Você está tranquilo em casa ou no trabalho e, de repente, chega em sua caixa de entrada uma mensagem com um assunto tentador. Algo como “Troque sua geladeira pela metade do preço”, “Oportunidade única”, “Ganhe dinheiro sem sair de casa”, “Parabéns, você ganhou”. Mas como saber se um e-mail é falso? Afinal, imediatamente, você se sente especial. Entre tantas notícias de crise, alguém finalmente oferece algo bom.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

Outra situação: você está preocupado com algumas contas atrasadas e recebe uma mensagem com a cópia de um cheque devolvido, uma pendência no banco ou um comunicado de que seu nome irá para as agências de proteção ao crédito (como a Serasa, por exemplo). Em anexo, há um boleto com vencimento para alguns dias e a promessa: pague agora e livre-se das dívidas. Você se desdobra para fazer o pagamento, e depois de alguns dias descobre que jogou dinheiro fora e continua endividado.

Se você se identificou com algum desses casos, saiba que não está só. De acordo com a Fortinet – empresa norte-americana especializada em segurança de rede – o Brasil é um dos recordistas de fraudes por e-mail no mundo. No período de um ano, o número de fraudes desse tipo cresceu 83% no país.

5 dicas para saber se um e-mail falso ou malicioso

1) O remetente do e-mail é desconhecido ou estranho

Mesmo que o assunto pareça importante, antes de abrir, pare e leia o endereço de e-mail do remetente. Se for desconhecido ou o nome parecer estranho, com letras e números misturados, não caia na tentação de abrir. Além de golpe, pode ser também uma forma de infectar seu computador ou celular com vírus.

2) O e-mail promete ganhos fáceis e rápidos, sem esforço

Um dito popular ensina: “quando a esmola é grande, o santo desconfia”. Fique de olhos bem abertos com promessas de ganhos milagrosos, brindes, ofertas imperdíveis e oportunidades únicas. Desconfie, principalmente, se o endereço do remetente não tiver o nome da empresa (por exemplo: www.serasaconsumidor.com.br) e quando tiver o nome da empresa tome cuidado com grafias muito parecidas, mas não oficiais. As promoções e ofertas idôneas geralmente vêm identificadas. Se não for o caso, há grandes chances de ser uma fraude ou golpe.

Veja também

Dicas para evitar fraudes online

 

3) O e-mail pede seus dados bancários ou cadastrais

O remetente é seu conhecido e o assunto diz: “Estou tentando depositar dinheiro na sua conta, mas não consigo”. Confiando que se trata de seu amigo ou parente, você abre a mensagem e informa seus dados bancários, nome completo e CPF. Acredite: se você não está esperando receber dinheiro dessa pessoa, o e-mail é falso. Jamais passe qualquer informação sem confirmar, por telefone, com o remetente. Se alguém quiser realmente entrar em contato com você, irá procurá-lo por outros canais ou pessoalmente.

4) O e-mail tem um boleto, fatura ou nota fiscal anexa

Se você fizer uma compra pela internet, provavelmente irá imprimir o boleto diretamente do site. Se você tiver contas atrasadas, terá que entrar em contato com o credor para negociar a dívida. Não faz sentido receber um boleto ou fatura que você não pediu para pagar por compras ou contas atrasadas. Se isso acontecer com você, desconfie. Não é tão difícil para fraudadores criar boletos falsos e disparar na internet, fazendo-se passar por bancos, empresas de varejo e outras instituições. A Serasa não envia e-mails com boletos ou cobranças. Todo cuidado é pouco!

5) As informações do e-mail são desencontradas ou têm erros de português

Cada vez mais os fraudadores estão se especializando, mas há situações em que os erros são tão grosseiros que basta uma lida com um pouco mais de atenção para perceber que se trata de um e-mail falso. Observe se a mensagem contém palavras escritas incorretamente e dados conflitantes de mais de uma instituição no mesmo e-mail. Exemplo: o remetente é o Itaú, mas o boleto é do Bradesco.

Na dúvida, não abra, não aceite anexos ou acesse links se perceber irregularidades. E como ninguém está totalmente livre de cair em armadilhas como essas, o Serasa Antifraude monitora seu CPF em tempo real e ajuda você a se prevenir de surpresas caso alguém tente usar seus dados indevidamente.

Proteja seu CPF

Veja também
7 maneiras de evitar fraudes no seu CPF
O que é fraude?

Proteja o seu nome com Serasa Antifraude!

CONHEÇA OS PLANOS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora