Perda de documentos ou roubo: como lidar com essa situação?
Perda de documentos ou extravio de documentos é mais comum do que imaginamos. Saiba o que fazer caso aconteça com você e como manter seus dados protegidos.
Publicado em: 04 de março de 2022.
Perda de documentos, extravio, roubo de seus dados e bens. Você já passou por alguma dessas situações? Sem dúvida, é uma sensação muito ruim e pode causar uma série de transtornos na sua vida financeira. Afinal, com seus documentos e dados, qualquer pessoa pode tentar se passar por você e efetuar compras no seu nome, por exemplo.
Mas, calma, caso este seja seu caso e você tenha perdido ou tido seus documentos roubados, saiba que existem formas de evitar maiores problemas. Quer entender? Vem, que a gente te explica!
Perda de documentos ou extravio de documentos: como agir para evitar golpes e cuidar do seu nome
Infelizmente, a perda de documentos, extravio ou roubo é mais frequente do que se imagina e pode causar sérias consequências para quem ficou sem lenço e sem documento.
Para se ter ideia, segundo os Correios, que há mais de três décadas oferecem aos cidadãos um serviço de achados e perdidos, todos os anos mais de 170 mil documentos são perdidos pelos brasileiros. Tem noção?
Período de férias ou de festas, como carnaval ou réveillon, é quando mais ocorrem os casos. Em 2020, por exemplo, em um dos mais importantes carnavais do Brasil, o de Olinda, no estado de Pernambuco, foram registrados mais de 2 mil casos de foliões que voltaram para casa sem seus documentos. É muita gente!
Mas isso não é motivo para pânico. Com a assinatura do Serasa Premium você começa a monitorar seus documentos e pode evitar problemas futuros!
Leia também | Documentos clonados: qual é o perigo, como prevenir e o que fazer?
Conheça o Serasa Premium
O Serasa Premium é um serviço de monitoramento de dados que acompanha tudo o que acontece com seu CPF, CNPJ e Serasa Score 24 horas por dia. Isso significa que você fica sabendo de qualquer alteração que ocorrer com suas informações e pode rapidamente evitar que a situação saia do seu controle.
Além disso, você receberá relatórios completos, e-mails e SMS com as informações mais relevantes, como: negativações no seu nome, abertura de empresas com seu CPF e consultas de empresas.
Evite problemas futuros, previna-se agora.
O Serasa Premium mantém você informado e ajuda você evitar fraudes em seu CPF 24 horas por dia. É por isso que se trata de uma excelente ferramenta em caso de perda de documentos ou extravio de documentos.
O Premium ajuda você a descobrir:
Uso indevido do seu CPF por terceiros
Possível negativação do seu nome
Abertura de empresas no seu CPF
Consultas de empresas ao seu CPF
Mas como o Serasa Premium ajuda em caso de perda de documentos ou roubo?
Extravio de documentos ou perda de documentos com certeza é um problemão. Roubo então, nem se fala. Mas, com o Serasa Premium, você será informado caso alguém tente cometer fraudes utilizando seus documentos. E é muito fácil! Basta cadastrar de forma gratuita um Alerta de Documentos no nosso site.
O objetivo deste alerta é informar o mercado que você não está em posse de seus documentos e que qualquer tentativa de compra ou solicitação de empréstimo, por exemplo, não foi feita por você.
É assim que o Serasa Premium ajuda você em caso de perda de documentos. Simples, não? Evite problemas, proteja seus dados com o monitoramento Serasa Premium.
Leia também | Teve seus documentos perdidos? Saiba o que fazer
Cuide dos seus dados e documentos
Assine jáPerdi meu documento! E agora?
Caso você tenha perdido os documentos ou tido os documentos roubados, é aconselhável seguir os seguintes passos:
1. Registre um boletim de ocorrência
Além de monitorar seus dados contra fraudes, é imprescindível que você abra um Boletim de Ocorrência no caso de perda de documentos.
• Em caso de furto: faça seu B.O pelo site da delegacia eletrônica do seu estado.
• Em caso de documentos pessoais: informe os números dos seus documentos;
• Em caso de documentos de veículo: informe quais foram os documentos roubados (CRV, CRLV, DPVAT e IPVA).
2. Abra um alerta na Serasa
Você pode e deve realizar de forma gratuita um Alerta de Documentos no nosso site. Com isso, as empresas saberão sobre o roubo ou perda de seus documentos quando consultarem seu CPF na Serasa e, assim, ninguém poderá realizar compras em seu nome ou usar seus dados para qualquer coisa.
É possível escolher dois tipos de alertas: o provisório, que dura até 30 dias, e o permanente, que dura até 5 anos. Aqui você tem mais informações sobre como emitir um alerta na Serasa pelo nosso site ou pelo telefone (11) 3373-7272.
3. Solicite a segunda via dos documentos perdidos
Sem documento não dá para ficar, certo? Após fazer o B.O e emitir o alerta na Serasa, o próximo passo é emitir a segunda via de todos os seus documentos que foram perdidos ou extraviados. Se morar em São Paulo, você pode utilizar os serviços oferecidos pelo Poupatempo para agendar a emissão dos novos documentos. Para outros estados, é necessário identificar e procurar as unidades específicas de acordo com cada documento perdido ou roubado, já que não há um local que centralize a emissão de todos eles.
Quer saber mais sobre a importância de monitorar seus dados? Acesse o Serasa Premium e tenha muitas outras informações a respeito do assunto.
Aproveite também para assistir nosso vídeo e entender melhor sobre o que fazer em caso de perda de documentos ou extravio de documentos.