Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 24 de abril de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O ambiente digital apresenta muitos benefícios, mas também alguns perigos. E um deles vem se tornando comum: a prática do catfish (ou catfishing).
Mesmo ainda não sendo considerado um crime, o catfish pode levar a prática de outros crimes por parte dos golpistas – como extorsão, assédio, difamação, etc.
Por isso, entenda neste post o que é o catfish, como identificar os sinais e o que fazer caso seja uma vítima.
"Catfish" é um termo usado para descrever alguém que cria perfis falsos na internet, geralmente em redes sociais ou aplicativos de relacionamento, com a intenção de enganar outras pessoas. Essas identidades falsas costumam usar fotos e informações de terceiros para parecerem mais convincentes.
Pessoas que fazem "catfish" podem ter objetivos diferentes. Em alguns casos, podem ser parte de um golpe financeiro ou emocional para prejudicar as vítimas.
A palavra "catfish" vem do inglês e significa "peixe-gato". A comparação é feita porque o peixe-gato se disfarça para parecer outra espécie e assim capturar suas presas. De modo parecido, quem faz "catfish" cria uma identidade falsa para "pescar" suas vítimas online.
Até o momento no Brasil, não existe uma lei enquadrando o catfish como crime – porém, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 6.444/2019), de autoria de Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).
O objetivo do PL é incluir no artigo 171 do Código Penal o crime de "estelionato sentimental" – segundo a descrição, o crime é classificado como uma conduta que "induz a vítima, com promessa de constituição de relação afetiva, a entregar bens ou valores para si ou para outrem".
Além disso, se a pessoa estiver se passando por outra pessoa para causar dano emocional ou constrangimento, isso pode violar leis de difamação ou leis relacionadas à invasão de privacidade.
Em casos extremos, como o uso de identidades falsas para cometer crimes online, o catfishing também pode ser considerado uma violação de leis de segurança cibernética.
Leia também | Smishing: o que é esse golpe e como se proteger dele
Ficar de olho em alguns sinais pode ajudar a identificar um "catfish" e evitar cair nesse tipo de golpe:
Leia também | Caí em um golpe pela internet: o que fazer?
Todas as pessoas estão sujeitas a cair nesse tipo de golpe pela internet. Por isso, é preciso ficar de olho e tomar algumas medidas de prevenção.
Eis algumas dicas:
Antes de se envolver emocionalmente com alguém online, faça uma pesquisa sobre ela. Verifique as informações que a pessoa fornece e veja se há consistência em suas histórias e detalhes pessoais.
Caso esteja se comunicando com alguém que parece suspeito, peça fotos recentes e autênticas para confirmar sua identidade.
Procure a pessoa em outras plataformas de mídia social. Verificar várias fontes na internet pode ajudar a validar a identidade dela.
Tente conversar por vídeo ou realizar chamadas de voz para confirmar a identidade da pessoa. Se ela se recusar ou encontrar desculpas constantes, isso pode ser um sinal de alerta.
Se algo parecer suspeito ou caso sinta que algo está errado, confie em seus instintos e proceda com cautela. Não ignore sinais de alerta apenas porque deseja acreditar na outra pessoa.
Evite compartilhar informações pessoais sensíveis ou financeiras com alguém online até que você esteja certo de sua identidade e intenções.
Evite se envolver com pessoas que te deixam desconfortável ou que pressionam você a fazer algo que você não quer fazer.
Leia também | Como fazer o backup das mensagens de WhatsApp
É importante agir rapidamente para minimizar os danos e proteger sua segurança e bem-estar emocional. Por isso, ao cair no golpe do catfish, eis algumas providências a serem tomadas:
Pare imediatamente toda a comunicação com a pessoa. Bloqueie-a em todas as plataformas de mídia social e aplicativos de mensagens para evitar mais contato.
Caso tenha conversas, fotos ou qualquer outra forma de evidência relacionada ao catfish, faça capturas de tela ou salve essas informações. Elas podem ser úteis caso decida denunciar o incidente às autoridades ou às plataformas onde está o perfil da pessoa.
Compartilhe o que aconteceu com alguém em quem confia, como um amigo próximo ou um membro da família. Eles podem oferecer apoio emocional para ajudar a lidar com a situação.
Dependendo da gravidade do golpe, é importante denunciar às autoridades locais ou à plataforma onde conheceu o catfish. Isso pode ajudar a proteger outras pessoas de cair na mesma armadilha.
Dica extra: assista ao documentário "O Golpista do Tinder", criado pela Netflix. Ele conta a história real de um homem que praticava catfish enganando mulheres no aplicativo de relacionamento. Quando as vítimas estavam envolvidas emocionalmente, elas eram extorquidas financeiramente.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura