Como diria o grande Milton Nascimento: amigo é coisa para se guardar. O Dia do Amigo é comemorado em 30 de julho – também chamado de Dia Internacional da Amizade. Talvez, você e seus amigos estejam distantes fisicamente. Ainda devido a quarentena e isolamento social. Mesmo assim, mande mensagens ou até marque uma live dos amigos – isso ajuda matar a saudade, sem dúvidas.

Consulte grátis seu CPF na Serasa

E para participar desse momento, nós separamos os tipos de amigos quando o assunto é dinheiro. Afinal de contas, cada um tem o jeitinho diferente de colocar a mão no bolso. Será que os seus amigos estão aqui? Confira a matéria até o final! E se encontrar algum deles, compartilhe o link e um “feliz dia do amigo” também.

Ah, mais uma coisa: o podcast dessa semana está super divertido. Reunimos (virtualmente) a turma de apresentadores do Serasa Ensina. Eles vão falar sobre os tipos de amigos e, inclusive, interpretar algumas situações. Confira já!

TIPOS DE AMIGOS QUANDO O ASSUNTO É DINHEIRO

O Ministério da Diversão informa: esse conteúdo pode trazer risos. Use sem moderação para alfinetar amigos (mas na brincadeirinha, hein).

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta feita na Serasa?
4 passos simples para limpar o nome

AMIGO REI DO MIGUÉ

Frases mais utilizadas:

  • Putz, esqueci a carteira em casa! Paga essa conta aí, dá próxima deixa comigo.
  • Eita, meu aplicativo do banco não está funcionando. Depois eu te transfiro, ok?
  • Você não vai acreditar! Meu cachorro foi mordido por um E.T. e por isso comeu meu cartão de crédito. Não tenho como pagar a conta hoje.

Análise: Desde histórias mais comuns até desculpas mirabolantes. Essa pessoa sempre vai dar um jeitinho de fugir na hora de pagar a conta. Isso se repete com frequência, não é um caso isolado.

Meu amigo é assim, o que fazer? Antes de sair com ele, envie um lembrete do tipo: hey, não se atrase, hein? E vê se não está esquecendo nada. Até daqui a pouco.

Eu sou assim, o que fazer? Pode ser que você queira participar daquele momento, mas realmente não tenha grana. Seja honesto com seus amigos e converse sobre isso com ANTECEDÊNCIA. Ficará mais confortável para as duas partes.

AMIGO PROMOTER DE EVENTOS

Frases mais utilizadas:

  • Amiga, já fiz uma lista de três baladas para esse sábado. Vamos em todas!
  • Olha só… vamos no pré-esquenta, depois no esquenta, aí tem o rolê, o after e o after do after. Podemos fazer um churrasco no final, mas só se você não estiver muito cansada.

Análise: Não existe tempo ruim, mas se existir, será na balada também. Esse é o tipo de amigo que sai para comemorar ou afogar as mágoas. Ele só quer sair. Elabora todo o roteiro e, às vezes, até consegue VIP’s em eventos. Haja energia, tempo e dinheiro.

Meu amigo é assim, o que fazer? Quando não puder acompanhar essa rotina, seja sincero. Conte os motivos reais, tipo: estou sem dinheiro; preciso economizar esse mês ou é aniversário da minha avó. Sempre que possível, ofereça uma alternativa ao convite. Por exemplo: hoje eu não posso, mas na próxima semana estou disponível.

Eu sou assim, o que fazer? Ual, você tem muita energia e isso é incrível. Nem todas as pessoas são assim. O mais importante: não fique chateado quando um amigo não cumprir a agenda. Sua rotina é intensa e nem todos conseguem acompanhar.

AMIGO LENDA URBANA

Frases mais utilizadas:

  • Putz, eu não consigo encontrar vocês hoje. Tive um imprevisto.
  • Nossa, estou com uma crise de rinite, não vou. (o clássico)
  • Minha mãe foi mordida por um dragão. ELA ESTÁ BEM, mas preciso ficar em casa. Você entende, né?

Análise: Ele pode até marcar de ir, mas na hora H não aparece. Ainda faz uma pressão psicológica do tipo: “você entende, né?”. Crises de alergia e imprevistos com a mãe estão no top 10 de desculpas desse amigo. Ele é uma lenda urbana, só escutamos falar.

Na rede social, talvez, ele apareça em fotos de viagens. A verdade é que: ele não sai com os amigos, justamente para economizar dinheiro.

Meu amigo é assim, o que fazer? É importante entender que cada um tem as próprias prioridades com o dinheiro. Compreendendo isso, faça a sua parte. Chame esse amigo para encontros econômicos.

Eu sou assim, o que fazer? Ter foco nos seus objetivos é excelente. Porém, lembre-se de que a vida também é construída durante a caminhada. Esteja próximo de pessoas que você ama.

AMIGO BLOCO DE NOTAS

Frases mais utilizadas:

  • Ah, mas eu só consumi isso. Não é justo dividir a conta igual para todo mundo.
  • Hey, lembra aqueles 50 centavos que eu te emprestei? Estou precisando dele.

Análise: Esse amigo anota absolutamente TUDO que vocês consumiram juntos. Sabe aquela moeda que ele te emprestou para facilitar o troco no ônibus? Então, ele vai se lembrar disso e você estará na lista de devedores.

No restaurante, ele é capaz de dividir a conta com base nas fatias de pizza que cada um comeu.

Meu amigo é assim, o que fazer? Nós adoramos esse perfil organizado financeiramente. Isso é fato. Também acreditamos que uma cortesia, de vez em quando, não tem problema. Basta encontrar um equilíbrio. Vamos falar com ele sobre isso, ok? Encaminhe esse texto e deixa que a gente resolve.

Eu sou assim, o que fazer? Parabéns! Somos fãs de organização financeira. E de fato, é sempre bom ter alguém que ajude calcular a divisão da conta. Porém, seja gentil com seus amigos. Uma cortesia, vez ou outra, não faz mal a ninguém.

AMIGO RICO QUE NÃO SABE QUE É RICO

Frases mais utilizadas:

  • Amiga, é baratinho!
  • Você já comprou isso? Precisa comprar AGORA!
  • Vamos naquele restaurante que eu vi no Instagram?

Análise: Ele faz de forma natural, não é de propósito. O que acontece: ele ainda não entendeu que os outros amigos não têm a mesma condição financeira. Os convites são sempre ótimos e você tem vontade de ir, mas a grana não colabora.

Meu amigo é assim, o que fazer? Em momento algum você deve se endividar para impressionar outra pessoa. Jamais. Se o valor não cabe no seu orçamento, conte ao amigo. Seja sincero. Você também pode sugerir um passeio acessível aos dois.

Eu sou assim, o que fazer? Quando fizer algum convite, cuidado para não deixar seus amigos em “saia justa”. Imaginamos que sua intenção não é constranger ninguém. Então, pense no padrão/estilo de vida que seus amigos levam. Veja se o convite comporta o orçamento deles.

AMIGO CORAGEM, PORQUE NOÇÃO NÃO TEM

Frase mais utilizada:

  • Eu só bebi um copo de cerveja. (MENTIRA, ele virou três garrafas)

Análise: No churrasco, ele leva linguiça, mas só come a picanha. No restaurante, pede inúmeros pratos, mas na hora da conta diz nem comeu. Alguns dizem que ele não tem noção, outros que ele “faz a sonsa” ou “a egípcia”. Seja como for, acaba sendo inconveniente ao grupo.

Meu amigo é assim, o que fazer? Um ditado popular nos diz: roupa suja se lava em casa. Talvez, ali no restaurante não seja o momento ideal para essa conversa. Em particular, seja honesto com esse amigo. Conte que essas atitudes não são divertidas ou justas.

Eu sou assim, o que fazer? Vamos lá… por mais amigos que vocês sejam, outras pessoas não têm obrigação de pagar por seus gastos. Você precisa ser responsável pelo que consome. Se a situação fosse contrária, seria interessante pagar o consumo de outros? Seja justo e sincero com seus amigos.

QUAL TIPO DE AMIGO O SERASA ENSINA É?

Olha, nós somos o amigo preocupado, conselheiro e sempre com ideias incríveis para te ajudar. Adoramos a sua amizade! Inclusive, existe uma música que pode ilustrar bem a nossa relação. Aposto que você conhece, é a trilha sonora de Toy Story:
Amigo, estou aqui!
Se a fase é ruim
E são tantos problemas que não tem fim
Não se esqueça que ouviu de mim
Amigo, estou aqui!
Os seus problemas são meus também
O que eu quero é ver o seu bem

Ah, isso foi muito fofo, né? Feliz dia do amigo!

Envie a matéria para todos os tipos de amigos que você encontrou aqui. Veja o vídeo no Youtube e escute nosso Podcast também. Até mais.

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora