Entrar

Como consultar passaporte: veja o passo a passo

Ao fazer o documento, é importante ficar de olho para acompanhar o andamento da emissão

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 21 de março de 2022.

Você está com uma viagem internacional marcada, mas ainda não tem passaporte. Para não correr risco de perder a viagem, você correu e fez seu passaporte e agora está ansioso para saber quando estará disponível para entrega? Não se preocupe, você pode consultar passaporte para acompanhar a emissão.

Essa consulta de passaporte é importante para confirmar quando o documento estará disponível para você. Às vezes, pode acontecer de o documento ficar pronto antes mesmo de o informado pela Polícia Federal, instituição responsável pela emissão desse tipo de documento.

Há também situações em que, por várias questões internas, ocorre o atraso da confecção do documento. Neste caso, também é necessário consultar passaporte para saber exatamente quando ir buscá-lo.

Então, este texto vai te ajudar a não perder a viagem e até a controlar sua ansiedade para buscar o passaporte e conseguir dar andamento nos planos para viajar de férias ou por outros motivos.

Passo a passo para consultar passaporte

Antes de te passar o passo a passo, é importante uma breve explicação do que é um passaporte.

Trata-se de um documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), ou pelas Embaixadas do Brasil no exterior. Esse é um documento que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, onde ficam descritas as anotações de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais.

O passaporte contém também os vistos de autorização para entrada em outros países. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, é preciso ter o número do passaporte para, então, dar entrada na documentação do visto.

E agora que já ficou mais claro para você do que se trata este documento e da sua importância, é hora de descobrir como consultar passaporte na internet. Confira o passo.

  1. Acesse a seção da Polícia Federal no site do Governo Federal (gov.br/pf)

  2. Clique em Obter Passaporte

  3. Vá até o passo 6 da página e clique em Consultar Andamento

  4. Na nova página, você vai preencher os dados abaixo:
    a. Número de Protocolo
    b. CPF

  5. Clique em Consultar.

  6. Pronto, você já terá acesso às informações do andamento do seu passaporte.

Tipos de passaporte

Você já sabia que as cores dos passaportes brasileiros identificam o tipo de documento que ele representa? Veja só:
  • Azul é o passaporte de viagem comum, usado pela maioria dos turistas e viajantes;

  • Verde é o oficial;

  • Vermelho é a cor do passaporte diplomático;

  • Marrom denomina “laissez-passer”, destinado a viagens ao Brasil de cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com nosso país

  • Amarelo serve para estrangeiros legalmente registrados no Brasil e que necessitem deixar o território nacional e a ele retornar, ou por estrangeiros refugiados ou asilados no Brasil

  • Azul-celeste trata-se do passaporte de emergência

Como tirar passaporte?

Agora, se você ainda não iniciou o processo de solicitação do passaporte, não se preocupe, aqui você também vai ter mais informações sobre como emitir seu documento.

Antes de mais nada, vale saber quais documentos são necessários.

Documentos necessários

Antes de começar a preencher o formulário de emissão do passaporte disponível na seção da Polícia Federal do site do Governo Federal, vale entender quais os documentos necessários.

1. Documento com foto para identificação, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido, mas caso você tenha mudado de nome, vale levar também a Certidão de Casamento;

2. CPF, mas caso o número esteja disponível na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho, não é mais necessário apresentar o original;

3. Certidão de Casamento, no caso de alteração de nome

4. Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

5. Passaporte antigo – se não for seu primeiro passaporte, leve o antigo também. É importante entender que, se ele não for apresentado, você pagará uma taxa extra que representa o dobro do valor pago para emissão.

Passo a passo para a emissão

  • Reúna toda a documentação apresentada acima;

  • Preencha o formulário disponível no site do Governo Federal;

  • Confira se os dados estão todos corretos antes de enviá-los;

  • Pague a taxa de emissão do passaporte

  • Faça o agendamento de visita ao posto de emissão do Passaporte

  • Compareça ao posto na data e hora agendada

  • Acompanhe a emissão

  • Retire na data informada.

Cuidados com passaporte

Um ponto extremamente importante que vale você levar em consideração é que o passaporte também se trata de um documento oficial de identificação.

Com isso, é muito comum esse documento ser fraudado, como clonagem, para que outras pessoas usem seus dados para cometer crimes.

Sendo assim, vale ressaltar a importância de cuidar do seu passaporte tão bem quanto você cuida de qualquer outro documento, como CPF, RG, CNH e outros. Caso perca, faça imediatamente um boletim de ocorrência.

Serasa Premium

O serviço Serasa Premium da Serasa te ajuda a cuidar do passaporte, assim como todos os outros documentos, e evitar que os dados sejam vazados na dark web ou clonado por criminosos.

Com o monitoramento do CPF do Serasa Premium você será alertado por e-mail e SMS sempre que houver uma movimentação no seu documento. Isso evita fraude e te ajuda a agir rapidamente e evitar danos maiores.

Pronto, agora você já sabe como consultar passaporte, como emiti-lo e ainda como deixá-lo protegido e longe de fraudes. Compartilhe com seus amigos para que eles se mantenham informados também!