Entenda como funciona um investimento em Fiagro

Descubra o que é Fiagro, quais são suas principais características e como começar a investir nesse tipo de ativo

Máquina passando para ilustrar o artigo sobre como funciona o investimento em fiagro

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 12 de janeiro de 2022.

Já pensou em investir em um dos maiores e mais aquecidos setores do mercado? Bem, isso é possível graças ao Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), um fundo de investimento voltado para a agroindústria que realiza a negociação de ativos de investimentos do setor.

De acordo com a Resolução CVM 39, o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais pode ser um ativo dividido em: direitos creditórios, imóveis, valores mobiliários, ações ou cotas de sociedades, em atividades relacionadas ao mercado agroindustrial.

Como investimento, o Fiagro se assemelha muito aos fundos imobiliários, mas possui suas próprias características e benefícios, pensados especialmente para o setor agropecuário. Essas particularidades servem para gerar mais desejo e adaptação para o público-alvo.

Quais são as vantagens de investir em Fiagro?

Agora que você já sabe o que é Fiagro, deve estar se perguntando se esse tipo de investimento vale a pena. A seguir, listamos algumas das vantagens que essa modalidade pode oferecer:

· Ideal para construir patrimônio a médio e longo prazo

Por não ter data exata para liquidação (“saque”), o Fiagro pode ser uma opção para quem quer manter os rendimentos e lucros por um bom tempo na conta. Assim, esse fundo se torna um dos elementos essenciais para quem deseja construir uma aposentadoria ou comprar imóveis.

· Isenção de Imposto de Renda

Assim como nos fundos imobiliários, quem investe em Fiagro e recebe os rendimentos de lucro está isento de declarar Imposto de Renda. Os rendimentos mensais para pessoas físicas não são tributados pelo Leão.

· Distribuição de rendimentos mensais

Assim como o FIIS, esse investimento possui distribuição de rendimentos mensais. Nesse período, os valores são distribuídos entre os seus cotistas.

· Mais opções para escolher

O Fiagro é um ativo que conta com uma grande diversidade de opções para investir. Dentro do mercado agroindustrial você tem opções como: imóveis rurais, participação em sociedades, instrumentos de dívida e outros ativos financeiros.

Essa opção de investimento oferece muitos pontos positivos que podem ser utilizados a seu favor quando você estiver construindo um patrimônio com foco no longo prazo, como rendimentos mais atrativos e outros benefícios.

Qual é o melhor tipo de ativo que o Fiagro oferece para você?

O Fiagro oferece diferentes opções e benefícios para os investidores, já que apresenta diversas categorias de fundos. Aí, cabe a quem está investindo escolher a melhor opção para a sua realidade.

· Direitos Creditórios

Um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC) é um ativo de renda fixa com baixo risco e um rendimento relativo, que na maioria das vezes pode ser maior que o de um CDI.

E como o FIDC está focado nos investimentos da agroindústria, ele também acaba sendo destinado para esse fim. Você investe em direitos creditórios da agroindústria, que são similares a dívidas de cheques e parcelas de cartão de crédito que a empresa tem que receber de seus clientes. Então, essa mesma dívida se torna um ativo de investimento para investidores.

Por isso, em um FIDC de Fiagro, você estar assumindo ativos que serão relativos a direitos creditórios da agroindústria de empresas que precisam manter alta rotatividade e fluxo de caixa para custear os seus processos de produção e manter o setor industrial ativo.

· Imobiliários

O Fundo de Investimento Imobiliário (Fiagro-FII), tem o objetivo de investir especificamente em terras agrícolas e toda propriedade imobiliária relacionada, como galões, silos, equipamentos e campos de plantio.

O ativo tem como principal objetivo a valorização e rentabilidade do investimento através das alocações que valorizarão o investimento através das distribuições.

· Participações

Os Fundos de Investimento em Participações (Fiagro-FIP) são uma opção para quem quer ter a sua fatia de uma empresa lucrativa no setor do agronegócio, já que você garante a sua participação, se tornando um “sócio” da empresa agrícola.

O grande benefício do Fiagro-FIP é que o ativo se torna mais democrático, já que você não precisa de um alto valor para ter acesso ao investimento. Além disso, você tem acesso a uma fatia da empresa sem ter que se preocupar com outros fatores que não sejam relacionados ao seu bolso – ou seja, é como se você ficasse somente com a parte boa do negócio.

Como usar esse rendimento para potencializar a sua vida?

Um investimento com altos rendimentos pode ser a melhor opção para quem deseja ganhar uma renda extra de forma passiva. Esse tipo de investimento garante que ao fazer aporte de dinheiro em certos ativos, você receberá, depois de certo prazo, tudo o que investiu + lucros. Por isso, esse é o formato ideal para você que deseja se livrar de dívidas e melhorar a sua vida em geral a médio e longo prazo.

· Construção de reservas financeiras

Quem quer estar preparado para qualquer situação na vida, precisa ter uma reserva financeira, que garanta que você tenha uma forma de manter não só a sua saúde financeira em tempos de crise ou emergências, mas também o seu estilo de vida.

A sua reserva financeira servirá para te ajudar a passar por dificuldades sem comprometer o orçamento domiciliar, diminuindo muito as chances de endividamento e inadimplência.

· Investimentos em aquisição de futuros imóveis

Existe coisa melhor do que ter a liberdade de chamar um lugar de seu? Sendo o sonho de grande parte da população brasileira, conquistar a casa própria é um grande desafio, mas que pode ser superado caso você entenda como usar o investimento certo para trabalhar para você.

· Quitação de dívidas

Estar com o nome sujo na praça é uma coisa que pode tirar o sono de muitas pessoas. Além disso, se não for controlada, essa situação pode se tornar uma bola de neve que pode afetar o seu orçamento doméstico por muito tempo.

Por conta disso, é muito fácil as pessoas se desesperarem e não entenderem como e quando quitar a dívida. Isso faz com que você tome ações que no fim só deixarão a dívida maior na mão de outros credores, como no caso de um empréstimo com juros altos.

Por isso, a sua melhor ação para sair das dívidas é apostar na renda extra que um investimento pode trazer para o seu bolso de forma passiva, para que você durma tranquilo e tenha ainda mais liberdade financeira.