos de validade da 1ª via. Depois é preciso renovar para que ele continue sendo utilizado. Com o RG vencido, você pode ser barrado na hora de fazer outros documentos, se inscrever em concursos públicos, fazer cadastros em site, etc. Portanto, é bom ficar esperto e saber o que é preciso para validar sua identidade.

No novo RG, você pode acrescentar os números do CPF e do Cartão Cidadão, o que pode ajudar bastante. Todas as vezes que você precisa apresentar um deles, tem que ter junto um documento com foto. Então, incluir esses dados no RG facilita muito sua vida.

Consulte grátis seu Score

Dois fatores que podem fazer você precisar tirar a 2ª via, além de invalidez, são perda ou roubo. Em caso de roubo, é importante fazer um Boletim de Ocorrência (BO), para ficar isento da taxa de renovação.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA A 2ª VIA DO RG?

  • 2 foto 3×4 original e recente;
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado);
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto);
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG;
  • Cartão do Cidadão original – se você quiser que o número apareça no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou PASEP.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome

EXISTE ALGUM CUSTO?

Sim, você precisa pagar uma taxa no ato de renovação do documento. Essa taxa pode variar de região para região, então confira quanto é cobrado na sua cidade. Caso você tenha um BO, não precisa pagar taxa.

Gostou das dicas? Não esqueça os documentos e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. 🙂 Acesse nosso canal no YouTube 😉

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora