Dívida negativada: como quitá-la
Entenda o que é dívida negativada e como regularizá-la.
Publicado em: 11 de março de 2022.
Já realizou uma consulta e se deparou que no seu CPF consta uma dívida negativada? Mas você sequer sabe o que isso significa além da inadimplência? No artigo de hoje, eu vou explicar o que é esse tipo de dívida e como resolvê-la.
Sempre tem aquela época de apertos financeiros, quando é preciso escolher quais dívidas pagar e quais deixar para depois. Afinal, a prioridade serão sempre os itens essenciais para viver.
Portanto, se os boletos estão se acumulando, as chances de acabar caindo na inadimplência são muito altas, com eventual negativação do CPF.
Inadimplência no país
O aumento do desemprego afeta a saúde financeira da população, que sofre com o risco de escolher o que vai pagar.
No Brasil, a taxa de desemprego, já chegou a 13,8% em 2022, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que promove a investigação contínua dos indicadores conjunturais de trabalho e rendimento. Assim conseguimos avaliar o custo de vida, o poder de compra e a qualidade em geral da vida da população.
Já a inadimplência é um fato constatado por meio das pesquisas da Serasa. São cerca de 62 milhões de pessoas em situação de inadimplência.
Por isso, pensando neste cenário, definimos aqui o que é dívida negativada, quais as suas consequências e como resolver as pendências.
O que é dívida negativada?
A definição de o que significa dívida negativada é bem simples. São aquelas contas não pagas que acabam inscritas nos birôs de crédito como a Serasa e o SPC. Isso significa que o seu nome e CPF estão negativados.
A negativação da dívida, no entanto, não acontece do dia para a noite. Geralmente o credor envia avisos de que você está em débito e aponta um prazo para a regularização desta dívida. No caso do não cumprimento do prazo, a dívida poderá ser negativada.
Ou seja, seu nome passa a estar restrito na praça, impedindo que você tenha acesso a coisas simples, como cartão de crédito e financiamentos.
Dívida negativada e dívida vencida
Pode acontecer uma confusão no entendimento do que é uma dívida negativada e uma dívida vencida. É importante compreender que as contas atrasadas são diferentes das dívidas negativadas.
Já que a primeira somente passou o prazo de pagar o débito em aberto, mas isso não significa que o seu nome está restrito. Já a dívida negativada é a relação da dívida que já conta como uma inadimplência e coloca o seu nome no vermelho.
Você pode aprender como regularizar seu nome em quatro passos simples e práticos aqui.
Ou seja, uma conta pode estar atrasada, não significa negativada. Isso porque o seu débito só é negativado quando a empresa à qual você deve pedir a inclusão do seu nome na lista de inadimplentes.
Portanto, aquela dívida que você deixou atrasar uns dias por algum motivo não está negativada. Isso só vai acontecer após o credor te comunicar antecipadamente, te dando mais uma chance de quitar seu débito em aberto.
Dívida negativada: como pagar?
A regularização da dívida negativada é o primeiro passo para ter o nome limpo novamente. Assim como aumentar o score e, consequentemente, ter mais chances de obter crédito. No site Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível conseguir boas negociações e muitas empresas parceiras esperando fechar acordos de renegociação.
Se você tem dívida negativada, o primeiro passo é tentar uma negociação à vista, pois assim é possível obter os melhores descontos que te beneficiarão a longo prazo. Caso não seja possível, parcele de acordo com o que você pode pagar, sem precisar perder todo o dinheiro do seu bolso ou conta bancária.
Assim que você efetuar um acordo com o credor e realizar o pagamento do seu débito em aberto, em apenas cinco dias úteis, o seu nome estará limpo novamente. Isso vale tanto para pagamento à vista, quanto para a primeira parcela de um acordo.
Outra opção para quem acha mais vantajoso pagar à vista, mas não tem como, é pedir um empréstimo para negativado. Sim, é possível! Desta forma, você substitui uma dívida por outra. Vale a pena se a dívida original acumula altas taxas de juros e multas, como cartões de crédito e cheque especial, por exemplo.
Essas são formas simples de te ajudar a deixar de ser negativado na Serasa, permitindo que você volte a desfrutar de ter um nome sem restrições e acesso a crédito pessoal, que muitas vezes pode ser uma mão na roda.
O conteúdo foi útil para você? Então, veja mais em nosso canal no YouTube ou em nosso podcast Serasa Ensina.