Entrar

Viver de renda: o que é e por onde começar esse plano?

Entenda o que significa viver de renda e descubra o poder da renda passiva para te trazer cada vez mais liberdade financeira

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 12 de janeiro de 2022.

A maior parte dos brasileiros sonha com a liberdade financeira, de poder pagar as contas viver tranquilamente sem precisar ser refém do salário-mínimo ou das 40h semanais. E se eu te disser que você pode fazer tudo isso e viver tranquilamente apenas com os rendimentos dos seus investimentos, acreditaria? Neste artigo, você entenderá de forma prática o conceito de viver de renda e os passos iniciais para esse novo estilo de vida, que te trará mais liberdade e saúde financeira. Confira.

Afinal, o que é viver de renda?

Antes de mais nada, é preciso entender que viver de renda não é instantâneo, é uma meta de médio a longo prazo, afinal, ela tem o principal objetivo de formar um patrimônio que te dê liberdade financeira através de uma renda passiva, “sem esforço”.

Logo, você aprenderá a usar o poder dos investimentos e outros ativos, fazendo com que eles trabalhem para você. Para entender como fazer isso, é importante que você não só tenha consciência financeira, mas a mentalidade para gerir, poupar e aplicar as suas finanças, para que dê o primeiro passo para que transforme a sua realidade.

Viver de renda é financiar sua vida através de investimentos, que devido a construção do patrimônio e aplicações constantes, passam a te “pagar” um salário por mês. Em outras palavras, é quando, com o retorno de tudo que você aplica, você já não precisa ter um outro trabalho para se sustentar.

É como ser rico, sem precisar ficar refém do trabalho e de outras pessoas, entendeu?

Quais são as vantagens de viver de renda?

Viver de renda só traz benefícios para a sua vida, permitindo que você possa:

Viver com mais qualidade de vida

Já imaginou? Não ter que pegar horas de condução lotada, se estressar em trabalho, ter que fazer hora extra ou trabalhar 40h semanais? Com certeza a sua vida teria muito mais

qualidade para que você realmente conseguisse aproveitar tudo ao seu redor podendo bancar com qualidade e dignidade transporte, saúde e moradia.

Se aposentar mais cedo

Entendendo a renda passiva e fazendo com que os seus investimentos trabalhem para você, é possível deixar de contar com a previdência social ou mesmo parar de trabalhar só pela aposentadoria para trabalhar com o que você realmente ama. Viver de renda permite essa liberdade.

Realizar os seus sonhos

Com renda passiva, você tem a possibilidade de fazer os seus ganhos mensais, podendo receber o quanto quiser, desde que com o planejamento necessário. Assim, fica mais fácil realizar os seus sonhos, sejam eles viajar, aprender uma nova profissão ou o que quer que seja. Afinal, você faz a sua realidade.

Liberdade financeira e geográfica

Você pode ir aonde quiser, quando quiser, porque o seu tempo e bolso não estarão mais amarrados a outras pessoas. Você é a pessoa que comanda sua vida. Já imaginou como seria incrível acordar no seu horário, sem se preocupar em bater ponto? Essas são as liberdades que você pode conquistar.

Tirar do papel hobbies e projetos pessoais

Viver os seus sonhos sem pensar em contas para pagar é o que muitas pessoas desejam, mas com os boletos chegando todo mês, o mais perto que essas pessoas estão de realizar os seus sonhos é ao dormir. Mas, quando se vive de renda, você tem liberdade financeira e geográfica para realizar seus sonhos, hobbies e tirar projetos que sempre sonhou do papel.

Quais são os melhores investimentos para viver de renda?

Para viver de renda, é preciso escolher os investimentos certos para colocar o seu dinheiro. Pensando nisso, reunimos os melhores investimentos que te ajudarão a faturar com consistência a médio e longo prazo.

Independente da opção escolhida por você, é importante lembrar que para viver de renda é necessário consciência, planejamento, disciplina e consistência, para que você esteja pronto para colher os resultados no futuro.

Por isso, se organize e reavalie as suas prioridades atuais, focando no que você quer transformar no seu futuro. Poupe seu salário todo mês, corte gastos, encontre novas fontes de renda ativa e se planeje, para que você realmente possa viver com liberdade financeira.

● Tesouro Direto

O Tesouro é um título público de renda fixa emitido pelo Governo e garante que o estado te pague por emprestar dinheiro.

Em um dos investimentos mais seguros, você recebe semestralmente a rentabilidade do ativo, que te dará os juros acumulados durante o período. Por isso, o Tesouro pode ser a sua melhor opção, porque permite previsibilidade, planejamento e facilidade para te ajudar a ter um futuro com muito mais liberdade financeira.

● FIIs (Fundos Imobiliários)

Os fundos imobiliários são uma das melhores e mais lucrativas alternativas para quem deseja enriquecer e conquistar a liberdade financeira a longo prazo. Os FIIs te dão direitos especiais ao comprar uma cota de partição em imóveis como hospitais, shoppings, lojas e todo tipo de imóvel aberto a investimentos.

Garantindo uma cota, você tem direito ao recebimento de rendimentos gerados a partir das atividades dos fundos imobiliários.

● Ações e dividendos

Sabia que ações e dividendos podem ser as opções mais lucrativas para o seu bolso no curto prazo? Atualmente, os investimentos estão dando cada vez mais retorno, garantindo que a meta de viver de renda seja realizada ainda mais rápido.

Por isso, essa é uma opção interessante para quem quer viver de renda no futuro. Ter uma variação de ativos na sua carteira de investimentos é o que vai garantir que você receba dividendos e rendimentos de forma passiva, construindo o seu patrimônio a longo prazo, de forma planejada e consistente.

Use sua renda de forma inteligente

Não basta só ganhar o dinheiro e sacar para gastar sem pensar no amanhã. Mesmo que você não queira manter o dinheiro na sua conta, é importante considerar que esse dinheiro tenha um fim inteligente, como a quitação de dívidas para a realização de um sonho ou mesmo o reinvestimento desse valor em outros ativos que te gerarão ainda mais renda.

Se você gostou desse artigo e quer mais dicas de investimentos que potencializarão suas finanças e trarão liberdade financeira, acesse o blog da Serasa e confira mais conteúdos exclusivos.