BC Protege+: nova ferramenta bloqueia abertura de novas contas
BC Protege+: nova ferramenta bloqueia abertura de novas contasData de publicação 2 de dezembro de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 8 de outubro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Atualmente, sete em cada dez transações bancárias dos brasileiros são feitas pelo celular, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, organizada pela Federação Brasileira de Bancos. Para que esse alto uso de celulares aconteça, os consumidores precisam antes tornar o aparelho móvel apto a fazer as transações bancárias. Por isso, muitos se perguntam: “consigo habilitar o celular no caixa 24 horas?”.
Saiba como isso é possível e quais requisitos e etapas.
A denúncia de fraudes ajuda a prevenir que outras pessoas sejam vítimas dos mesmos criminosos.
No caso do Pix, quando uma chave é denunciada como suspeita de fraude, o banco mostra uma marcação para alertar outros clientes. A marcação é feita porque é criada uma notificação de infração nos sistemas do Banco Central.
A denúncia também formaliza o crime, permitindo que as autoridades policiais iniciem uma investigação para encontrar e punir os responsáveis.
Ainda, denunciar uma fraude auxilia na recuperação do dinheiro perdido, especialmente se o valor ainda estiver em alguma conta bancária.
Caso seja vítima de golpe ou fraude com Pix, siga os passos abaixo:
Avise seu banco ou instituição financeira
Ao perceber que foi vítima de golpe, entre em contato com a instituição que utilizou para fazer a transação e relate o ocorrido.
Em alguns casos, a própria instituição pode bloquear a transação preventivamente, caso tenha a identificado como suspeita — se a transferência for de um valor que não condiz com o comportamento do cliente.
Feita a comunicação do ocorrido, a instituição aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. Assim, a instituição que recebeu o dinheiro faz a devolução para a vítima dentro de alguns dias.
Avise o banco ou instituição financeira para qual enviou o Pix
No comprovante do Pix, identifique o banco ou instituição que o golpista possui conta. Procure a empresa e relate o ocorrido.
Essa atitude ajuda a equipe de segurança da instituição, que pode impedir que o golpista continue utilizando a conta.
Registre um boletim de ocorrência (BO)
Procure a delegacia mais próxima ou registre um boletim de ocorrência online. O documento serve como prova formal de que um crime ocorreu. Ele é essencial para iniciar qualquer tipo de ação legal, seja para recuperar o valor perdido ou responsabilizar o(s) criminoso(s).
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 2 de dezembro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 13 de outubro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura