Está precisando de dicas para aumentar seu salário ou suas chances de emprego? Você já deve saber que investir em educação ajuda a manter o emprego ou melhorar seu salário. Então estude de graça e dê um passo adiante na busca por mais renda.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra a importância do estudo para o salário. A cada ano a mais na escola pode gerar um aumento de 15% na remuneração de um profissional.

Por isso, em épocas de crise, o melhor é apertar o cinto em outras áreas do orçamento para seguir estudando.

Infelizmente, não é o que acontece em grande parte dos lares brasileiros. Em média, dois entre cada 10 alunos de ensino superior abandonam o curso antes da conclusão. Isso representa cerca de 1,4 milhão de estudantes no país que deixam de se formar. Eles perdem o acesso a vagas melhores no mercado de trabalho.

O processo se transforma em um círculo vicioso. A pessoa perde o emprego, não consegue pagar os estudos, então abandona o curso. E, com isso, tem mais dificuldade de encontrar um novo emprego.

Estude grátis e melhore sua renda

Bolsas de graduação e pós-graduação

  • Fundação Estudar: Oferece bolsas de estudo integrais para graduação e pós-graduação no Brasil e no Exterior, além de intercâmbios. Destinada a pessoas de 16 a 34 anos, com sonhos de transformar a realidade do país.
  • Fundação Lemann: Oferece bolsas de pós-graduação nas melhores universidades do mundo pelo Programa Lemann Fellowship. Primeiro é preciso ser admitido em uma das instituições parceiras do programa. Depois você pode participar do processo seletivo e receber o benefício.
  • Senac: Para auxiliar os alunos financeiramente e incentivá-los a prosseguir com seus estudos, o Senac de SP possui um Programa de Bolsas de Estudo.

Bolsas ou cursos de idiomas

  • Inglês sem fronteiras: Programa oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar o aprendizado de línguas para estudantes brasileiros. Apesar do nome, o programa abrange outros idiomas como francês, espanhol, italiano, alemão e japonês.
  • Duolingo: uma plataforma gratuita para aprender inglês, espanhol, francês ou alemão pelo computador, tablet ou celular. O aprendizado é lúdico e similar a um jogo.
  • Minicursos em línguas estrangeiras: a faculdade de Educação da USP oferece minicursos gratuitos ministrados por alunos-estagiários, coordenados e supervisionados por uma equipe de professores titulares da instituição.

Segue que é sucesso
Quanto economizar para a sua aposentadoria?
Quando vale a pena pegar empréstimo consignado?
Como organizar seu orçamento de forma estratégica

Cursos Online

  • Fundação Lemann: Reúne oito ferramentas e canais para aprender de graça. Desde as primeiras letras e matemática básica até aulas de programação. Também dá para estudar matérias que caem no ENEM até cursos das melhores universidades do mundo.
  • Veduca: Oferece cursos gratuitos em áreas como Administração, Economia, Educação, Gestão de pessoas, e Matemática. E ainda tem Engenharia e Meio ambiente, para aprimorar a sua formação.
  • E-aulas USP: A Universidade de São Paulo oferece mais de 1.300 horas de estudo gratuito por meio de vídeo-aulas disponibilizadas por seus professores. Elas são totalmente abertas para quem quiser acessar.
  • FGV online: A Fundação Getúlio Vargas disponibiliza cursos gratuitos em diversas áreas como finanças pessoais, direito, gestão empresarial e sustentabilidade, como parte do consórcio internacional OpenCourseWare Consortium, do qual fazem parte diversas instituições de ensino no mundo todo.
  • Coursera: Estudar em grandes universidades do mundo todo, como Stanford, Yale, Princeton, FIA e Unicamp sem sair de casa já é possível com os cursos online disponíveis no Coursera.

Livros grátis

  • Domínio público: O acervo público reúne mais de 123 mil obras entre imagens, sons, textos e vídeos totalmente gratuitos. Entre os documentos, você encontra a obra completa de Machado de Assis, a poesia de Fernando Pessoa, Música erudita brasileira, vídeos de Paulo Freire, entre outros.
  • Biblioteca digital da FGV: Além dos cursos online, a Fundação Getúlio Vargas também liberou o acesso a mais de 10 mil títulos de sua biblioteca virtual, entre artigos, arquivos, coleções, e-books e revistas.
  • Biblioteca digital mundial: A UNESCO disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. 

Recursos para aprimoramento escolar e profissional

  • Reciclagem profissional: A UNIEDUCAR possui cursos gratuitos com certificado eletrônico com carga horária de 4h para aprimoramento profissional em várias áreas, como direito, gestão, informática e pedagogia.
  • Para quem ensina: O MEC também criou o Portal do Professor, com recursos para apoiar educadores a aprimorar sua atuação em sala de aula.
  • Reforço escolar grátis: O MEC disponibiliza uma plataforma com recursos educacionais para apoiar o reforço escolar em todos os ciclos da educação, desde o ensino infantil até a educação superior.
  • Preparatório para concursos: O site Questão Certa apresenta gratuitamente gabaritos de questões de provas já realizadas para apoiar quem está se preparando para prestar concurso público.

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora