Entenda o golpe do presente falso

O golpe do presente falso pode aplicar cobrança indevida ou roubar de dados das vítimas. Entenda a fraude.

Entrega de loja de presentes elegante, serviço postal e compras on-line de luxo, caixa de encomendas com um laço na porta de uma casa no campo

Publicado em: 14 de agosto de 2023.

Autora: Marlise Brenol


O golpe do presente falso é uma tática criminosa em que fraudadores se passam por entregadores de encomendas com objetivo de enganar as vítimas e obter dados bancários, aplicar cobranças indevidas ou mesmo roubar informações financeiras. O golpe do presente acontece quando a pessoa recebe um aviso de entrega, desce e o entregador cobra uma taxa ou solicita o preenchimento de cadastros para deixar o presente.

Como ocorre o golpe do presente

Na abordagem inicial, o golpista se aproxima da vítima como se fosse um entregador de encomendas. Esse tipo de tática é mais recorrente em datas comemorativas como aniversários, Dia dos Namorados, Dia do Amigo ou Dia das Mães. Ao acionar a vítima pela portaria ou pelo porteiro eletrônico, o entregador avisa sobre a chegada de um presente surpresa.

A vítima responde ao chamado e é comunicada sobre uma taxa para liberar o presente. O criminoso solicita à vítima o pagamento de um valor de entrega como requisito para a obtenção do presente, mas é apenas um pretexto para realizar uma cobrança indevida. A taxa costuma ser baixa, mas nem sempre a máquina de pagamento cobra o valor verbalizado pelo entregador e o dano financeiro acaba sendo maior. 

Após a vítima realizar a transação para pagar o suposto valor de entrega, ela percebe ter sido cobrada indevidamente com um valor muito superior ao informado inicialmente pelo golpista.

A vítima não desconfia porque os golpistas usam técnicas de convencimento e engenharia social para fazer com que a vítima acredite que está recebendo um presente genuíno. A conversa é leve e bem articulada, o que pode fazer a vítima confiar.

Outro caminho é o golpe do presente falso online. Nesse caso, os golpistas entram em contato com a vítima por meio de mensagens em redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, comunicam sobre um presente a ser recebido, mas exigem o pagamento de uma taxa de entrega para prosseguir. Durante a conversa com a vítima, os criminosos solicitam o pagamento da taxa de entrega via Pix ou link de pagamento. Após receber o dinheiro, o golpista bloqueia o contato e desaparece.

Leia também I Saiba como identificar o golpe do bilhete premiado

Leia também I Golpe do Pix: conheça os tipos e previna-se

Assista I Como o Serasa Premium protege os seus dados


Como se prevenir e não cair no golpe do presente falso

Para evitar ser vítima do golpe do presente falso, a atitude preventiva é sempre a melhor escolha. Desconfie de abordagens atípicas, com solicitação de informações pessoais para confirmações, dados financeiros ou pagamentos de taxas.

  • ●      Desconfie de taxas de entrega de presente: quando alguém oferecer um presente inesperado, não aceite de imediato se houver qualquer solicitação de pagamento relacionada a ele. Confira a origem e entenda o porquê da cobrança.
  • ●      Confirme o remetente do presente: em caso de dúvida, entre em contato com a pessoa que supostamente enviou o presente para confirmar a surpresa. Se a loja se negar a fornecer essa informação, é um indício de golpe.
  • ●      Verifique as informações de pagamento: antes de efetuar qualquer pagamento, confirme as informações apresentadas na maquininha de cartão ou na tela de pagamento do Pix. Se algo parecer suspeito ou a tela não estiver bem visível, não finalize a transação.
  • ●      Confirme as informações do lojista antes do Pix: verifique se as informações de pagamento do Pix coincidem com as da loja. Caso receba contato de uma pessoa jurídica, mas o Pix direcione para uma pessoa física, desconfie.
  • ●      Verifique o contato: ao receber mensagens ou telefonemas de supostas lojas de presentes, busque o contato oficial da empresa nos canais de atendimento. Confira também se a empresa tem selo de verificação nas redes sociais ou WhatsApp.

Como monitorar dados pessoais com a Serasa

Além de desconfiar de mudanças no padrão de serviço de entrega de encomendas, mesmo em caso de presente surpresa, é importante também estar consciente das práticas de segurança digital. Trocar senha com frequência, instalar antivírus e monitorar o CPF e CNPJ são algumas das medidas para se proteger de golpes.

Além disso, o Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.