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CNH perdida: entenda o que fazer

Em caso de perda da CNH, é preciso registrar o extravio e solicitar a segunda via do documento.

Publicado em: 29 de setembro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão segurando carteira de motorista. Documento brasileiro.

A CNH perdida pode provocar transtornos e inconveniências para o titular. A Carteira Nacional de Habilitação é um documento de identificação para atestar a condição regular de um condutor de veículo automotor. Dirigir sem o documento na versão impressa ou digital é um risco à segurança no trânsito. Além disso, a perda gera a possibilidade de uso indevido.

Algumas das razões pelas quais a perda da CNH merece atenção e senso de urgência são o uso indevido por terceiros e o flagrante de condução irregular no caso de o titular seguir dirigindo sem ter acesso ao documento de habilitação em caso de abordagem policial ou de fiscalização.

Leia também I Pontuação na CNH: entenda como funcionam as novas regras

Por que solicitar a segunda via da CNH é importante?

O cuidado e atenção para documentos pessoais evita transtornos de ordem legal e financeira. Isso porque a CNH perdida pode ser usada por terceiros de maneira indevida, seja para cometer infrações de trânsito, para identificar-se falsamente em situações diversas ou até mesmo para fins criminosos.

O titular da CNH é responsável por todas as ações realizadas com ela, mesmo quando não exista o consentimento pelo uso indevido. Isso pode resultar em problemas legais, multas ou pontuação na carteira. Se a CNH estiver em posse de outra pessoa que cometa infrações de trânsito, por exemplo, o resultado pode ser pontos na carteira, suspensão da CNH ou até mesmo problemas mais graves, como acidentes com danos físicos e materiais causados por terceiros.

Como a CNH também é aceita como documento de identificação em diversas situações, o risco de uso indevido aumenta. O documento tem informações pessoais associadas ao titular, como endereço, CPF e assinatura, o que mune fraudadores em caso de falta de registro da perda ou extravio.

Leia também I Nova CNH: conheça as principais mudanças

Como registrar a CNH perdida

A perda de documentos como a CNH facilita a ação de fraudadores que buscam abrir contas bancárias, obter empréstimos e realizar compras em nome de terceiros. Isso porque essas operações dependem de uma comprovação de documentos, e a CNH é bastante aceita.

Como as informações pessoais na CNH podem ser usadas para realizar golpes, é essencial tomar medidas imediatas, registrar o extravio e informar as autoridades competentes, a fim de minimizar esses riscos e proteger os dados pessoais.

Com o serviço de Documentos Extraviados, da Serasa, é possível minimizar o impacto da perda. Entenda o passo a passo:

  1. Faça um boletim de ocorrência (BO) relatando a perda da CNH. Isso é importante para evitar possíveis problemas caso alguém a utilize de maneira indevida.

  2. Acesse o site da Serasa e faça login ou cadastro.

  3. Vá para a seção "Meu CPF" e clique em "Documentos Extraviados".

  4. Preencha os dados solicitados, incluindo motivo do registro, número do BO, data e fraudes identificadas.

  5. Escolha o tipo de documento extraviado e digite os números e caracteres de identificação.

  6. Confirme os dados pessoais, como e-mail, celular e CEP.

  7. Pronto, o registro está realizado.

    Leia também I Saiba como registrar documentos perdidos

Como saber o número da CNH perdida

Para fazer o registro da perda, o titular precisará inserir o número da CNH. No caso de perder a Carteira Nacional de Habilitação e precisar lembrar o número dela, existem maneiras de recuperar essa informação.

  1. Documentos pessoais: verifique se no RG (Registro Geral) aparece o número da CNH, pois muitos estados associam as informações em um documento.

  2. E-mail ou mensagens: no caso de ter cadastro em algum site do Detran ou ter mensagem de confirmação de cadastro da CNH, é possível procurar na caixa de e-mail ou mensagens antigas para verificar se o número da CNH está registrado em algum lugar.

  3. Histórico de multas: caso tenha recebido uma multa de trânsito pelo correio, recupere o boleto de pagamento, pois ele contém o número da CNH.

  4. Contato com o Detran: entre em contato ou vá a um posto do Detran, pois o órgão público pode ajudar a recuperar o número.

Como solicitar a segunda via da CNH

Após o registro da CNH perdida, será necessário solicitar uma segunda via da CNH para seguir habilitado a dirigir. O requerimento do documento funciona como comprovante até a nova CNH ser confeccionada. Para fazer isso, siga os passos:

  • ●      Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou vá pessoalmente a um posto de atendimento.
  • ●      Verifique quais são os documentos necessários: documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência.
  • ●      Pague a taxa para a emissão da segunda via.
  • ●      Agende um horário, se necessário, e siga as instruções para fornecer as informações e documentos solicitados.

 

Leia também I Conheça a Zapay para pagamentos de taxas

 

A taxa tem variação de preço nos estados brasileiros. Acesse o site de cada Detran para gerar o boleto de pagamento e confira a taxa atualizada. Confira o custo por estado em agosto de 2023:

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