Guia Black Friday 2025: como comprar com inteligência e segurança
A Serasa ensina a organizar-se financeiramente, aproveitar os descontos e fugir da “Black Fraude”
Você já começou a se preparar para a Black Friday 2025? O evento que atrai milhões de consumidores à caça de ofertas costuma exigir preparo e atenção redobrada.
A 15ª edição da Black Friday no Brasil será no dia 28 de novembro de 2025 e tem crescimento estimado de 16,5% em relação a 2024, com projeção de faturamento de R$ 13,6 bilhões, segundo estudo da empresa de tecnologia Gauge e da agência de propaganda W3haus.
De acordo com a pesquisa de mapeamento de intenção de compra realizada pela Serasa em 2025, 72% dos consumidores se planejam financeiramente para a data e 79% pretendem gastar acima de R$ 400.
Pensando nos consumidores, elaboramos este guia para orientar sobre como se planejar financeiramente, identificar descontos verdadeiros, evitar fraudes e usar o crédito de forma inteligente durante a Black Friday.
A Black Friday 2025 no Brasil: o que esperar?
A Black Friday 2025
A Black Friday de 2025 cai no dia 28 de novembro, mas seu impacto começa bem antes para os consumidores brasileiros.
A pesquisa da Serasa revela informações interessantes sobre as intenções de compra. A principal motivação para gastar durante o evento é aproveitar descontos e promoções (39%), comprar algo que já vinha planejando (19%) e adquirir produtos que utiliza por um preço menor (12%).
Portanto, percebe-se que as compras do cotidiano também são alvo dos consumidores durante a promoção, além dos eletrônicos e eletrodomésticos, e que os brasileiros passaram a se planejar financeiramente para a ocasião.
Mais do que isso, a data se tornou uma oportunidade para organizar as finanças. A pesquisa da Serasa também mostrou que 32% dos consumidores aguardam a Black Friday para pagar dívidas e 25% para parcelar as dívidas com melhores condições.
O consumidor 2025: o paradoxo do planejamento e do impulso
Apesar de o consumidor se mostrar mais preparado para o evento, montando listas e monitorando preços com antecedência, o senso de urgência ainda exerce uma forte influência na decisão de compra.
Na pesquisa do Google com a Offerwise, 53% dos entrevistados afirmaram que realizam uma compra rapidamente para não perder uma oportunidade e 47% reconhecem que agem com mais impulso durante a Black Friday.
Portanto, ao mesmo tempo que deseja economizar e planejar, no geral, o consumidor ainda sente pressão para decidir uma compra rapidamente.
Black Friday sob o olhar do comportamento financeiro
A decisão de compra nem sempre é racional. Em momentos de alta exposição a ofertas, o cérebro entra em modo de recompensa: o sistema límbico, responsável pelas emoções, se sobrepõe ao racional e ativa o impulso. É por isso que a sensação de “não posso perder essa promoção” é tão poderosa.
Para transformar a Black Friday em uma oportunidade real, é preciso alinhar estratégia técnica e emocional.
Eu costumo trabalhar com um duplo olhar: o técnico, que fala de números e planejamento, e o comportamental, que fala de consciência e autocontrole.
Abaixo, trago sete atitudes que ajudam a equilibrar os dois lados:
Pesquise preços com antecedência
Visão Técnica: Acompanhe o preço dos produtos desejados para garantir que está aproveitando uma promoção real. Use ferramentas como comparadores de preços e alertas de apps para monitorar as melhores ofertas.
Visão Comportamental: Evite ser impulsionado pela sensação de "perda". Às vezes, a pressão para não "perder" uma promoção pode gerar decisões de compra que não são necessárias. Respire e avalie se você realmente quer ou precisa desse produto, ou se está agindo por impulso.
Evite parcelar sempre que possível
Visão Técnica: Prefira pagar à vista para não comprometer o orçamento futuro com parcelas. Parcelamentos, quando acumulados, criam uma sensação constante de dívida e podem desorganizar suas finanças.
Visão Comportamental: O ato de parcelar é tentador porque alivia o peso imediato, mas ele compromete a sua liberdade financeira a longo prazo. Pergunte-se: "Vale a pena comprometer meu futuro por algo que pode ser comprado de outra forma?" O alívio de pagar à vista traz uma tranquilidade emocional inestimável.
Monitore os descontos
Visão Técnica: Use comparadores de preços e aplicativos que ajudam a monitorar os melhores descontos, garantindo que as promoções são verdadeiras e valem a pena.
Visão Comportamental: A prática de monitorar preços não é apenas sobre economia, mas também sobre praticar a paciência. Você desenvolve uma visão de longo prazo, se distanciando da compra por impulso. Isso reforça o autocontrole emocional e te prepara para consumir com consciência, sem ceder ao imediatismo.
Monitore os descontos
Visão Técnica: Use comparadores de preços e aplicativos que ajudam a monitorar os melhores descontos, garantindo que as promoções são verdadeiras e valem a pena.
Visão Comportamental: A prática de monitorar preços não é apenas sobre economia, mas também sobre praticar a paciência. Você desenvolve uma visão de longo prazo, se distanciando da compra por impulso. Isso reforça o autocontrole emocional e te prepara para consumir com consciência, sem ceder ao imediatismo.
Estabeleça prioridades
Visão técnica: antes de pensar no que comprar, reflita sobre suas prioridades financeiras. Existe algo mais importante que você precisa investir agora? Talvez um guarda-chuva financeiro ou quitar uma dívida? Definir o que é essencial no momento ajuda a evitar decisões de compra impulsivas.
Visão comportamental: a sensação de realizar compras alinhadas com suas metas maiores proporciona uma satisfação a longo prazo muito maior do que a satisfação instantânea de uma promoção. Compre com propósito, não com pressa, e veja como isso fortalece sua relação com o dinheiro.
Calcule o impacto de parcelamentos
Visão técnica: simule os parcelamentos para visualizar como eles afetarão seu orçamento mensal. Pequenas parcelas podem parecer inofensivas, mas o acúmulo delas pode prejudicar sua capacidade de arcar com outras despesas importantes no futuro.
Visão comportamental: a tentação de dividir um valor em várias parcelas traz uma ilusão de alívio imediato, mas pode gerar ansiedade futura. Ao simular esses gastos, você desenvolve uma visão mais madura sobre suas finanças e adota uma postura de autocuidado, evitando o estresse de dívidas no futuro.
Tenha uma visão realista do que cabe no seu orçamento
Visão técnica: nem sempre é fácil saber o que realmente cabe no orçamento, mas definir um limite máximo para as compras, sem prejudicar outras áreas da vida, é fundamental. Defina um valor máximo para gastar na Black Friday e mantenha-se dentro desse limite.
Visão comportamental: saber o que realmente cabe no seu bolso é uma forma de respeito consigo mesmo. Ao não ultrapassar seus limites, você evita a culpa pós-compra e cria uma sensação de controle e paz. Definir um teto para os gastos é uma prática de amor-próprio, garantindo que você está cuidando do seu futuro enquanto desfruta do presente.
A verdadeira economia não está no desconto que você encontra, mas na intenção com que você compra.
Comprar com consciência é um ato de liberdade financeira.
A nova fronteira: inteligência artificial na jornada de compra
A etapa de preparação para a Black Friday agora possui uma nova ferramenta de pesquisa: a inteligência artificial (IA).
Dados do Google mostram que cerca de 10% dos brasileiros já utilizam ferramentas de IA generativa para pesquisar ofertas, e isso se deve ao crescimento das soluções de busca visuais como o Google Lens e o “Circule para Pesquisar”.
Desta forma, a jornada de compra deixa de ser linear e passa a ser mais personalizável e fluída para os consumidores.
