Perda, roubo ou extravio de documentos: o que fazer?

Perda ou extravio de documentos é mais comum do que imaginamos. Saiba o que fazer caso aconteça com você e mantenha seus dados protegidos.

Carteira perdida na rua da cidade.

Foto elaine ortiz

Atualizado em: 19 de junho de 2023

Quem já passou pela situação de roubo, perda ou extravio de documentos sabe que, além de todo o incômodo, pode causar transtornos na vida financeira também. Afinal, com os documentos e dados, qualquer pessoa pode tentar se passar por outra e efetuar compras no nome dela, por exemplo.

Perda ou extravio de documentos: como agir para evitar golpes

Infelizmente, a perda de documentos, extravio ou roubo é mais frequente do que se imagina e pode causar sérias consequências para quem ficou sem lenço e sem documento.

Para se ter ideia, segundo os Correios, que há mais de três décadas oferecem aos cidadãos um serviço de achados e perdidos, todos os anos mais de 170 mil documentos são perdidos pelos brasileiros por ano. Tem ideia desse volume? Período de férias ou de festas, como carnaval ou réveillon, é quando mais ocorrem os casos.

É muita gente! Mas isso não é motivo para pânico. Com a assinatura do Serasa Premium você começa a monitorar seus documentos e pode evitar problemas futuros!

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Assista | Documentos Perdidos: saiba o que fazer - Serasa

Conheça o Serasa Premium

O Serasa Premium é um serviço de monitoramento de dados que acompanha tudo que acontece com seu CPF, CNPJ e Serasa Score 24 horas por dia. Isso significa que você recebe alertas quando algo acontece com sua documentação e pode rapidamente evitar que a situação saia de controle.

Além disso, você receberá relatórios completos, e-mails e SMS com as informações mais relevantes, como negativações no seu nome, abertura de empresas com o seu CPF e consultas de empresas.

Evite problemas futuros, previna-se agora.

O Serasa Premium mantém você informado e ajuda a evitar fraudes em seu CPF 24 horas por dia. É por isso que se trata de uma excelente ferramenta em caso de perda ou extravio de documentos.

O Premium ajuda você a descobrir:

• uso indevido do seu CPF por terceiros;
• possível negativação do seu nome;
• abertura de empresas no seu CPF;
• consultas de empresas ao seu CPF.

Mas como o Serasa Premium ajuda em caso de extravio de documentos?

A perda de documentos, com certeza, é um problemão. Roubo então, nem se fala. Mas, com o Serasa Premium, você será informado caso alguém tente cometer fraudes utilizando seus documentos. É muito fácil!

A Serasa também disponibiliza o serviço "Documentos Extraviados" que permite cadastrar de forma gratuita um documento perdido. O objetivo desse serviço é informar o mercado que você não está em posse de seus documentos e que qualquer tentativa de compra ou solicitação de empréstimo, por exemplo, não foi feita por você. Ou seja, ao receber a comunicação do consumidor, a Serasa alerta as empresas com as quais tem relacionamento de que houve extravio dos documentos cadastrados. Assim, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento, a empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.  

Se você já é assinante do Serasa Premium, receberá alertas no e-mail informado, para acompanhar as informações e monitorar os registros. Além disso, caso de seus dados pessoais serem utilizados de forma indevida, notificações serão enviadas.

Se ainda não é assinante do serviço, evite problemas futuros, proteja seus dados com o monitoramento do seu CPF e receba relatórios mensais no seu e-mail.

Cuide dos seus dados e documentos. Assine já

Leia também | Teve seus documentos perdidos? Saiba o que fazer

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Perdi meu documento! E agora?

Caso você tenha perdido os documentos ou tido os documentos roubados é aconselhável seguir os seguintes passos:

1) Registre um boletim de ocorrência.

Além de monitorar seus dados contra fraudes, é imprescindível que você abra um boletim de ocorrência no caso de perda de documentos.

• Em caso de furto: faça seu BO pelo site da delegacia eletrônica do seu Estado.

• Em caso de documentos pessoais: informe os números dos seus documentos;

• Em caso de documentos de veículo: informe quais foram os documentos roubados (CRV, CRLV, DPVAT e IPVA).

2) Faça um registro no "Documentos Extraviados" da Serasa

Você pode realizar de forma gratuita um alerta de "Documentos Extraviados" pelo site da Serasa. Com isso, as empresas saberão sobre o roubo ou perda de seus documentos quando consultarem seu CPF na Serasa.

Com o serviço, você poderá fazer um alerta provisório com validade de 5 anos para documentos e 3 dias úteis para cheques.

Ao receber a comunicação do consumidor, a Serasa alerta as empresas com as quais tem relacionamento de que houve extravio dos documentos cadastrados. Assim, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento, a empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.  

É possível cadastrar cheque, CPF, RG, CNH, CTPS, RNE, passaporte, título de eleitor, carteira de conselho de classe (CRM, CREA, CFC, OAB, CRA, CRC e outras aceitas em todo o território nacional), carteira de identificação (militar, reservista, funcional, nacional e outras aceitos em todo o território nacional). 

Para acessar a funcionalidade é só entrar no site da Serasa e fazer login com CPF e senha.


3) Solicite a segunda via dos documentos perdidos.

Sem documento não dá para ficar, certo? Após fazer o BO e emitir o alerta na Serasa, o próximo passo é emitir a segunda via de todos os documentos perdidos ou extraviados. Se morar em São Paulo, você pode utilizar os serviços oferecidos pelo Poupatempo para agendar a emissão dos novos documentos. Para outros Estados, é necessário identificar e procurar as unidades específicas de acordo com cada documento perdido ou roubado, caso não haja uma unidade que centralize a emissão de todos eles.

Quer saber mais sobre o que fazer em caso de documento perdido ou roubado?

Confira essa cartilha que a Serasa preparou.

desenho de duas pessoas sentada em cima de um notebook