Já tentou fazer o cadastro em uma loja por exemplo, e quando foram consultar seu nome apareceu CPF suspenso? Tentou pedir o auxílio emergencial e não conseguiu? É um momento desesperador, não é mesmo? Não sabemos ao certo o que podemos ter feito para tal restrição. Então, confira esse texto, entenda o que significa essa situação e como regularizar CPF.
O primeiro passo é saber o que é o CPF. Se você tem dúvidas, confere o conteúdo que preperamos. Explicamos com detalhes para que serve esse documento!
Já consultou seu CPF hoje?
COMO VERIFICAR SITUAÇÃO DE CPF?
Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor. Isso acontece porque a Receita Federal alinha seus dados com as informações da Justiça Eleitoral.
AUXÍLIO EMERGENCIAL
A justiça determinou que a exigência do CPF regularizado para receber o auxílio permanece. Portanto, se seu documento está suspenso, é preciso regularizar o CPF para solicitar o auxílio. Você pode consultar a situação do seu CPF no site da Serasa. Para entender melhor sobre como pedir o auxílio, confira nossos conteúdos: Cadastro Único eComo pedir auxílio emergencial de R$ 600.
É importante ficar atento às mudanças do governo em relação a esse ponto para saber se seu CPF está regular e fazer isso o quanto antes. Com o CPF suspenso, você também fica impedido de fazer outras coisas, como mostramos abaixo.
RISCOS DO CPF IRREGULAR?
Nessa situação, você acaba enfrentando problemas em uma série de situações, como:
- Abrir conta corrente ou poupança;
- Fazer empréstimos;
- Tirar o passaporte;
- Participar de concursos públicos;
- Receber sua aposentadoria;
Você sabia que, com o CPF suspenso, o banco pode cancelar sua conta se ultrapassar o prazo de 90 dia? É verdade!
Precisa de crédito? Confira as opções para o seu perfil no Serasa eCred.
COMO REGULARIZAR CPF?
Se você possui título de eleitor pode regularizar o CPF na página da Receita Federal na internet. Caso não possua o título de eleitor, você precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.
Agora que você já sabe regularizar CPF, consulte no site da Receita Federal e confirme se está tudo certo.
Só mais uma dica, é muito importante acompanhar o seu nome no mercado, então aprenda a consultá-lo no site do SerasaConsumidor. Confira também o serviço de monitoramento 24h, o Serasa AntiFraude, para saber cada passo que CPF pode dar.
Conheça os planos do Serasa Antifraude e monitore o seu nome
CPF CANCELADO?
Agora que você já sabe como resolver os problemas com CPF cancelado, não deixe de compartilhar essa página com seus familiares e amigos. Eles também podem estar com o mesmo problema e precisando regularizar o CPF.