Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Colocar Senha Whatsapp

Entenda como colocar senha no WhatsApp

Além da verificação em duas etapas para proteger a conta, saiba como proteger o acesso às conversas.

Publicado em: 23 de abril de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Abrindo o Whatsapp no celular

Sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil nos últimos anos, existe uma maneira de como colocar senha no WhatsApp para adicionar uma camada extra de segurança.

E não estamos falando da confirmação em duas etapas – que também é um recurso importante, mas de uma senha específica para que outras pessoas não tenham acesso às mensagens (a menos que também tenham a senha).

Por isso, confira neste post os detalhes de como colocar senha no WhatsApp.

Por que colocar é importante colocar senha no WhatsApp?

  • Colocar senha no WhatsApp é uma medida de segurança importante por vários motivos:
  • ●     Proteção adicional: mesmo que alguém consiga desbloquear o celular do usuário, uma senha no WhatsApp adiciona uma camada extra de segurança, garantindo que apenas ele tenha acesso às conversas.
  • ●     Privacidade específica: o usuário pode querer manter algumas conversas mais privadas do que outras. Uma senha no WhatsApp permite proteger apenas essas conversas específicas, mesmo que o celular esteja desbloqueado.
  • ●     Controle de acesso: se o usuário compartilha seu celular com outras pessoas ocasionalmente, uma senha no WhatsApp permite controlar quem pode ler as mensagens, mesmo que o aparelho esteja desbloqueado.
  • ●     Proteção contra acessos remotos: em alguns casos, ter uma senha no WhatsApp pode ajudar a proteger as mensagens em caso de acesso remoto ao celular, por exemplo, caso tenha pedido ou teve o celular roubado.

Assista | Dia da Internet Segura: aprenda a proteger seus dados

Como colocar senha no WhatsApp?

A senha do WhatsApp funciona para proteger e bloquear o acesso às conversas do aplicativo. Nele, é possível incluir o bloqueio por impressão digital ou por Face ID (ou Touch ID, dependendo do modelo do aparelho).

O procedimento é simples e pode ser feito tanto em smartphones Android quanto iOS.

Confira as etapas:

Como colocar senha no WhatsApp (Android)

  1. Abra o aplicativo WhatsApp e vá nos três pontinhos.

  2. Selecione "Configurações".

  3. Vá na opção "Conta" e depois em "Privacidade".

  4. No final da tela, vá em "Bloqueio por impressão digital"

  5. Habilite a opção "Desbloquear com impressão digital".

  6. Defina em quanto tempo o WhatsApp deverá ser bloqueado automaticamente.

Como colocar senha no WhatsApp (iOS)

  1. Abra o aplicativo WhatsApp e vá em "Configurações" no canto inferior direito.

  2. Vá em "Conta" e depois em "Privacidade".

  3. No final da tela, vá em "Bloqueio de Tela".

  4. Habilite a opção "Solicitar Face ID" ou "Solicitar Touch ID".

  5. Insira a senha no Whatsapp e defina em quanto tempo ele deverá permanecer bloqueado automaticamente.

    Leia também | Golpes de WhatsApp: conheça os tipos e previna-se

Senha do WhatsApp e autenticação em dois fatores são a mesma coisa?

Não. A senha do WhatsApp e a autenticação em dois fatores não são exatamente a mesma coisa, mas são duas medidas de segurança protegem a conta de maneiras diferentes:

  1. Senha do WhatsApp: a senha do WhatsApp é uma medida de segurança que o usuário pode configurar diretamente no aplicativo para proteger o acesso às suas conversas. Por ser uma senha de autenticação biométrica (como impressão digital ou reconhecimento facial), ela é solicitada toda vez que o usuário abre o WhatsApp no dispositivo.

  2. Autenticação em dois fatores: a autenticação em dois fatores (também conhecida como verificação em duas etapas) é uma camada adicional de segurança que protege a conta do WhatsApp contra acessos não autorizados. Quando ativada, ela requer um código de verificação de seis dígitos sempre que o usuário registra seu número de telefone em um novo dispositivo. Esse código é enviado por mensagem de texto e é necessário, além da senha normal do WhatsApp, para acessar a conta.

Resumindo: enquanto a senha do WhatsApp protege o acesso direto ao aplicativo no dispositivo, a autenticação em dois fatores protege contra tentativas de registrar o número de telefone em novos dispositivos sem sua autorização.

Por isso, as duas funções são importantes para proteger sua conta e suas conversas contra acessos não autorizados.

Como ativar a autenticação em duas etapas no WhatsApp

  1. Acesse o menu de configurações do WhatsApp e clique em "Conta".

  2. Em seguida, clique em "Confirmação em duas etapas" e depois em "Ativar".

  3. Digite uma senha de seis dígitos e confirme digitando novamente.

  4. Informe um e-mail para recuperação do PIN em caso de esquecimento.

  5. Ao seguir esses passos e adotar a confirmação em duas etapas, haverá garantia de maior segurança a suas mensagens e, principalmente, haverá bloqueio em caso de tentativa de acessos não autorizados à conta do WhatsApp.

    Leia também | Golpes no WhatsApp em nome da Serasa: como se proteger

Dicas gerais de segurança para usar o WhatsApp

Depois de aprender como colocar senha no WhatsApp e ativar a verificação em duas etapas, confira dicas extras de segurança:

Mantenha o aplicativo atualizado

Certifique-se de sempre manter o WhatsApp e seu sistema operacional do smartphone ou tablet atualizados. As atualizações frequentemente incluem correções de segurança que ajudam a proteger contra vulnerabilidades conhecidas.

Não compartilhe seu código de verificação

Nunca compartilhe o código de verificação de seis dígitos que recebe via SMS com outras pessoas. Esse código é pessoal e é usado para verificar sua identidade ao configurar o WhatsApp em um novo dispositivo.

Cuidado com Phishing

Esteja atento a tentativa de golpe por phishing, cujas mensagens suspeitas solicitam informações pessoais ou códigos de verificação. O WhatsApp nunca solicitará sua senha ou código de verificação por mensagem de texto ou email.

Gerencie dispositivos conectados

Verifique regularmente quais dispositivos estão conectados à sua conta do WhatsApp e desconecte os que não reconhece ou não usa mais. Isso pode ser feito nas configurações de segurança do WhatsApp.

Evite redes wi-fi públicas não seguras

Evite acessar o WhatsApp em redes Wi-Fi públicas não seguras, pois essas redes podem ser alvos fáceis para hackers.

Tenha cuidado com backups

Caso utilize backups na nuvem para suas conversas do WhatsApp, certifique-se de proteger adequadamente suas contas de backup com senhas fortes e ativar a autenticação em duas etapas, se disponível.

Monitore seu CPF e previna-se contra vazamento de dados com o Serasa Premium


O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais. 

Fique no controle de sua vida financeira e tenha mais tranquilidade em relação a seus dados. A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados