Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Como Consultar As Notas Emitidas No Meu Cpf Descubra

Como consultar notas fiscais emitidas no meu CPF?

Quem pede para colocar o CPF na nota pode consultar pela internet o histórico dessas operações.

Atualizado em: 29 de setembro de 2023

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

a garota olha o recibo da loja

“Quer colocar o CPF na nota fiscal?”. Nos últimos anos, virou padrão os atendentes de lojas e supermercados questionarem o consumidor sobre a inclusão do número no comprovante de compra. Quem responde sim a esse pedido também pode se perguntar: “como consultar as notas emitidas no meu CPF?”.

Uma das vantagens de colocar o CPF na nota é poder depois ter acesso ao que foi emitido em seu nome e assim ter mais controle sobre os gastos. A adesão também permite participar de programas de benefícios, de acordo com cada estado. Saiba a seguir como consultar nota fiscal por CPF.

Assista | CPF na nota: quais os benefícios

O que é nota fiscal

Nota fiscal é o documento que comprova os valores fiscais de bens negociados e serviços prestados. A emissão é importante para que o estado possa controlar a circulação financeira sobre a qual incidem taxas e impostos e assim combater a sonegação fiscal. Realizar uma operação sem emitir nota fiscal é um risco para ambas as partes, porque não será possível comprovar que ela foi realizada.

Leia também | Qual a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal

Como consultar notas fiscais emitidas no CPF

Cada estado estabelece regras próprias para o programa de incentivo à geração de notas fiscais e oferece formas um pouco diferentes para realizar a consulta. Siga esses passos para descobrir:

  • ●      A primeira etapa é acessar o site do governo estadual e procurar pelo termo “programa da nota fiscal”. Os sites orientam o consumidor sobre o passo a passo para preencher o cadastro e participar.
  • ●      Ao aderir ao programa de notas fiscais registradas no seu CPF, o cidadão poderá consultar todas as notas emitidas em seu nome e conferir se o registro foi efetivado. A fiscalização do cidadão também é importante: ao consultar as notas emitidas no seu CPF, é possível controlar melhor a prestação de contas das transações financeiras.
  • ●      O espaço, normalmente uma página online dentro do site da Secretaria Estadual da Fazenda (procure pelo item “Consultar NF-e”) ainda permite que o cidadão possa atualizar o cadastro, verificar as recompensas, concorrer a prêmios e conferir o desconto em impostos, entre outros serviços.

Como consultar notas fiscais emitidas em São Paulo

Considere este exemplo do programa do estado de São Paulo:

  • ●      Acesse a página da Nota Fiscal Paulista com o perfil “Consumidor”.
  • ●      No menu “Consultar”, clique em “Documentos Fiscais”.
  • ●      Selecione o período de emissão e confira o resultado da consulta.
  • ●      Se as notas do semestre atual não estiverem inseridas no sistema, é preciso utilizar a ferramenta “Consulta Avançada”.


Leia também | Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista

Vantagens de colocar o CPF na nota

Quando ouvir aquela pergunta “CPF na nota fiscal?”, o ideal é responder “sim”, apesar de não ser obrigatório. Uma pessoa física pode usar o CPF na nota tanto para ter a comprovação dos bens e serviços adquiridos como para receber prêmios e resgates de bônus – caso o estado ou município do consumidor ofereça um programa de recompensa.

A adesão aos programas de registro de notas fiscais é opcional e o cidadão precisa preencher um cadastro para participar. Só então estará apto para receber as recompensas.

Conheça a seguir algumas vantagens de acrescentar o CPF na nota:

  • ●      Descontos em impostos

Entre as vantagens estão descontos em impostos, resgates de valores em dinheiro e até sorteio de valores extras para estimular o registro das notas fiscais associadas ao seu nome.

O programa de descontos em impostos é normalmente oferecido pelos governos estaduais e pode resultar em descontos ou abatimento no valor do IPTU, IPVA e outros impostos. Outro benefício é o resgate da recompensa em dinheiro. O montante pode retornar em crédito ao consumidor, direto na conta bancária.

  • ●      Premiações

Alguns estados também promovem premiações para incentivar os consumidores a colocar seus CPFs na nota fiscal. No estado de São Paulo, por exemplo, existe a Nota do Milhão, programa que dá prêmios em dinheiro todos os meses aos contribuintes da cidade de São Paulo. Só tem direito ao sorteio quem está cadastrado no programa da nota fiscal paulistana.

Os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do CPF no documento fiscal e os pontos passam a ser convertidos em bilhetes para participar nos sorteios.

  • ●      Combate à sonegação fiscal

Os programas de nota fiscal costumam ter como objetivo o incentivo à justiça fiscal, ou seja, a arrecadação adequada de recursos públicos e o combate à sonegação fiscal. O resultado é a popularização da nota fiscal e o aumento da eficiência da política tributária.

A empresa que adere ao programa de nota fiscal incentiva a compra no comércio formal, pois a venda sem nota fiscal não terá os mesmos benefícios. Dessa forma, estará também combatendo a concorrência desleal.

Leia também | Nota Fiscal Legal: como evitar golpes exigindo o comprovante

Monitore seu CPF com o Serasa Premium

Ao colocar o CPF na nota, o cidadão pode ter mais controle sobre as compras e gastos em prestações de serviços. Da mesma forma, terá os comprovantes organizados na página do programa e poderá consultá-los quando desejar.

O controle sobre o que está associado ao CPF, portanto, é uma estratégia importante para o consumidor. Quanto maior o domínio fiscal, melhor a gestão das finanças pessoais. A assinatura Serasa Premium pode trazer um ganho importante nesse monitoramento, pois o serviço rastreia o uso do CPF e dispara alertas quando há alguma ocorrência.

A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.38 de 5

Artigos relacionados