Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Boleto Falso Como Saber

Como saber se o boleto é falso

O golpe do boleto falso é a prática de falsificação para direcionar a vítima a pagar para um destino errado.

Atualizado em: 13 de setembro de 2023

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mãos de negócios apontando para verificar o gráfico do relatório. Empresário analisando a empresa de relatórios financeiros e calculando o lucro com o resumo do relatório.

O golpe do boleto falso é uma prática de falsificação de documentos realizada para induzir as vítimas a realizar o pagamento para a conta bancária do golpista, em vez de pagar a conta devida. Documentos falsos parecem muito com os originais, mas existem formas de saber se o boleto é falso. Confira neste artigo.

Leia também I Como pagar boletos com cartão de crédito

Leia também I Não sabe como pagar boleto: conheça as opções

É boleto falso? Saiba como identificar

Muitas vezes a falsificação é muito semelhante ao documento original, mas há indícios para identificar a fraude e escapar do prejuízo de um pagamento errado. É possível identificar características peculiares nos boletos que indicam se o documento não é verdadeiro.

  1. Código de barras duvidoso

    Comece conferindo se os códigos na parte superior e na inferior do documento têm os mesmos números. Os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro. 

    Se a cobrança for de uma conta recorrente, como de energia elétrica, água, mensalidade escolar e afins, desconfie de qualquer alteração.

    Verifique, ainda, se os primeiros dígitos do código de barras coincidem com o código do banco emissor. O código da Caixa Econômica Federal, por exemplo, é 104.

     

  2. Beneficiário desconhecido

    Outro cuidado importante é sempre verificar o nome da pessoa ou empresa destinatária do pagamento. Se for uma empresa, consulte a reputação dela no portal Reclame Aqui.

    Também é recomendado verificar se o CNPJ da emissora é autêntico, o que pode ser feito no site ou no aplicativo da Receita Federal para smartphone e em listas divulgadas pelos Procons estaduais e municipais.

     

  3. Impossibilidade de leitura do código de barras

    Uma característica comum do boleto falso é a impossibilidade de leitura do código de barras. Boletos adulterados têm leitura incompatível, obrigando o destinatário a digitar manualmente a numeração.

    Por isso, é recomendado tentar lê-lo com a câmera do celular em vez de digitar. Sempre redobre a atenção quando encontrar essa dificuldade.

     

  4. Boleto recebido pelos Correios 

    Como o golpe do boleto falso tem sido cada vez mais frequente, o mais indicado é dar prioridade para pagar o documento emitido direto no site da instituição, pois as vias físicas têm mais chances de terem sido adulteradas.

    Existem casos nos quais os golpistas sequestram as correspondências e adulteram os dados bancários. Uma forma preventiva é autorizar o débito em conta do valor automaticamente da conta bancária, inutilizando o documento enviado pelos Correios.

    Leia também I Controle financeiro: aprenda a reduzir gastos e evitar dívidas

Outras dicas para evitar cair no golpe do boleto falso

Além de verificar esses sinais característicos que alertam para o risco de o boleto ser falso, há outras iniciativas para se proteger:

Emita o boleto diretamente no site da empresa

Muitas vezes as empresas não enviam boletos por e-mail. Então, caso receba, verifique no site da companhia se existem pendências. Se realmente houver, emita um novo boleto diretamente no site.

Não imprima boletos

Com a sofisticação das fraudes, existe até mesmo um vírus associado ao golpe do boleto falso: o bolware. Esse vírus, caso esteja instalado no computador, tem a capacidade de alterar o valor e o destinatário do boleto.

O vírus atua quando o documento é aberto para impressão. Por isso, prefira ler o boleto diretamente no computador e tenha sempre um programa antivírus instalado e atualizado nos dispositivos.

Observe erros de português

Em alguns casos, o boleto falso pode apresentar alguns erros não percebidos em uma primeira leitura. Então, cheque com atenção os dados pessoais – como o CPF e nome completo – e se há erros ortográficos, muito comuns em comunicações criadas por criminosos.

Evite usar redes wi-fi públicas

Outro cuidado para se proteger de golpes é evitar conectar o aparelho a redes públicas de wi-fi, especialmente para fazer o download do boleto e acessar o aplicativo do banco. Criminosos mais experientes são capazes de interceptar o acesso em muitas dessas redes e de adulterar informações.

Mantenha um controle financeiro

Na correria atual, confiar apenas na memória pode trazer riscos de cair em golpes como o do boleto falso.

Manter em um aplicativo, agenda ou planilha um controle de todos os compromissos financeiros, datas de vencimento de débitos e uma anotação se eles estão pendentes ou pagos ajuda na organização do mês e evita surpresas.

Por exemplo: uma prática muito comum é o envio de boletos fraudulentos por e-mail em nome de operadoras de Internet banda larga ou de telefonia móvel. Se o boleto correto está na planilha para ser quitado, o usuário poderá desconsiderar imediatamente o novo boleto falso. Organização e controle financeiro só trazem benefícios.

Leia também I Como conseguir internet de graça: quatro maneiras

Leia também I Tabela financeira Serasa: como planejar os gastos

Monitore a circulação do CPF e proteja-se de golpes

A atitude preventiva é a melhor proteção para a rotina de pagamentos de contas em boletos e outros meios digitais ou físicos. Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados.

Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados