Entrar

Dívida negativada: como quitá-las para limpar o seu nome!

Entenda o que é dívida negativada e entenda de vez como limpar o seu nome para sair da inadimplência!

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 11 de março de 2022.

Já realizou uma consulta e se deparou que no seu CPF consta uma dívida negativada? Mas, você sequer sabe o que isso significa além da inadimplência? No artigo de hoje, eu vou te explicar o que é esse tipo de dívida e como resolvê-la.

Sempre tem aquela época em que você passa por alguns apertos financeiros, quando o seu orçamento está um pouco mais apertado e é preciso escolher quais dívidas pagar e quais deixar para depois. Afinal, a prioridade serão sempre os essenciais para viver.

Portanto, se você vem deixando muitos boletos para trás, as chances de acabar caindo no vermelho e indo parar com o seu nome nas instituições de proteção ao crédito são muito altas, onde você pode acabar negativado, que é o simples ato de ter o seu nome nos birôs de crédito.

A economia não tem ajudado, não é mesmo?

E com a pandemia, os índices de desemprego aumentaram ainda mais, o que formou o reflexo que enxergamos hoje. Índices de desemprego cada vez mais altos, o que automaticamente afeta a saúde financeira da população, que sofre com sérios riscos de escolher o que vai pagar.

No Brasil, a taxa de desemprego, já chegou em 13,8%, isso de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que promove a investigação contínua dos indicadores conjunturais de trabalho e rendimento. Onde conseguimos avaliar o custo de vida, o poder de compra e a qualidade em geral da vida da população.

Já a inadimplência é um fato constatado através das pesquisas da Serasa, que segundo dados, consta com cerca de 62 milhões de pessoas nesta situação de inadimplência.

Por isso, pensando neste cenário, definimos aqui o que é dívida negativada, quais as suas consequências e como resolver as pendências.

O que é dívida negativada?

A definição de o que significa dívida negativada é bem simples. São aquelas contas não pagas que acabam inscritas nos birôs de crédito como a Serasa e o SPC. Isso significa que o seu nome e CPF estão negativados.

A negativação da sua dívida, no entanto, não acontece do dia para a noite. Geralmente, o credor envia avisos de que você está em débito e aponta um prazo, que geralmente são de 30 dias, para a regularização desta dívida. No caso do não cumprimento do prazo, você terá as dívidas vencidas e negativadas.

Ou seja, seu nome passa a estar sujo na praça, impedindo que você tenha acesso a coisas simples, como cartão de crédito e financiamentos.

Dívida negativada e dívida atrasada

Pode acontecer uma confusão no entendimento do que é uma dívida negativada e uma dívida vencida. É importante compreender que as contas atrasadas são diferentes das dívidas negativadas.

Já que a primeira somente passou o prazo de pagar o débito em aberto, mas isso não significa que o seu nome está sujo. Já a dívida negativada é a relação da dívida que já conta como uma inadimplência e coloca o seu nome no vermelho.

Você pode aprender como limpar seu nome em quatro passos simples e práticos aqui.

Ou seja, uma conta pode estar atrasada, não significa negativada. Isso porque o seu débito só é negado quando a empresa à qual você deve pedir a inclusão do seu nome na lista de inadimplentes.

Portanto, aquela dívida que você deixou atrasar uns dias por algum motivo não está negativada. Isso só vai acontecer após o credor te comunicar antecipadamente, te dando mais uma chance de quitar seu débito em aberto.

Dívida negativada caduca?

Se você não sabe, “dívida caducar” é simplesmente o ato de deixar a dívida em aberto durante 5 anos sem realizar a quitação. Pois, esse é o prazo máximo que o seu nome pode constar nos birôs de crédito.

Mas, essa pode não ser a estratégia mais inteligente, já que o seu score continuará baixo e o seu acesso a crédito pessoal impossibilitado. Por isso, a espera de 5 anos pode não valer a pena, caso você queira voltar a desfrutar das vantagens de ter um nome limpo.

Então, não espere 5 anos, esse período é muito longo, valendo muito mais a pena negociar parcelas que durem mais tempo para serem pagas, mas que cabem no seu bolso.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, cinco anos é o prazo em que uma dívida negativada caduca. As empresas devem retirar obrigatoriamente os inadimplentes desses bancos de dados. Depois desse período, seu nome volta a ficar limpo, mas as dívidas não somem. As empresas podem realizar cobranças judiciais.

Dívida negativada: como pagar?

A regularização da dívida negativada é o primeiro passo para ter o nome limpo novamente. Assim como aumentar o score e, consequentemente, ter mais chances de obter crédito. No site Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível conseguir boas negociações e muitas empresas parceiras esperando fechar negócios, te ajudando a limpar seu nome de vez.

Se você tem dívida negativada, o primeiro passo é tentar uma negociação à vista, pois assim é possível obter os melhores descontos que te beneficiarão a longo prazo. Caso não seja possível, parcele de acordo com o que você pode pagar, sem precisar perder todo o dinheiro do seu bolso ou conta bancária.

Assim que você efetuar um acordo com o credor e realizar o pagamento do seu débito em aberto, em apenas cinco dias úteis, o seu nome estará limpo novamente. Isso vale tanto para pagamento à vista, quanto para a primeira parcela de um acordo.

Outra opção para quem acha mais vantajoso pagar à vista, mas não tem como, é pedir um empréstimo para negativado. Sim, é possível! Desta forma, você substitui uma dívida por outra. Vale a pena se a dívida original acumula altas taxas de juros e multas, como cartões de crédito e cheque especial, por exemplo.

Essas são formas simples de te ajudar a deixar de ser negativado na Serasa, permitindo que você volte a desfrutar de ter um nome limpo e acesso a crédito pessoal, que muitas vezes pode ser uma mão na roda.

O conteúdo foi útil para você? Então, veja mais em nosso canal no YouTube ou em nosso podcast Serasa Ensina.