Documentos clonados: saiba como registrar

Confira o passo a passo de como registrar a ocorrência de documento clonado, roubado ou extraviado.

Atualizado em: 15 de agosto de 2023.

Autora: Fernanda Araujo


Ter documentos clonados pode comprometer a reputação e trazer danos financeiros às vítimas. No caso de um criminoso usar os números de CPF, RG, CNH ou até passaporte para cometer atos ilícitos, a situação da vítima pode complicar, exigindo ação judicial para comprovar inocência. Para saber como se proteger, é importante entender como ocorre a clonagem de documentos.

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Entenda a definição de documento clonado

A clonagem de documentos como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma atividade ilegal baseada na criação de cópias fraudulentas desses documentos para fins ilícitos. Esse tipo de fraude pode ser usado para cometer diversos crimes, como falsificação de identidade, fraude financeira, abertura de contas bancárias falsas, obtenção de empréstimos indevidos e outros golpes. 

Os documentos oficiais, como CPF e CNH, são emitidos pelas autoridades competentes e têm recursos de segurança para dificultar a falsificação. A clonagem desses documentos envolve atividades criminosas e geralmente requer habilidades avançadas em falsificação.

Para a clonagem de documentos, os fraudadores podem utilizar métodos como:

  • ●      Engenharia Social: obtenção ilegal de informações pessoais da vítima por meio de manipulação psicológica ou técnicas de persuasão.
  • ●      Hacking e phishing: acesso não autorizado a sistemas ou e-mails para coletar informações confidenciais.
  • ●      Falsificação avançada: uso de equipamentos e técnicas sofisticadas para criar documentos falsos com aparência autêntica.
  • ●      Uso de dados roubados: utilização de dados pessoais obtidos em vazamentos de informações ou outras violações de segurança.

 

Devido à natureza criminosa da clonagem de documentos, é importante as pessoas protegerem as informações pessoais e documentos de forma adequada. Isso deve ocorrer de diversas formas, como não compartilhar dados com estranhos ou em sites não confiáveis, manter os documentos originais em local seguro e verificar regularmente o CPF para identificar qualquer atividade suspeita.

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Assista I O que fazer em caso de perda de documentos


Situações em que o documento pode ser clonado

  • ●      Na gráfica, ao tirar uma cópia do documento.
  • ●      No aeroporto, em que criminosos podem se passar por funcionários e pedir para verificar o documento.
  • ●      Ao baixar um aplicativo no celular.
  • ●      Ao realizar cadastros em sites falsos.

 

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Como agir em caso de documento clonado

A primeira ação ao perceber um documento fraudado é seguir os passos a seguir, pois será necessário comprovar o extravio do documento para não configurar o uso ilícito pelo próprio titular.

O passo a passo é o seguinte:

  1. Registre um boletim de ocorrência (BO) em uma delegacia física ou digital e guarde uma cópia dele.

  2. Em suspeita ou confirmação de uso indevido do documento, junte comprovantes para provar o uso incorreto em determinada situação.

  3. Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos na Serasa. Acesse o site do alerta de Documentos Extraviados e siga as orientações.

  4. Faça login e vá para a seção "Meu CPF" e clique em "Documentos Extraviados".

  5. Preencha os dados solicitados, incluindo motivo do registro, número do boletim de ocorrência (se aplicável), data e fraudes identificadas.

  6. Escolha o tipo de documento extraviado e digite os números e caracteres de identificação.

  7. Confirme os dados pessoais, como e-mail, celular e CEP.

O serviço de documento extraviado da Serasa é gratuito e ajuda quem teve um documento perdido ou roubado, como a CNH ou o passaporte. Com esse recurso, disponível para todos os consumidores com cadastro na Serasa, é possível registrar o extravio dos documentos de forma rápida e fácil. 

Após o registro, a Serasa emite um alerta para as empresas saberem que o consumidor não está em posse dos documentos, o que diminui o risco de fraude caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento. A empresa ficará alerta em relação a essa possibilidade.

O alerta tem validade de três dias úteis para cheques e cinco anos para os demais documentos, podendo ser renovado quantas vezes for necessário (exceto cheque).

Conheça o Serasa Premium e saiba como se proteger

Talvez você se pergunte “como saber se meus documentos foram clonados?”, e não existe uma resposta única. É preciso monitorar os documentos e manter a vigilância sobre as atividades financeiras.

Para se proteger em espaços físicos a dica é nunca sair de perto do documento. Mantenha a atenção e suspeite caso peçam para tirar uma cópia longe de você. Para ficar protegido no ambiente digital, adote a conduta preventiva de monitoramento dos dados pessoais. 

Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.