Desvendando descontos: um guia para não cair na “Black Fraude”
A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano para quem gosta de economizar, mas também acaba sendo uma oportunidade para os golpistas.
A cada edição, surgem novas armadilhas disfarçadas de boas ofertas, desde sites falsos a links de promoções irresistíveis.
Segundo pesquisa da Serasa, 71% dos consumidores acreditam que golpes e fraudes aumentam na Black Friday e 64% já deixaram de aproveitar as promoções por medo.
Entender como funcionam as fraudes e como se proteger delas é importante para aproveitar o evento com segurança.
Anatomia dos golpes mais comuns
Os golpes praticados durante a Black Friday costumam seguir o padrão de explorar a pressa, o impulso e o medo de perder a oportunidade que o consumidor tem durante o período.
Desta forma, os golpes mais frequentes costumam ser:
Desconto maquiado: a loja aumenta o preço do produto semanas antes do evento para, na Black Friday, aplicar um “desconto” que o faz voltar ao preço original ou a um valor com pouca diferença. Por essa razão é tão importante fazer o monitoramento dos preços dos produtos.
Sites falsos (phishing): criminosos criam páginas idênticas às de grandes lojas, clonando a identidade visual e o domínio do site, para roubar dados de cartão de crédito e informações pessoais.
Golpe do Pix ou boleto falso: o consumidor finaliza a compra em um site fraudulento e o Pix ou boleto gerado tem como beneficiário um nome diferente ao da loja oficial, e o dinheiro é enviado para a conta do golpista.
E-mails e SMS suspeitos (phishing): ao clicar nos links falsos de mensagens de “promoções imperdíveis”, o usuário é levado para páginas falsas ou um malware é instalado no dispositivo.
De acordo com pesquisa da Serasa, os golpes mais temidos pelos consumidores são:
Sites falsos de lojas (46%);
Golpe do Pix (38%);
Promoções falsas em marketplaces (34%);
Perfis falsos em redes sociais (32%);
Falsificação de produto (29%);
Cartão clonado (29%);
Links fraudulentos recebidos por WhatsApp ou SMS (23%).
Você sabia?
O phishing é uma técnica de engenharia social e fraude eletrônica que criminosos utilizam para enganar usuários e obter informações pessoais e/ou financeiras. As vítimas são capturadas através de mensagens, e-mails e até telefonemas que incitam medo, urgência ou indicam uma recompensa ou benefício.
Seu arsenal de defesa digital
Para se proteger, além da desconfiança, o consumidor precisa adotar ferramentas de segurança digital para agir rapidamente e evitar prejuízos maiores.
Nesse sentido, o Serasa Premium atua como uma camada extra de segurança, pois realiza o monitoramento dos dados pessoais do usuário, garantindo os seguintes benefícios:
Monitoramento 24h do CPF: rastreamento em tempo real de qualquer movimentação atrelada ao CPF ou CNPJ, como tentativa de abertura de conta ou solicitação de cartão de crédito em seu nome sem permissão.
Alerta de consultas: o serviço avisa quais empresas consultaram seu CPF para solicitação de crédito, o que serve como um sinal vermelho de que seus dados pessoais podem estar sendo usados indevidamente.
Vazamento de dados na dark web: o Serasa Premium verifica se seus dados pessoais foram expostos em vazamentos na internet. Esta notificação permite que você troque senhas e reforce a segurança das contas.
Bloqueio de consultas ao score: a opção de bloquear a visualização do Serasa Score para terceiros impede que fraudadores tentem fazer compras de alto valor ou solicitem crédito em seu nome.
Parcele em poucas vezes para evitar o acúmulo com outras parcelas futuras.
Durante a Black Friday, esse tipo de proteção ajuda o consumidor a detectar tentativas de fraude com antecedência para evitar que o roubo ou uso indevido de seus dados se transforme em um problema maior.
E o melhor: durante a Black Friday Serasa, é possível contratar o plano anual com 50% de desconto no dia 28 de novembro. Aproveite!
Checklist de segurança: 10 pontos para verificar antes de comprar
Para garantir uma Black Friday segura e lucrativa, siga este checklist antes de finalizar sua compra online:
Pesquise a reputação da loja no site Reclame Aqui e nos comentários de outros consumidores nas redes sociais.
Verifique se o CNPJ e os dados de contato da empresa são legítimos antes de inserir suas informações pessoais e de pagamento.
Desconfie de preços muito abaixo da média, especialmente em produtos de alto valor.
Prefira digitar o endereço do site diretamente no navegador.
Antes de clicar em um link, posicione o cursor do mouse em cima e verifique o endereço de destino no canto inferior da tela. Se a URL for estranha, não clique.
Confira se o site usa conexão segura: presença do símbolo de cadeado fechado na barra de endereço do navegador e URL com início “https://”
Se optar pelo pagamento com cartão, utilize um cartão virtual temporário para maior segurança.
Ao pagar com Pix ou boleto, verifique se o nome do beneficiário confere com a razão social da empresa (CNPJ) e não um CPF/CNPJ desconhecido.
Não realize transações financeiras usando redes Wi-Fi públicas.
Mantenha o sistema operacional, o navegador e o antivírus do computador e celular sempre atualizados para garantir proteção contra falhas de segurança.
O poder do crédito inteligente: maximizando benefícios com seu cartão
Mais do que um meio de pagamento, o cartão de crédito pode se tornar uma ferramenta estratégica para planejar gastos, acumular benefícios e até reforçar o orçamento.
A pesquisa realizada pela Serasa aponta que 44% dos consumidores preferem pagar suas compras da Black Friday no cartão de crédito parcelado, 34% no Pix e 10% no cartão de crédito à vista.
Considerando o alto uso do cartão no pagamento das compras, é importante entender como utilizá-lo de forma consciente, aproveitando os programas de recompensas e evitando os juros.
O cartão de crédito como ferramenta estratégica
Em vez de ser o vilão, o crédito pode ser um bom aliado quando o consumidor sabe controlar limites, acompanhar as faturas e usar o cartão com responsabilidade.
Durante a Black Friday, essa ferramenta se torna ainda mais útil, já que muitas lojas oferecem descontos e parcelamentos exclusivos para compras no cartão.
Saber utilizar o cartão com inteligência envolve:
- ● Pagar o total da fatura para evitar os juros rotativos.
- ● Concentrar as compras da Black Friday para maximizar a pontuação em programas de cashback, milhas ou pontos.
A batalha dos benefícios: cashback x milhas aéreas
Na hora de escolher um cartão ou inscrevê-lo em um programa de benefícios, uma das grandes dúvidas é: cashback ou milhas?
O cashback devolve parte do valor gasto em dinheiro ou desconto na fatura, sendo ideal para quem busca economia direta e imediata.
Por outro lado, os programas de milhas ou pontos são vantajosos para quem viaja com frequência ou gosta de trocar os pontos por produtos e serviços.
A melhor escolha depende do estilo de consumo de cada pessoa:
- ● Cashback: pode ser mais vantajoso para quem possui poucos gastos mensais, não viaja com frequência e prefere economizar dinheiro.
- ● Milhas e pontos: pode ser a escolha para quem deseja acumular experiências, viaja com frequência ou gosta de planejar com antecedência.
A Serasa te ajuda!
Bancos, instituições financeiras e fintechs oferecem várias opções de cartões, com diferentes níveis de benefícios. Para encontrar o cartão que melhor se encaixa em seu orçamento mensal e oferece as melhores vantagens, conte com o Serasa Crédito.
O marketplace de crédito da Serasa conecta o consumidor a ofertas personalizadas de instituições financeiras em um único lugar, e permite comparar benefícios, limites e condições. Garanta já o seu cartão para aproveitar a Black Friday!
Parceria Serasa e Vale Bonus: transformando cuidado financeiro em economia real
A parceria entre a Serasa e o Vale Bonus tem o objetivo de transformar as ações de controle financeiro – como negociar dívidas ou usar serviços da Serasa – em economia no dia a dia. Entenda as vantagens e como utilizar.
Alerta de oportunidade: bônus sazonais da Black Friday
O período da Black Friday é marcado por bônus e promoções temporárias que também podem aumentar os benefícios do cartão de crédito, como:
- ● Bônus de transferência de pontos: os programas de milhas aéreas oferecem bônus de até 100% para a transferência de pontos do cartão de crédito.
- ● Acúmulo acelerado: algumas lojas e plataformas de cartão oferecem maior pontuação nas compras feitas durante o período promocional.
- ● Cashback adicional: grandes plataformas de cashback e marketplaces de instituições financeiras costumam aumentar o percentual de retorno nas lojas parceiras durante a Black Friday.
No Brasil, a Black Friday deixou de ser um evento de um dia para se tornar uma temporada de ofertas que domina o mês de novembro e invade os meses de outubro e dezembro.
O consumidor acumula valores de Vale Bonus por meio de parcerias, como a Serasa, bancos, operadoras de celular, entre outras empresas.
Para utilizar o benefício, o consumidor deve selecionar no aplicativo ou site Vale Bonus a oferta que deseja resgatar.
Use o crédito como parte do pagamento do produto ou serviço desejado, nas lojas online ou físicas participantes.
Importante
O valor do Vale Bonus não pode ser sacado ou transferido para contas bancárias. O objetivo é que seja utilizado apenas como cupons ou crédito para diminuir o valor total da compra nos parceiros autorizados.
A vantagem Serasa: sua saúde financeira vale bônus
O que torna a parceria Serasa e Vale Bonus especialmente interessante é que ela recompensa o comportamento financeiro saudável, e não apenas o consumo.
Cada ação de uso consciente dos serviços da Serasa pode render um bônus de até R$ 250 por mês, que pode ser utilizado em mais de 600 empresas parceiras.
Além das compras: como gerar renda extra na Black Friday
A Black Friday 2025 não precisa ser vista apenas como um momento para gastar, mas como uma oportunidade para quem busca abrir um negócio ou fazer renda extra.
A alta demanda por produtos e serviços cria espaço para quem atua como afiliado, revendedor ou prestador de serviços. Quem conseguir transformar a movimentação em torno do evento em estratégia pode ter êxito com a nova fonte de renda.
A Black Friday como oportunidade econômica
Durante a Black Friday, lojas, marcas e plataformas intensificam suas promoções e campanhas de marketing para atrair a atenção dos consumidores. Esse cenário é favorável para quem oferece serviços complementares ou de suporte, como:
- ● Curadoria de ofertas (blogs, redes sociais ou newsletter);
- ● Resenha de produtos;
- ● Consultoria de compras;
- ● Produção de conteúdo;
- ● Programa de afiliados, como o Mercado Livre Afiliados, por exemplo.
O aumento nas vendas do período também gera picos de demandas em outras áreas, como:
A Black Friday como oportunidade econômica
Durante a Black Friday, lojas, marcas e plataformas intensificam suas promoções e campanhas de marketing para atrair a atenção dos consumidores. Esse cenário é favorável para quem oferece serviços complementares ou de suporte, como:
- ● Curadoria de ofertas (blogs, redes sociais ou newsletter);
- ● Resenha de produtos;
- ● Consultoria de compras;
- ● Produção de conteúdo;
- ● Programa de afiliados, como o Mercado Livre Afiliados, por exemplo.
O aumento nas vendas do período também gera picos de demandas em outras áreas, como:
- ● Logística e entrega: os pedidos online podem gerar trabalhos nos setores de empacotamento, separação de pedidos nos centros de distribuição e entrega de mercadorias (frete).
- ● Atendimento ao cliente: o alto volume de vendas pode aumentar as dúvidas, trocas e reclamações dos clientes, o que cria a demanda por assistentes temporários de call center ou suporte online.
- ● Varejo físico e digital: as lojas podem precisar de vendedores temporários para lidar com o fluxo de clientes e de profissionais de marketing para gerenciar campanhas digitais e o engajamento online.
Guia prático para renda extra na Black Friday
Apresentamos algumas ideias de como começar a gerar renda extra neste período:
| Ideias | Como fazer |
|---|---|
| Programa de afiliados | Cadastre-se em plataformas confiáveis, como lojas de varejo, marketplaces e marcas de nicho, obtenha o link exclusivo e divulgue-o. Quando alguém comprar usando o link afiliado, você receberá uma comissão. |
| Curador de ofertas/produtor de conteúdo | Utilize as redes sociais, blog ou e-mail para mostrar as melhores ofertas em nichos específicos (eletrônicos, beleza, decoração). Quem confiar no seu conteúdo pode comprar pelos links afiliados que você indicar. |
| Serviços relacionados ao e-commerce | Se você tem habilidades em design, fotografia, edição de vídeo ou marketing digital, ofereça seus serviços a lojistas, influenciadores ou microempreendedores que desejam destacar seus produtos na Black Friday. |
| Conteúdos pagos ou consultoria | Se você tem conhecimento sobre produtos de alguma área, faça uma consultoria ou um e-book de guia para comprar os melhores produtos relacionados. Exemplo: uma maquiadora que testou vários produtos lançados em 2025, pode criar um e-book de “boas maquiagens que valem a pena comprar na Black Friday”. |
| Entrega de produtos | Inscreva-se nos aplicativos de entrega e grandes centros de distribuição algumas semanas antes da Black Friday. |
A Serasa te ajuda!
Precisando de ideias ou dicas de como organizar um negócio para ganhar dinheiro extra? O Portal Renda Extra Serasa reúne conteúdos que podem ajudar no alcance da independência financeira trabalhando na área de artesanato, culinária, mobilidade urbana, pets, marketing digital, beleza, entre outros.
De consumidor a estrategista financeiro: sua jornada continua
Passar de consumidor a estrategista financeiro significa que você aprendeu a:
●Organizar o orçamento: fazer o planejamento financeiro para as compras da Black Friday, conseguir balancear as necessidades e os desejos e antecipar as compras de Natal.
● Colocar em prática medidas de segurança: usar ferramentas de monitoramento de dados, como o Serasa Premium, e fazer o checklist de segurança antes de comprar online para evitar fraudes.
● Maximizar o retorno: escolher o melhor cartão para obter cashback, milhas ou pontos, e planejar o empilhamento de benefícios (plataforma de cashback e Vale Bonus) quando possível.
● Gerar receita: aproveitar picos de demanda para criar fonte de renda extra.
O maior ganho que se pode conseguir durante a Black Friday não está em encontrar o desconto mais agressivo, mas sim no controle financeiro que você exerce antes, durante e depois do evento.
Ao conseguir êxito no planejamento financeiro, controle de crédito e consumo consciente, é possível aplicar esses conhecimentos para gerar renda extra durante a Black Friday – o que pode se tornar um complemento contínuo ou até uma nova linha de negócio.
Conteúdo assinado por: Mila Gaudencio
Economista, educadora financeira e TEDx Speaker. Com 15 anos de experiência em estratégia de negócios em multinacional, fundou a MG Educação Financeira & Gestão Empresarial que oferece soluções financeiras para pessoas e negócios.
Criadora da Irene$ Comunidade de Finanças, acredita que a educação financeira é uma ferramenta de liberdade de escolha e que o futuro das finanças passa pela união entre consciência, ancestralidade e inovação.