Navegação do blog
  1. Segurança na internet

Como saber se estão usando o meu CPF? | Premium

02/02/2024Time Serasa

A cada 15 segundos uma tentativa de fraude acontece no Brasil. Uma boa maneira de evitar problemas é ter certeza que nenhum estelionatário está usando seu nome, mas você deve se perguntar “e como saber se estão usando o meu CPF?”, veja nossas dicas simples de o que você pode fazer para não entrar para essa estatística.

Lidar com cobranças de bancos e empresas, regularizar o nome negativado e ficar com a reputação limpa no mercado de crédito são situações que demandam esforço e paciência. Agora imagine gastar energia para isso por causa de uma dívida que não foi você quem fez. Essa é a realidade de quem tem o CPF fraudado. Por mais que muita gente pense que essa seja uma situação rara de acontecer, a estatística mostra o contrário.

Como saber se estão usando o meu CPF?

A forma mais eficaz de prevenir esse tipo de situação é consultando o seu CPF regularmente. Caso você não sabia como fazer, é só olhar o passo a passo que a gente fez sobre consultar o nome da Serasa, é fácil e grátis. Ao criar o hábito de checar o documento a cada semana, por exemplo, você pode se resguardar e entrar em contato com as empresas ou instituições financeiras antes de ter o nome negativado indevidamente.

Se quiser um acompanhamento mais constante, isso é possível por meio do serviço Serasa Antifraude. Com ele, você recebe alertas sempre que seu CPF for consultado para compras ou empréstimos, quando uma empresa é aberta com o seu CPF, quando seu nome estiver perto de ser negativado ou quando o nome for retirado do cadastro de inadimplência.

Não dê seu CPF para qualquer um

Além desses cuidados de monitoramento, vale a pena reforçar algumas dicas importantes para evitar fraudes. O CPF é um documento importante demais para ser divulgado em qualquer situação. Em muitos casos ele é solicitado sem que haja necessidade. Casos em que você não precisa fornecer o CPF:

  • Ao confirmar dados por telefone
  • Em formulários em que essa informação não for obrigatória, evite fornecê-lo
  • Cuidado com contatos suspeitos via e-mail ou SMS solicitando dados pessoais. Veja nossas dicas para saber se um e-mail é falso
  • Ao fazer compras, também não permita que os funcionários da loja saiam de sua vista com seus documentos em mãos

Por fim, mas não menos importante, em caso de perda ou roubo de seus documentos, registre boletim de ocorrência e informe a Serasa para que você possa se resguardar em caso de uso fraudulento dos seus documentos.

Segue que é sucesso!
O que fazer em caso de fraude?
Evite fraude em bancos

Seu nome é seu maior bem!

Os cuidados que citamos acima são importantes não somente para evitar que seu nome fique sujo por causa de uma fraude. Manter o seu CPF limpo e seguro é fundamental para que o mercado veja você de uma forma positiva. Isso é importante para facilitar sua vida quando você precisar, por exemplo, tomar um empréstimo ou financiar um bem. Bons hábitos financeiros são determinantes para que você tenha uma boa pontuação de Score. No mercado, ele usado como uma espécie de termômetro para avaliar o quão bom pagador você é.