Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 28 de setembro de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O compartilhamento de localização via WhatsApp é uma funcionalidade do aplicativo que pode ser útil em várias situações. O recurso é muito usado para informar alguém sobre a localização atual ou trajeto de deslocamento, ou até mesmo aumentar a segurança ao permitir o monitoramento por amigos e familiares.
Quando o compartilhamento de localização em tempo real no WhatsApp é iniciado, o aplicativo usa o GPS para determinar a posição do usuário e, em seguida, envia essas informações para os servidores do WhatsApp. As informações são transmitidas para os contatos selecionados, permitindo saber a localização em tempo real em um mapa.
Leia também I Como fazer o backup das mensagens de WhatsApp
A segurança e a privacidade devem ser levadas em consideração nesse processo. O usuário tem controle sobre o compartilhamento da localização, decide com quem trocar informações e pode optar por encerrar a qualquer momento. A funcionalidade de localização em tempo real é permitida apenas com os contatos selecionados e não é disponibilizada publicamente.
A criptografia de ponta a ponta do WhatsApp é uma tecnologia de segurança para garantir que somente o titular e a pessoa com quem está se comunicando possam ler as mensagens ou informações compartilhadas, como a localização.
Na ativação da localização em tempo real, os dados de localização são criptografados no dispositivo de origem antes de serem enviados para os servidores do WhatsApp. Em seguida, somente o destinatário escolhido pode decifrar esses dados para visualizar a localização.
Com a criptografia, mesmo os servidores do WhatsApp não têm acesso ao conteúdo criptografado das mensagens ou da localização em tempo real. A criptografia de ponta a ponta é projetada para proteger a privacidade e garantir comunicações seguras.
Leia também I Entenda o que são extensões do Chrome
Leia também I O que significa criptografia e qual a importância deste recurso
O compartilhamento de localização em tempo real do WhatsApp fica ativo durante o período determinado pelo usuário. Como o envio de localização é para uma pessoa específica, é preciso abrir o aplicativo e a caixa de diálogo com o destinatário para acessar o ícone de compartilhar.
Confira o passo a passo:
O compartilhamento de localização é uma funcionalidade opcional e controlada pelo usuário. Além disso, a pessoa com quem a localização é compartilhada só pode ver o movimento enquanto o recurso de compartilhamento estiver ativado. Depois do tempo especificado (ou quando houver comando de parar manualmente), o compartilhamento é encerrado.
Compartilhar a localização em tempo real no WhatsApp é relativamente seguro devido às medidas de segurança implementadas pelo aplicativo, como a criptografia de ponta a ponta. No entanto, como em qualquer atividade online, é importante tomar algumas precauções para garantir segurança e privacidade:
Compartilhe com pessoas de confiança: certifique-se de compartilhar a localização apenas com pessoas conhecidas. O compartilhamento em tempo real dá a alguém acesso à localização atual, o que pode ser sensível.
Compartilhe apenas o tempo necessário: o WhatsApp permite definir um tempo limite para o compartilhamento em tempo real. Isso garante a visualização apenas da localização por um período específico, após o qual o acesso será encerrado automaticamente.
Encerre o compartilhamento: encerre o compartilhamento de localização em tempo real quando não for mais necessário. Isso evita que terceiros continuem a rastrear a localização desnecessariamente.
Mantenha a segurança do smartphone: certifique-se sobre o smartphone ter senhas ou recursos de bloqueio e desbloqueio seguros para evitar acesso de pessoas não autorizadas.
Evite redes de wi-fi públicas: evite compartilhar a localização em redes wi-fi públicas não seguras, pois essas redes podem ser mais suscetíveis a ataques cibernéticos.
Verifique o contato: certifique-se de compartilhar a localização com a pessoa certa. Verifique os detalhes do contato antes de começar o compartilhamento.
Cuidado com links suspeitos: tenha cuidado com links ou solicitações de compartilhamento de localização que possam chegar por meio de mensagens de desconhecidos ou fontes não confiáveis.
Embora o compartilhamento em tempo real seja seguro dentro do ecossistema do WhatsApp, sempre há um nível de risco associado ao compartilhamento de informações pessoais online. Ao tomar precauções e usar o recurso de maneira responsável, é possível minimizar esses riscos. Outro recurso para aumentar a segurança digital é a assinatura do Serasa Premium.
Leia também I Golpes no WhatsApp em nome da Serasa: como se proteger
Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura