Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Criptografia De Ponta A Ponta

Criptografia de ponta a ponta: como funciona

Saiba por que a criptografia de ponta a ponta torna as conversas em aplicativos mensageiros mais seguras.

Publicado em: 24 de janeiro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão usar smartphone e portátil com tecnologia de cadeado

Imagine a seguinte situação, numa época sem internet: uma pessoa deseja enviar uma carta secreta a um amigo, mas há um carteiro curioso no caminho, conhecido por violar correspondências. A carta foi escrita em um código especial, conhecido apenas pelo emissor e destinatário dela. Assim, mesmo com a violação da carta, o carteiro não consegue entender a mensagem. Essa analogia explica a criptografia de ponta a ponta em aplicativos mensageiros digitais. Saiba tudo sobre o tema neste artigo.

Leia também I O que é criptografia: entenda a chave

Assista I Como o Serasa Premium protege os seus dados

O que é criptografia de ponta a ponta

De forma simplificada, a criptografia de ponta a ponta é como esse código especial usado entre duas pessoas para proteger o conteúdo da carta. No ambiente digital, ela é usada para proteger mensagens em ambientes online, como mensagens de texto, chamadas de voz ou arquivos. Veja como isso funciona:

  • ●      Mensagem original (não criptografada): a mensagem original é como uma carta aberta, que qualquer pessoa pode interceptar e ler.
  • ●      Criptografia: antes de enviar a mensagem, porém, o conteúdo é colocado em uma "caixa mágica de segredo". Essa caixa transforma a mensagem em algo completamente aleatório e sem sentido para qualquer pessoa, a não ser para o destinatário.
  • ●      Chaves: como a mensagem está mantida em código, é preciso haver uma chave para abrir a caixa e decifrar o segredo. A chave é exclusiva e somente o emissor e o destinatário têm acesso a ela. Sem essa chave, ninguém pode abrir a caixa e entender a mensagem.
  • ●      Envio seguro: durante o envio da mensagem, mesmo que haja interceptação, a ela não poderá ser compreendida por terceiros devido à ausência dessa chave.
  • ●      Recepção: só o destinatário com a chave consegue compreender a mensagem, transformada agora em algo legível, como a carta original.

 

Dessa forma, a criptografia de ponta a ponta garante acesso apenas a pessoas autorizadas, com as chaves certas. Assim como a carta só pode ser lida e compreendida pelo destinatário com a chave para decifrar, as mensagens digitais só podem ser decifradas pelos destinatários com as chaves de descriptografia corretas. 

Leia também I O que é criptografia? Saiba mais sobre esse tipo de proteção

Importância da criptografia de ponta a ponta para o usuário

A criptografia de ponta a ponta é uma peça essencial no quebra-cabeça da preservação dos dados, fornecendo uma camada robusta de segurança para ajudar a manter a confidencialidade, integridade e privacidade das informações em um mundo digital cada vez mais conectado. A tecnologia desempenha um papel fundamental na preservação da privacidade e segurança dos dados. 

A principal função da criptografia é garantir a confidencialidade das informações. Ao criptografar dados, mesmo se terceiros mal-intencionados consigam acessar as informações durante a transmissão ou armazenamento, eles não poderão compreender ou usar essas informações sem a chave de descriptografia correta.

A criptografia de ponta a ponta ajuda a proteger os dados contra interceptações e ataques durante a transmissão. Isso é especialmente importante em comunicações online, como mensagens de texto, e-mails e chamadas, em que os dados podem ser vulneráveis à interceptação de hackers, programas ou sistemas.

Leia também | Segurança digital: o que é e como criar uma senha forte

Como a criptografia de ponta a ponta aumenta a segurança dos dados

A criptografia é usada não apenas para proteger a comunicação, mas também para garantir a segurança de dispositivos e serviços. Por exemplo, a criptografia de dados em dispositivos móveis ou em serviços de armazenamento em nuvem impede terceiros de acessar ou usar informações armazenadas sem a autorização adequada. 

Além de manter a confidencialidade, a criptografia também é essencial para garantir a integridade dos dados. Assim, os dados não podem ser alterados nem corrompidos durante a transmissão ou armazenamento, garantindo uma informação precisa e confiável.

Em um mundo digital em constante expansão, em que compartilhamos muitas informações online, a criptografia de ponta a ponta torna-se essencial para proteger a privacidade do usuário.

A implementação de criptografia de ponta a ponta também ajuda as organizações a cumprir as regulamentações de privacidade de dados, evitando penalidades e garantindo a confiança dos usuários.

Monitore seus dados com o Serasa Premium

A criptografia protege as mensagens, mas também é preciso estar bem-informado sobre golpes comuns e saber como identificar tentativas de fraudes online. O cuidado com a circulação dos dados pessoais é fundamental para aumentar a segurança nas operações online.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.   

Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados