Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpe
Urubu do Pix: o que é e como se proteger do golpeData de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 25 de setembro de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A carreira de servidor público no Brasil tem uma série de complexidades e distinções. Ela pode mudar a depender do âmbito, se municipal, estadual ou federal, do poder contratante, se executivo, legislativo, judiciário, e do tipo de contrato. Por isso, há situações nas quais o funcionário público aposentado pode ser MEI, mas não são todas. Entenda as diferenças e como abrir um negócio na legalidade.
Os servidores públicos desempenham um papel fundamental na administração do funcionamento do Estado. Eles realizam uma variedade de tarefas para atender às necessidades da sociedade e ao funcionamento da coisa pública. Entenda quais são os tipos de servidores públicos no Brasil:
Os servidores públicos brasileiros são regidos por um conjunto de leis e regulamentos, e muitos deles passam por concursos públicos para ingressar na administração, com o objetivo de garantir a imparcialidade e a competência na seleção dos funcionários do governo.
A estabilidade no emprego é um dos principais benefícios dos servidores estatutários, protegendo-os contra demissões arbitrárias. Porém, há nuances a serem observadas para os vínculos com prefeituras, governos estaduais e governo federal.
Leia também I Saiba quem não pode ser MEI
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma modalidade de pessoa jurídica criada para formalizar pequenos empreendedores brasileiros, permitindo o exercício de atividades empresariais de forma simplificada e com baixos custos tributários. O MEI foi criado para incentivar a formalização de trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores. Para ser um MEI, é necessário atender a alguns requisitos, tais como:
Há situações nas quais o servidor público poderá ser também um empreendedor individual, no entanto, no caso de ser um funcionário da ativa, é preciso estar atento para a legislação e consultar um contador para minimizar os riscos.
Leia também I Qual é o melhor empréstimo para funcionário público
A resposta é: depende. Em algumas situações, é possível o servidor público aposentado ser MEI e em outras não. É importante também entender a comparação entre servidores na ativa ou aposentados nas três esferas, municipais, estaduais e federal e como essa relação muda ao longo do tempo.
Servidor público federal em exercício não pode ser MEI. A Lei nº 8.112/90 proíbe qualquer atuação do servidor na gerência ou administração de uma empresa.
Servidor público estadual ou municipal geralmente não pode ser MEI, pois implicaria administrar uma função pública e ao mesmo tempo fazer gestão de um negócio privado. Porém, há políticas públicas municipais e estaduais para casos especiais, por isso é importante consultar a legislação específica.
Servidor público aposentado pode ser MEI, a não ser aposentado por invalidez. Se o INSS determinou um benefício permanente ao servidor público justamente porque ele teve de se afastar do trabalho, não faz sentido exercer uma função como pessoa jurídica. A exceção recai também sobre quem já é sócio em outro CNPJ ou quem se aposentou como segurado especial do INSS, como é o caso dos aposentados pelo trabalho rural (agricultores)
Atenção: mesmo aposentado, o empreendedor deve recolher a DAS mensalmente, ou seja, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, com o valor do INSS, bem como ISS e/ou ICMS.
Leia também I MEI: saiba como abrir uma microempresa individual
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro além das probabilidades de o consumidor honrar suas contas. Ao considerar abrir uma empresa, é necessário estar com as finanças em dia e ter um Serasa Score alto. Quanto maior a pontuação, maiores as chances de conseguir crédito.
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 6 de setembro de 20245 minutos de leitura